Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Prosperidade financeira: você precisa conhecer!

Por Leonardo JacominiPublicado em

Você sabia que existem pessoas que vivem bem e outras mal, recebendo o mesmo salário? A diferença delas é a prosperidade financeira. Já ouviu falar no assunto? Se ainda não, essa é a hora certa!

Quem quer ficar de bem com o dinheiro e não viver mais no aperto diário das contas, precisa saber desse tema.

Prosperidade financeira, nada mais é do que ficar de bem com as suas finanças. É criar um equilíbrio entre tudo que envolve o seus ganhos e gastos. Não é sobre viver trabalhando e pagando contas, totalmente ao contrário.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Equilíbrio faz bem para tudo. Nossa vida pessoal, profissional, etc. Então, as finanças devem acompanhar este ritmo.

Antes de te apresentar alguns meios de chegar à prosperidade financeira, quero te fazer uma pergunta. Alguma vez na sua vida, as contas já te atrapalharam? Te deixaram triste ou sem saber o que fazer? Se sim, isso não é nada bom, ainda mais se acontece com frequência.

O que eu quero te contar com esse post, é que existem meios para que você mude de vida, já que o dinheiro é tão importante para vivermos bem. Esqueça aquela linguagem financeira ou tarefas difíceis, aqui vamos falar de gente pra gente, na realidade mesmo!

Porque tenho que ter prosperidade financeira?

Talvez você se perguntou porque deve ter prosperidade financeira. Será que é bom mesmo praticar? Vai mudar algo de verdade na sua vida? 

Olha, se você quiser ter uma vida equilibrada financeiramente e dar um fim no aperto que acontece todos os meses, garanto que vale a pena.

Para que dê tudo certo e você realmente consiga chegar a uma prosperidade, tem duas palavras-chave importantes: disciplina e organização. Essas palavras vão ser determinantes no processo.

Como começar o plano de prosperidade financeira?

Primeiro, você deve ter em mente que, ter dinheiro é bom. Não falo sobre ter muito dinheiro. Me refiro a uma quantia que você viva bem e realize seus objetivos.

Quem não coloca em prática o mantra de que ter dinheiro é bom, não consegue desenvolver a educação financeira necessária para poupar. O desejo de gastar, sempre vai ser maior do que guardar. Por isso, goste de ter dinheiro, mas de verdade!

Lembra que uma das palavras-chave é organização? Então, para um dia ter prosperidade financeira, é preciso além de se organizar, planejar também.

É um momento muito importante e o ponta-pé inicial. É necessário parar um tempo para colocar tudo em ordem e se conhecer também – financeiramente. A maioria das pessoas, não faz uma conta básica entre ganhos e gastos.

Então já sabe né. Se sabe montar uma planilha no computador, ótimo. Caso contrário, o papel mesmo já serve. O importante é que você saiba mês a mês o quanto você ganha e gasta. Só assim, vai ser possível cortar gastos desnecessários do seu orçamento.

Para facilitar a sua vida, deixei aqui dois posts sobre organização e planejamento financeiro. Depois que acabar de ler este texto, volte nesses posts para aprender a montar um plano e não se perder mais com as contas.

Disciplina

A disciplina é o que vai te mover a continuar no plano de chegar à prosperidade financeira. Se você não pegar o hábito de todo dia ou semana conferir como andam suas finanças, seus registros, você vai se perder.

Não confie na cabeça quando se trata de dinheiro e organização. Tudo deve ser controlado, seja na ponta do lápis ou no celular.

A disciplina também se aplica em ações do seu dia a dia. Desde escolher um produto mais barato até cortar gastos tóxicos dentro de casa, aqueles que levam seu dinheiro embora e você nem sabe como.

Leia sobre o assunto

Não deixe de acompanhar dicas sobre educação financeira e como lidar melhor com o dinheiro. Gratuitamente pela internet, você consegue ficar por dentro do tema e conhecer muitas dicas.

