Foregon.comConteúdos

Principais modalidades de portabilidade de crédito

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

A portabilidade de crédito é conhecida como uma operação que garante o direito do consumidor brasileiro em ter acesso a condições mais justas, já que muitas vezes ele paga altos valores em algumas linhas de crédito por falta de informação. Para entender mais sobre esse assunto, acompanhe a leitura do artigo:

Entenda a portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito foi criada em 2013 pelo Banco Central do Brasil. Em linhas gerais, sua finalidade é a de ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Na prática, isso funciona da seguinte maneira:

  • Exemplo: as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência. Dessa forma, você tem a opção de transferir a dívida para outra instituição financeira. Assim, as mesmas taxas podem ser reduzidas e até melhorar as condições de pagamento do seu empréstimo atual.

É uma possibilidade de gerar competitividade entre os bancos e melhorar as propostas para os consumidores. Portanto, o cliente consegue transitar entre as instituições que disponibilizam maiores vantagens para o bolso de cada um.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Modalidades disponíveis

Entenda melhor quais são as modalidades de portabilidade de crédito que existem no mercado:

Crédito Consignado

Esta opção pode ser requerida para o seguinte público: aposentados, pensionistas, funcionários públicos e privados. Já para contar com a ajuda deste benefício, é preciso que o novo agente financeiro escolhido tenha um convênio com a entidade pela qual você recebe o benefício ou salário.

Crédito imobiliário

Por outro lado, a operação implica que a nova instituição financeira pague a dívida perante o antigo banco, além de oferecer outras condições para financiar o que resta. Vale lembrar que também é importante verificar a relação de todos os custos envolvidos como as taxas de avaliação do imóvel, custo das documentações, dentre outros.

Crédito Salário

Por fim, existe o crédito salário que possibilita uma oportunidade aos funcionários de empresas públicas ou privadas ao escolher o banco em que desejam receber seu salário. Essa transferência de recursos é automática, sendo que ela pode ocorrer pelo período que o cliente desejar e não tem nenhum custo.

Como solicitar?

Você analisou e percebeu que precisa fazer uma portabilidade de crédito? Para solicitar esse tipo de serviço, é necessário entrar em contato com o banco em que você possui uma dívida pendente e pedir o extrato com o saldo devedor para quitação antecipada da mesma. 

Assim que tiver acesso a essas informações, você já pode solicitar o crédito para a quitação da dívida em novo agente financeiro. Depois que o crédito for aprovado, o agente financeiro escolhido irá realizar o pagamento do débito e assume este novo crédito.

É importante saber que a instituição financeira deve fornecer todas as informações no prazo obrigatório, que é de um dia útil. Se ela não cumprir com essa demanda, você pode registrar uma reclamação na Ouvidoria do banco ou também no Banco Central do Brasil.

Ficou com alguma dúvida sobre a portabilidade de crédito? Fale aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    SafraWallet: conheça as vantagens

  • Dicas financeiras

    O que é o Radar Pessoal?

  • Dicas financeiras

    Qual o prazo para sacar o FGTS após demissão?

  • Dicas financeiras

    Como parcelar boleto com cartão de crédito?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras