Foregon.comConteúdos

Projeto de casa: decida a melhor opção para você

Por Claudia BorgesPublicado em
Compartilhe

Um dos maiores objetivos dos brasileiros é ter a casa própria. E na hora de escolher como deve ser o lar dos sonhos muitos optam por construir do zero, e assim podem escolher cada detalhe do projeto de casa nova. E aí entra outra dúvida: o que é melhor? Comprar um projeto pronto ou fazer personalizado? Continue lendo que vamos falar sobre as duas opções. 

Diferenças entre comprar um projeto de casa pronto ou personalizado

Mesmo que você construa uma casa do zero, o que vai garantir que o seu lar fique com a sua cara é o projeto, que é feito por um arquiteto. Você pode achar ele na internet, já pronto e em muitos casos, até sem custos. Ou você pode desenhar todos os cômodos da forma que preferir fazendo uma planta 100% personalizada, também com o arquiteto. 

Comprar o projeto pronto ou usar um que esteja disponível de forma gratuita na internet pode ser mais barato a princípio, mas talvez todas as modificações posivelmente necessárias para se adaptarem às suas necessidades e estilo de vida acabam deixando o custo mais elevado do que se tivesse feito de forma personalizada desde o começo

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Um ponto importante é que, mesmo em projetos não personalizados, você pode escolher os acabamentos, o design e até fazer pequenas alterações na casa, como tomadas, por exemplo. Porém existem algumas limitações que não podem ser superadas. 

Já personalizar seu projeto te dará muito mais opções, podendo utilizar o terreno de forma mais completa, pois o arquiteto levará em consideração a geografia do lote, pontos de iluminação e ventilação. Mas lembre-se que personalizar o projeto consumirá mais do seu tempo, pois cada detalhe tem que ser pensado e analisado de acordo com suas necessidades. 

Onde encontrar projetos de casa prontos

Você pode procurar um arquiteto de sua confiança e provavelmente ele já terá alguns projetos prontos, ou pode procurar por sites que ofereçam o serviço. Os valores em sites especializados variam de acordo com o tamanho e configuração da planta escolhida.

Em regra, ao comprar o projeto de casa pelo valor inicial, você receberá apenas o projeto arquitetônico e o registro dos arquitetos responsáveis, mas também é possível acrescentar a sua compra o projeto elétrico, hidrossanitário e o orçamento estimado da obra, por um valor adicional. 

Qual opção é a melhor?

Essa é uma questão que somente você poderá responder. Leve em consideração todos seus desejos e necessidades para o seu projeto de casa, e pense em quanto tempo em dinheiro você quer e pode dispensar para essa empreitada. 

Lembre-se que essa decisão é apenas a primeira de muitas que você deverá tomar durante o processo, por isso pense bem para não se arrepender com o tempo. 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais? Vamos deixar mais alguns que podem te interessar. 

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras