Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Portabilidade: como transferir o salário de um banco para outro

Por Luma HolandaPublicado em

Você sabe como fazer a portabilidade da sua conta-salário para o seu banco de preferência? Criada por meio da resolução 3.402, em 2006, pelo Banco Central, a portabilidade de salário ainda gera muitas dúvidas entre os trabalhadores. Portanto, criamos este artigo para responder todas as suas perguntas. Confira:

portabilidade como transferir salário de um banco para outro

Conta-salário

A maior parte das empresas possuem um contrato de folha de pagamento com uma instituição financeira. Sendo assim, a empresa pagadora abre uma conta-salário no nome do funcionário para que ele receba o seu pagamento através dela. Entretanto, se este funcionário já possui uma conta em outra instituição, não é obrigatório que mude para o banco que o empregador escolheu.

Funcionários de instituições públicas ou empresas privadas podem, e devem, escolher em qual instituição financeira irão manter uma conta bancária e, com a portabilidade de salário, isso se torna possível e viável, garantindo economia com tarifas e taxas de transferências.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como funciona a portabilidade?

A portabilidade permite que o pagamento do salário do beneficiário seja transferido automaticamente para outra conta bancária, conta de pagamento ou conta digital. Ou seja, ao aderir a portabilidade, você tem o seu salário transferido de uma conta para a outra, sem qualquer custo.

Portanto, se você deseja transferir automaticamente o seu pagamento da sua conta-salário para o seu banco, basta comparecer a sua agência ou fazer a solicitação online, caso o seu banco aceite o pedido por site ou App.

Vale lembrar que o responsável por todo esse procedimento de portabilidade é o banco que você optou por receber o seu salário via portabilidade, e não a instituição escolhida pelo empregador na folha de pagamento.

A partir da data de recebimento do pedido de portabilidade, a instituição tem um prazo máximo de 10 dias úteis para alterar os seus dados. Desta forma, o seu próximo salário deverá cair na sua conta-salário e ser transferido automaticamente para a conta solicitada em até 12 horas.

É fundamental que as contas possuam a mesma titularidade, ou seja, você não pode fazer a portabilidade para a conta de outra pessoa.

Descomplicamos?

Após ler o nosso artigo ainda restou alguma pergunta sobre portabilidade de salário? Comenta aqui, neste artigo, qual é a sua dúvida e nós te ajudamos.

Esperamos ter descomplicado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio

Nubank finalmente chega ao Apple Pay: veja como cadastrar e utilizar

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Como ser um motorista de aplicativo 5 estrelas?

E-commerce: 6 erros mais comuns ao vender pelas redes sociais