Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Poupança: por que investir nela não é uma boa opção?

Por Sabrina VansellaPublicado em

A poupança continua sendo a escolha de investimento favorita dos brasileiros. A sua facilidade, alinhada com a falta de conhecimento sobre outros ganhos financeiros aumenta a popularidade da caderneta. No entanto, apesar de seus benefícios, é preciso ficar atento às suas desvantagens, que não superam os seus pontos positivos.

Por que investir na poupança não é uma boa opção?

Apesar de não ser um segredo que a poupança não é o melhor investimento a ser feito, muitas pessoas não entendem quais são os pontos negativos ao investir na caderneta. 

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, confira os principais motivos que mostram porque investir na poupança não é uma boa opção:

Baixa rentabilidade

Essa é a principal desvantagem de investir na poupança. Ela continua entre as opções de investimentos que pior remuneram as pessoas, mesmo com a ação dos juros na quantia poupada. 

Por isso, é preciso ficar atento e entender que apesar dos baixos riscos, deixar o seu dinheiro parado também traz consequências.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Não varia em nenhum banco

Agora com o Open Banking, a expectativa é de que as instituições financeiras ofereçam boas condições de produtos e serviços financeiros aos clientes. Entretanto, esse movimento não tem como acontecer com a caderneta.

A rentabilidade da poupança é definida a cada 45 dias na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM). Em outras palavras, todos os bancos oferecem o mesmo rendimento da caderneta.

Perde para a inflação

Para que o rendimento realmente tenha algum valor, é importante que ele não perca para a inflação. O que significa que os rendimentos devem acompanhar o valor da moeda.

Em alguns cenários, os rendimentos da caderneta são menores que a inflação. Ou seja, você pode acabar sendo prejudicado no seu poder de compra.

Por exemplo: os R$ 100 reais que foram colocados na caderneta quatro anos atrás, hoje não tem o mesmo valor de compra daquele período. Essa desvalorização pode acontecer ao deixar seu dinheiro na poupança.

Não têm rendimento diário

Diferente de alguns investimentos de liquidez diária, a poupança só tem a incidência de juros sobre o dinheiro aplicado após um mês. Caso o resgate aconteça antes de completar os 30 dias, você não receberá nada.

Existem outras opções melhores

Atualmente existem outras opções de investimentos que trazem rendimentos e ainda estão alinhados à segurança.

Geralmente, a maioria dos brasileiros não estão habituados a terem conhecimentos sobre educação financeira e, por isso não conhecem outras opções melhores.

Os investimentos de Renda Fixa são os mais vantajosos para quem busca menores riscos, principalmente os oferecidos pelo Tesouro Direto. Essa plataforma reúne os títulos oferecidos pelo Governo Federal e são considerados os mais seguros do país.

Descomplicamos?

Caso tenha restado alguma dúvida sobre este assunto, você pode enviar sua pergunta aqui pra gente que vamos te ajudar. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça as principais corretoras de valores para 2022

É possível viver de rendimentos com R$ 1 milhão?

Selic: quais são os melhores investimentos de acordo com a taxa básica de juros?

ETF: saiba tudo sobre esse tipo de investimento

Saiba onde você pode investir e ganhar 200% do CDI

Quais são os melhores investimentos para 2022?

Poupança: por que investir nela não é uma boa opção?

Tudo o que você precisa saber sobre como investir em ações