Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Portabilidade de crédito: o que é e como utilizar?

Por Janaína TavaresPublicado em

Você já pensou em fazer portabilidade de crédito ou passou por alguma situação em que precisasse desse recurso? Ele serve basicamente para transferir alguns tipos de transações de uma instituição financeira para outra, seja o cliente pessoa física ou pessoa jurídica. Saiba mais sobre essa ferramenta, logo a seguir:

O que você procura?

Vale a pena ter portabilidade de crédito?

Sim, principalmente se o motivo central é o de transferir empréstimos e financiamentos de uma instituição para a outra, quando o foco é obter menores custos. A portabilidade de crédito também é válida quando o seu objetivo é o de enviar a dívida para outro banco e, dessa forma, reduzir a taxa de juros.

Porém, nenhum banco ou financeira são obrigados a fornecer a portabilidade de crédito. Sendo assim, a transferência pode ser considerada voluntária e ela só acontece se você conseguir encontrar uma instituição que esteja interessada em fazer isso.

Faça a portabilidade

Siga o passo a passo e veja como utilizar esse recurso de uma maneira bem prática:

  • Tenha consigo o valor total da dívida do seu empréstimo, financiamento ou arrendamento mercantil atual;
  • Procure por instituições financeiras que possam estar interessadas em receber a sua dívida. Além disso, é necessário oferecer o crédito pela portabilidade e anotar todas as condições e custos para comparar o Custo Efetivo Total (CET);
  • É importante que você tenha o hábito de negociar com sua instituição financeira atual melhores condições de crédito, ou seja, menores custos em relação aos concorrentes;
  • Se isso não for possível, opte pelo banco que disponibilizou a melhor oportunidade para você. Adiante, informe o valor da dívida, o número do contrato e demais dados;
  • Depois disso, chegou a hora de pagar em dia suas parcelas. Vale lembrar que todo o procedimento de transferência é realizado pelos bancos envolvidos. Portanto, a regra é que o novo crédito/dívida não pode ser superior ao que você estava devendo anteriormente. 

Lembre-se que estamos aqui para tornar sua relação com os assuntos financeiros cada vez mais descomplicada. Por isso, que tal investir na leitura dos seguintes artigos?

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

NFC no celular: pagamento, compartilhamento e muito mais

Valor mínimo para empréstimo: veja a quantia básica de cada banco

Como Declarar a Poupança no Imposto de Renda?

Como a inclusão financeira pode ser propagada no Brasil?

PIS/Pasep 2023: Confira o Calendário e Quem Tem Direito

Consulte o Garantia-Safra pelo seu CPF: Saiba Como Fazer

Feirão de Veículos do Banco PAN com a Mobiauto: Como Aproveitar?

Salário Mínimo 2023 sobe de R$ 1.302 para R$ 1.320; Confira