Assim acontece aqui, no nosso blog do Foregon Edu. Antes de fazer um conteúdo, pensamos em você, no seu dia a dia, em quem trabalha duro e não tem margem para errar com o dinheiro. 

Por isso, essa minha dica é essencial para você: coloque nosso blog aí nos seus favoritos, assine nosso canal para ficar bem informado. Você vai ver que vale a pena dedicar esse tempo lendo dicas.

Torne-se caro

Muitas pessoas, acham que melhorar a vida financeira é dependente de um aumento salarial. Claro que isso ajuda e muito. Mas, antes, é preciso saber lidar com o que você ganha agora, para que quando tenha um aumento, saiba aproveitar.

Mas, para quem almeja um aumento no salário, um passo importante para que isso aconteça, é se tornar um profissional mais caro para as empresas. Não entendeu?

Para que você se torne caro, é preciso ter mais conhecimento naquilo que você faz. Então, seu objetivo no começo da busca por um aumento, pode ser um curso, workshop, etc. tudo aquilo atrelado aos estudos.

Com mais experiência, você tem argumento para ganhar um aumento, já que domina o que faz.

Seja chato com o seu dinheiro

Não relaxe ou dê bobeira, leve em conta aquele ditado que dinheiro não aceita desaforo. Seja chato na hora de gastar, ainda mais na hora de emprestar.

Nem amigo, nem para parente. Emprestar dinheiro é muito sério, ainda mais para quem precisa economizar. Caso você tenha sobrando bastante aí, não tem problema, né?!

Na hora de gastar, seja bem mais chato, seja do tipo de pessoa que não quer que o dinheiro vá embora. Em alguns momentos nos descontrolamos, como na hora da fome, na saída com os amigos e naqueles momentos em que achamos desculpas para nos presenteamos.

Viva abaixo do que você ganha

Outro passo importante para que você consiga sua prosperidade financeira, é viver abaixo do que você ganha. Você é do tipo que faz suas contas com o rendimento bruto? E ainda calcula todos os gastos sobre o valor certinho?

Vá com calma e siga essa dica! Sempre coloque seu custo de vida e calcule seus gastos abaixo do que você ganha, abaixo do salário líquido. Essa é uma forma de evitar gastar mais do que tem e ainda economizar.

Coloque uma regra para poupar

Existem diversas regras super conhecidas usadas para separar os seus ganhos e ajudar a poupar. Assim como a regra 50-15-35.

Mas, antes de começar qualquer modelo pronto, precisamos entender como isso funciona e como ele pode servir para você.

As regras para poupar funcionam de uma forma simples. Basicamente, você precisa separar o seu orçamento em algumas porcentagens. Normalmente, os gastos essenciais (aqueles que são necessários para você viver), consomem 50%.

O restante, você mesmo pode definir uma porcentagem. Seja uma parte para dívidas e uma outra para lazer ou o que você mais precisa, até uma porcentagem para economizar.

Dessa forma, separando seus ganhos em porcentagens, é bem mais fácil controlar os gastos e não tirar dinheiro de outra coisa mais importante, alcançando assim a prosperidade financeira.

Fica essa tarefa para você, querido(a) leitor(a) e praticante da prosperidade financeira: na hora de se planejar, crie uma regra para poupar.

Sair do vermelho

Para ter uma prosperidade financeira, também é importante que você cuide das contas e dívidas que te acompanham. Fica bem difícil manter um equilíbrio, quando algo não está alinhado.

Então, se você está com problemas de saúde financeira, tente sair do vermelho. Negocie com quem você deve, troque sua dívida por uma mais barata ou tente economizar mensalmente para quitar o que você deve.

Eu sei que não é fácil, só quem tem o problema chamado dívidas é que sabe o peso. Mas, vou te falar a verdade, para alcançar a sua prosperidade o caminho é esse.

