Protesto em cartório e negativação: como saber a diferença?
Você já tentou todas as formas amigáveis para fazer com que o devedor quite a dívida, mas nada aconteceu? Caso a situação chegue a esse ponto, você pode realizar um protesto em cartório.

Essa é uma opção que você pode usar para que consiga o pagamento do débito pendente. Por isso, para que você não confunda o termo protesto em cartório com a negativação, preparamos este conteúdo que vai trazer as principais diferenças de ambos. Acompanhe!
O que você procura?
Protesto em cartório x negativação: o que é?
A negativação está ligada ao ato da empresa credora incluir a pendência financeira do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo: SPC Brasil, Serasa e Boa Vista (SCPC).
Com isso, o nome da pessoa fica com diversas restrições, uma delas é ter acesso ao crédito negado nas próximas solicitações que ela fizer.
Por outro lado, o protesto em cartório acontece quando a empresa credora deseja formalizar a inadimplência do consumidor em um cartório especializado. Em outras palavras, essa é uma forma mais efetiva de fazer com que o cliente pague a dívida pendente.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Sendo assim, a empresa ou instituição financeira comprova em cartório que existe o débito para que ele seja pago o quanto antes.
Importante: quando isso acontece, o cartório de protesto entra em contato com os birôs de crédito para informar a respeito da dívida do cliente.
Principal diferença entre protesto em cartório e negativação
Como você pôde ver, a negativação é um jeito mais simples e prático de fazer com que alguém pague um débito pendente.
No entanto, ela prescreve no prazo de cinco ano anos. Ou seja, mesmo que a dívida não tenha sido paga ainda, ela será retirada dos órgãos de proteção ao crédito. Mesmo assim, a empresa credora pode cobrar a dívida da mesma forma porque ela ainda existe.
Já no caso do protesto em cartório, acontece o procedimento contrário. O nome da pessoa fica registrado até que ela pague a dívida. Contudo, essa pode ser uma via mais desgastante e cara para os dois lados envolvidos (empresa e devedor).
O que é preciso para protestar em cartório?
Caso você opte por fazer o protesto em cartório, saiba que é interessante seguir esse caminho depois de esgotadas todas as outras formas de contato com o cliente. Tendo isso em mente, siga nosso passo a passo:
- Vá até um cartório especializado e leve consigo todos os documentos capazes de comprovar o débito em atraso;
- Assim que que o cartório receber a sua solicitação, ele irá analisar tudo o que foi apresentado por você;
- Com a comprovação da dívida, o cartório irá emitir uma intimação que será entregue na residência do cliente;
- Quando ele receber essa intimação, terá o prazo de três dias úteis para pagar o débito;
- Se mesmo assim não funcionar, o nome dele será protestado e incluído nos bancos de dados dos birôs de crédito.
Conteúdos que você precisa conhecer
Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos que separamos para você:
- Por que é importante ter o nome limpo?;
- Dicas para você renegociar dívidas com o banco;
- Negativado consegue cartão de crédito?.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas. Em casos de dúvidas ou sugestões, não esqueça de enviar seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário