Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Principais tipos de seguros para empresas

Por Genebra SegurosPublicado em

A contratação de um seguro empresarial deve estar no planejamento de uma empresa. Afinal, prevenir contra incidentes é fundamental e o seguro empresarial está na categoria de seguros que oferecem abrangência para empresas de pequeno, médio e grande porte com diferentes coberturas e particularidades, que visam atender as necessidades de cada negócio.

Empresas também estão sujeitas a acidentes e imprevistos que podem gerar prejuízos ou gastos que dificilmente estão previstos no orçamento. Da mesma forma como acontece em outras modalidades, o seguro para empresas oferece diferenciais que atendem às necessidades de cada negócio.

Existem vários serviços disponíveis, desde proteção para o patrimônio da empresa até pacotes de seguros para funcionários.

Apesar de sua importância, ainda poucos empreendedores – principalmente pequenos – costumam olhar para o seguro como um investimento que deve constar em seu planejamento orçamentário.

Quais os tipos de seguro empresarial?

Pode-se dizer que os principais seguros empresariais estão relacionados ao patrimônio da empresa: aqueles contra incêndios, desastres, roubos e as coberturas de danos a terceiros. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Algumas companhias oferecem seguro empresarial focado no tipo de negócio. Então, existem seguros específicos para academias, restaurantes, escolas, clínicas, hotéis e pousadas, centros de vendas etc. Dessa forma, o empreendedor pode escolher o produto disponível no mercado que melhor se encaixe na atividade exercida.

Seguro patrimonial

É um dos seguros para empresas mais conhecidos, e, como o nome indica, oferece proteção contra danos ao patrimônio. Ou seja, a apólice deste seguro pode cobrir todos os itens de valor que compõem o capital da empresa, desde imóveis, bens materiais e equipamentos até estoque de mercadorias, produtos e matérias-primas. É possível contratar as coberturas de maneira individual ou coletiva. 

Neste seguro, o empresário pode ter cobertura de proteção contra incêndio e desastres naturais, que garante a proteção contra situações de tempestades, tornados, chuvas de granizo, deslizamentos de terra e inundações.

Seguro D&O (Directors & Officers)

É um tipo de seguro bem específico direcionado aos executivos e administradores de empresas que possuem grandes responsabilidades na gestão e que podem ser responsabilizados por seus atos.

Seguro E&O

Essa modalidade tem como foco indenizar o segurado (pessoa física-profissional autônomo ou jurídica) por perdas e danos resultantes de reclamações propostas por terceiros decorrentes de atos profissionais culposos praticados durante a vigência da apólice ou em período anterior. 

Seguro para empresas de Responsabilidade Civil

Protege o patrimônio da empresa segurada contra riscos de danos corporais ou materiais causados a terceiros, que sejam de sua responsabilidade, desde que involuntários. Um cliente que se acidenta dentro da loja, por exemplo.   

Seguro para estagiários

O objetivo desse produto é garantir o estagiário contra os acidentes pessoais durante o período do seu estágio. Esse seguro garante ao estagiário cobertura 24 horas por dia.

Seguro saúde empresarial

Esse seguro é contratado por empresas, associações ou sindicatos para oferecer assistência médica ou odontológica aos colaboradores (e, às vezes, aos dependentes). 

Seguro de vida empresarial

Benefício contratado em grupo e que tem como objetivo assegurar proteção financeira aos colaboradores, sócios e seus beneficiários.

Seguro para frota

É um seguro de automóvel para diversos veículos (frota da empresa).

Seguro de Riscos Cibernéticos

Vivemos em um momento altamente tecnológico. Empresas armazenam dados e precisam estar protegidas contra ataques virtuais. Já houve notícia de grandes empresas que sofreram ataque cibernético com tentativa de invasão em seus sistemas. A apólice do seguro cibernético protege as empresas de perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da empresa.

Seguro contra roubos: modalidade indicada para comércios que ficam expostos na rua. É o seguro que pode servir de suporte para o negócio no caso de diferentes roubos e furtos, além de conceder proteção para todo o patrimônio físico e assistência financeira no caso de prejuízos.

Seguro de Crédito

Uma modalidade que ganhou destaque no Brasil nos últimos anos, o seguro de crédito protege empresas que comercializam bens e serviços a prazo do risco de não pagamento por parte dos compradores. É uma proteção para as empresas caso seus clientes não paguem pela transação comercial. Se o empresário sofrer inadimplência, estará protegido.

Vantagens do seguro empresarial

Uma das principais vantagens de ter um seguro empresarial para o negócio é a tranquilidade para lidar com imprevistos. Caso aconteça um incidente, basta acionar a seguradora e prosseguir com o protocolo, sem muitas dores de cabeça.

Além das garantias disponibilizadas pela apólice, a empresa pode contar com mais praticidade e estabilidade ao lidar com imprevistos já que terá à disposição flexibilidade e variedade de serviços que são ofertados pela seguradora. Ao contratar o seguro, todas as empresas podem receber assistência profissional, independentemente da sua dimensão.

Diversas seguradoras oferecem mais do que apenas a cobertura da apólice, disponibilizando serviços como chaveiros, eletricistas, vidraceiros, encanador, reparos de internet e telefonia, e reparos em ar-condicionado. Uma apólice de seguro empresarial pode assegurar a longevidade do negócio, mesmo após dificuldades.

Como o seguro pode contribuir para o planejamento financeiro de uma empresa?

Um dos pontos mais importantes de qualquer planejamento financeiro é estar atento aos possíveis riscos envolvidos na operação da empresa, independentemente do seu segmento de atuação.

Ter o apoio de um seguro é fundamental para mitigar riscos e minimizar eventuais prejuízos em caso de algum incidente inesperado, deixando os administradores da empresa liberados para focar no negócio.

A contratação de seguro para empresa deve fazer parte do planejamento. A Genebra Corretora de Seguros pode ajudar na análise e, também, no gerenciamento de todas as proteções que podem contribuir para o bom desenvolvimento do seu negócio.

Como foi explicado, existem seguros para empresas de qualquer segmento e tamanho. Riscos fazem parte do negócio, mas alguns são desnecessários.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Genebra Seguros

A Genebra é uma corretora de seguros que oferece a conveniência do acesso a seguros através de canais digitais aliada à segurança e ao atendimento humano que apenas uma corretora de seguros tradicional pode oferecer.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber

O que é INSS? Guia completo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

App Itaucard: como baixar o aplicativo do banco no seu celular