Deixei mais dicas de como sair do vermelho aqui, espero te ajudar! Depois de ler o texto, volte aqui para ler!

Rendas extras

Um ou dois salários para uma mãe e pai que cuidam de uma família, geralmente costumam apertar bastante no final do mês, quem dirá economizar. Nessa e muitas outras situações, um dos caminhos é procurar tipos de rendas extras.

Como a própria palavra sugere, as rendas extras, vêm daquilo que é feito fora do horário de serviço. E você pode fazer diversas coisas. Pense no que você é bom. Pode usar a internet e até seus finais de semana para isso.

Olha algumas dicas de rendas extras:

  • Cozinhar (fazer marmitas especiais aos finais de semana)
  • Fazer o que sabe (consertar computadores, faxina, montar móveis, etc.)
  • Vender produtos pela internet (você pode revender ou ter sua loja em plataformas como Mercado Livre)
  • Abrir sua própria loja online
  • Cuidar de crianças ou idosos
  • Abrir uma barraquinha de algum tipo de comida a noite 

Enfim, são várias as coisas que você pode fazer para ter um dinheiro a mais. Isso ajuda muito no final do mês. E se o problema de vergonha passar pela sua cabeça, esqueça isso, é digno e admirador!

Vou ser bem legal com você e vou deixar mais dicas de rendas extras aqui.

Formas de poupar para garantir a prosperidade financeira

Economizar é um passo importante para ter prosperidade financeira. É um pilar para que você consiga sustentar as contas e a organização.

Muitas pessoas ficam perdidas na hora de poupar, sem saber por onde começar. Pensando nisso, deixei algumas dicas rápidas aqui embaixo:

Formas de poupar no dia a dia

– Limite do cartão: não tenha um limite no cartão de crédito maior do que você pode pagar. Procure a administradora do seu cartão de crédito e peça uma redução, com base naquilo que você consegue se comprometer.

– Metas: coloque metas para você chegar ao seu objetivo. Pode ser meta de economizar um determinado valor mensal ou qualquer outro que te ajude a chegar ao seu sonho. Seja paciente!

– Compras por impulso: coloque a lei dos 10 minutos para funcionar. Antes de comprar, pense por 10 minutos, se aquela compra vai fazer diferença, se você realmente precisa e se o gasto vai afetar o seu orçamento.

– Coloque a família no planejamento: não comece sozinho. Se você mora em família, eles devem fazer parte da construção de objetivos para ter a prosperidade financeira daqui um tempo. Fica bem mais complicado gerir as contas sem que o outro esteja junto com você.

– Revise seus serviços: você é uma pessoa que assina diversos serviços? Será que você não está pagando a toa, sem usar? Academia, streaming de música ou filme e qualquer outra assinatura. Fique de olho!

– Cuidado com pequenos gastos: toma um cafezinho da manhã todos os dias? Às vezes, fica bem mais barato comprar os ingredientes para fazer um pão de queijo em casa, por exemplo. Os pequenos gastos são os que mais enganam. Por isso, sempre anote tudo e depois faça as contas, você pode se surpreender.

Olha, eu fico na torcida de que você consiga ter prosperidade financeira daqui um tempo. Vai com calma e mantenha a organização e disciplina. Fique de olho aqui no blog que tem novidade vindo! Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista e Produtor de Conteúdo Multimídia. Gosta de escrever sobre dicas úteis para o dia a dia, ainda mais quando o tema é economizar. Adora livros e assistir filmes e séries em seu tempo livre.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Ganho de capital: o que é e quem deve declarar no Imposto de Renda

Imposto de Renda 2021: por que não vou receber a restituição?

Banco do Brasil: veja como antecipar a restituição do Imposto de Renda

Qual a diferença entre produto e serviço?

Tesouro Direto: guia completo

Como é feito o cálculo do consumo de água?

Como ensinar crianças sobre educação financeira em casa?

Taxa rosa: o preço de ser mulher