Poupança digital do Bolsa Família: conheça e saiba como usá-la
Se você é um beneficiário do Bolsa Família, é importante saber que, a partir de agora, será possível receber os valores desse benefício diretamente pela poupança social digital da Caixa Econômica Federal.

Esta novidade já está sendo válida desde dezembro desse ano. Além disso, todas as poupanças sociais digitais estão sendo criadas de forma automática, fora que elas podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa TEM (Android e iOS).
Quer saber mais detalhes a respeito desse assunto? Basta acompanhar a leitura do nosso artigo até o final para você entender como usar esse tipo de conta na prática.
O que você procura?
Como está sendo aberta a poupança digital do Bolsa Família?
A abertura das poupanças digitais estão sendo feitas de forma gradual. Portanto, em dezembro estão sendo criadas contas para quem tem o Número de Identificação Social (NIS) com finais nove ou zero. Já nos próximos meses, a abertura de contas deverá seguir o cronograma, logo abaixo:
Janeiro | Beneficiários com NIS finais seis, sete e oito. |
Fevereiro | Beneficiários com NIS finais três, quatro e cinco. |
Março | Beneficiários com NIS finais um e dois, além de outros grupos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua). |
Aprenda a usar poupança digital do Bolsa Família
A conta poupança social digital da Caixa é um tipo de poupança que não cobra tarifas de manutenção do cliente.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Ela conta com um limite mensal de movimentação de R$ 5 mil e só pode ser usada por meio do aplicativo Caixa TEM.
É importante deixar claro que você ainda poderá sacar o benefício usando o Cartão Bolsa Família ou o Cartão Cidadão.
Como movimentar a poupança digital do Bolsa Família?
Com esse tipo de conta, você consegue movimentar o dinheiro sem a necessidade de realizar o saque integral das parcelas, podendo usar o cartão do Programa Bolsa Família ou o Cartão Cidadão.
Vale ressaltar que o beneficiário pode movimentar a conta para fazer compras com o cartão de débito virtual ou QR Code, assim como para pagar contas básicas e boleto pelo aplicativo ou nas casas lotéricas.
Saiba como usar o cartão de débito virtual da poupança digital
- Instale o aplicativo Caixa TEM em seu celular;
- Vá até a opção "Cartão de Débito Virtual";
- Insira sua senha do Caixa TEM;
- Logo em seguida, irão aparecer na tela do App os seus dados e os do cartão;
- Clique na opção "Gerar";
- Pronto! Agora, você poderá usar os dados gerados para fazer o pagamento desejado;
- Não se esqueça que o código só será válido por tempo limitado e apenas para uma compra.
Importante: você não precisa criar uma nova senha para utilizar a poupança social digital. Isso porque é possível usar a mesma senha do cartão social que você tem.
Conteúdos que você precisa conhecer
Fique com a gente a aproveite esse momento para ler outros artigos da Foregon:
- Bolsa Família: o décimo terceiro será pago em 2020?;
- Consulta Pública Bolsa Família: passo a passo;
- Bolsa Família: quem pode participar e quais são os benefícios?.
Descomplicamos?
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário