Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Porque diversificar meios de cobrança da sua empresa

Por Galax PayPublicado em

Para aumentar a eficiência de ações de marketing e vendas, existem elementos que envolvem o setor financeiro mas que, por vezes, são ignorados pelas empresas.

O modo como as pessoas conseguem pagar por aquilo que compram, as formas de pagamento e as condições de negociação são essenciais para definir uma decisão positiva de compra.

Por isso, diversificar os meios de cobrança é uma solução essencial para que empresas expandam sua capacidade de venda e faturamento. É sobre isso que falaremos neste post.

O que são meios de cobrança?

Meios de cobrança são as formas de pagamento que as empresas disponibilizam para seus clientes diante de uma compra. Preocupar-se com esses meios de pagamento é essencial para garantir que a empresa tenha bons resultados financeiros.

Entre os meios de cobrança mais comuns, estão as maquininhas de cartão, presente em estabelecimentos comerciais. No entanto, as maquininhas não podem ser utilizadas para vendas online ou recorrentes.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A alternativa, nesses casos, é recorrer a serviços online de pagamento como Mercado Pago ou PicPay. No entanto, as taxas envolvidas no custo desses serviços são altas tanto para vendedores como compradores.

Os principais meios de pagamento e seus benefícios

Para garantir que os meios de pagamento sejam benéficos para a saúde da empresa é preciso conhecer profundamente todos os custos envolvidos.

Afinal, ao realizar pequenas vendas através de certos meios, a empresa pode acabar pagando mais taxas do que recebendo um lucro real.

Embora as soluções de pagamento estejam em expansão, os meios tradicionais ainda se destacam. Confira, a seguir, três das formas de pagamento mais comuns no Brasil:

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, perdendo apenas para o Pix. Isso porque, com o cartão, há uma facilidade especial nas compras, especialmente no que diz respeito ao parcelamento de dívidas maiores.

Além disso, o caráter imediato da aprovação de uma compra online também torna esse meio bastante atrativo, bem como os programas de milhas, descontos e vantagens que as operadoras costumam oferecer.

Boleto bancário

O boleto bancário é o patinho feito dos meios de pagamento. Isso porque muitas pessoas declaram a falência desse método, mas os números mostram exatamente o oposto: o boleto está longe de acabar, e seu uso continua contínuo mesmo com o crescimento do cartão e do Pix.

Utilizar boleto como meio de pagamento é uma forma de garantir que mesmo aqueles clientes que não têm cartão de crédito possam comprar na empresa.

Pix

Por fim, destacamos o Pix, a mais nova forma de pagamento disponibilizada pelo Banco Central do Brasil. Esse meio de pagamento destaca-se pela facilidade de uso e velocidade não apenas do pagamento, mas também do recebimento.

Seja através de uma chave Pix, Pix QR Code ou Pix copia e cola, as pessoas podem realizar pagamentos com facilidade. Para pagamentos online, uma característica positiva desse meio é que a confirmação do pagamento é realizada imediatamente.

Vantagens de diversificar meios de cobrança

Diversificar meios de cobrança e formas de pagamento é, portanto, uma boa ideia para garantir que o máximo de pessoas terá condições de realizar a compra.

Negócios que investem em apenas um ou outro método, acabam perdendo clientes que, naquele momento específico, não têm disponível o meio aceito.

Podemos destacar, ainda, uma série de vantagens na diversificação de meios de cobrança. Dentre os quais:

Diminuição da inadimplência

Nem toda dívida é proposital. A maioria das pessoas que se endividam o fazem porque não tem dinheiro para aquele momento específico ou, então, estão com problemas no método de pagamento escolhido.

É o caso, por exemplo, da assinatura de serviços online onde o cartão de crédito é negado durante a renovação. Se a empresa aceitar apenas esse método, a inadimplência vai crescer. No entanto, se for disponibilizado para o cliente a possibilidade de pagar no Pix ou no boleto, a possibilidade de quitação da dívida é maior.

Aumento da conversão

Quando há mais opções de pagamento no momento da compra também ocorre um favorecimento do aumento da conversão.

Imagine que um cliente está interessado em comprar um determinado produto online, no entanto, quando vai pagar, só há a opção de pagamento via Pix.

Mas ocorreu que, naquele momento, ele não tinha dinheiro em conta e, portanto, não podia fazer o Pix. Se houvesse a opção de cartão de crédito, este seria passado e a compra realizada.

No primeiro cenário, sem opções, a taxa de conversão cai. No segundo cenário, com cartão de crédito, a taxa sobe.

Renovação automática

Para serviços recorrentes ou que dependem de assinatura, a renovação automática é essencial. Ao diversificar meios de pagamento, será possível também disponibilizar a opção de renovação automática no cartão de crédito, aumentando as taxas de renovação.

Como diversificar meios de cobrança

Para diversificar os meios de cobrança e formas de pagamento, o ideal é encontrar uma plataforma online de pagamento, que conte com recursos que ajudem na gestão financeira de uma empresa.

Dentre esses recursos, destacamos funções como automatização de cobranças, aceitação de diversos métodos de pagamento, gestão de clientes, contrato digital, notificações personalizadas, links de pagamento, etc.

Galax Pay é a plataforma online de pagamento que mais tem chamado atenção das empresas justamente por contar com as funções acima.

Conclusão

Neste post, refletimos sobre a diversificação de meios de cobrança e formas de pagamento, conhecendo os três principais métodos utilizados no Brasil, sendo eles o cartão de crédito, boleto bancário e Pix.

Vimos, também, as vantagens de diversificar os meios de cobrança. Essas vantagens são as descritas a seguir:

  • Diminuição da inadimplência;
  • Aumento da conversão;
  • Renovação automática.

Para diversificar os meios de pagamento da sua empresa, conte com Galax Pay. Atualize as formas de pagamento da sua empresa. Conheça Galax Pay e confira todas as soluções disponíveis.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Galax Pay

O sistema de pagamento recorrente Galax Pay pode ser integrado com todo sistema gerencial através de uma API, o que permite acesso a todos os dados financeiros em um único lugar. Com o uso do sistema todas as informações podem ser acessadas do mesmo lugar, além das cobranças serem automatizadas, facilitando o dia a dia, e tornando a gestão mais simples. Outro diferencial do sistema é a possibilidade da empresa criar um sistema de e-commerce de planos de assinatura em menos de 5 minutos. Ao longo de quatro anos de atividades, a startup conquistou mais de dois mil clientes que tiveram uma diminuição significativa no número de devedores das empresas.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Descubra como ganhar dinheiro no YouTube em 2022 (guia completo)

Qual o CNPJ do Banco Pan?

Porque diversificar meios de cobrança da sua empresa

Descubra o poder de uma boa primeira impressão para impulsionar seus negócios

Otimize a rotina do seu financeiro com uma plataforma de pagamentos

Utilizar a Braip é seguro?

Marcação a mercado: como ganhar dinheiro com o Tesouro Direto

Comprovante de renda para autônomo, como emitir?