Quais bancos oferecem antecipação do saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário do FGTS é uma forma de trazer tranquilidade ao trabalhador em momentos de aperto financeiro, no entanto, para alguns nem sempre é viável aguardar até a data de liberação do valor.
Se você está precisando antecipar o saque-aniversário do FGTS, saiba que diversos bancos e instituições financeiras oferecem como alternativa a antecipação do saque. Continue a leitura e confira bancos disponibilizam a modalidade.
O que você procura?
Saque-aniversário FGTS
Trabalhadores com carteira assinada, que possuem conta do FGTS, podem optar pelo saque-aniversário. A modalidade foi liberada em 2019 e permite a retirada de parte do saldo das contas vinculadas do FGTS, anualmente, no mês do aniversário.
Vale lembrar que até então só era possível sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa e que, agora, o optante terá acesso apenas ao valor da multa rescisória e a troca de modalidade poderá ser feita após 24 meses da adesão.

Para realizar a solicitação é necessário fazer a adesão no App do FGTS da Caixa (Android e iOS).
Antecipação do saque-aniversário
Desde junho de 2020, todos os bancos foram autorizados a operar a nova linha de crédito, que é semelhante a da antecipação da restituição do Imposto de Renda.
Os estabelecimentos pedem uma autorização para consultar o saldo dos recursos depositados no fundo e comprovação da opção pelo saque-aniversário. Até o mês do saque, não há a cobrança de parcelas mensais, o banco debita o valor na data em que cai na sua conta.
Quais bancos oferecem a antecipação do saque-aniversário?
Apesar da modalidade ter sido aprovada para todos os bancos, até o momento, apenas algumas instituições optaram pela linha de crédito. Confira quais são eles:
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Santander;
- Banco Mercantil;
- Banco BMG;
- Banco PAN;
- Banco Safra.
Importante: caso você opte por antecipar até três parcelas, os valores serão debitados a cada ano, no mês do aniversário.
Taxas de juros
As taxas de juros cobradas na modalidade de antecipação do saque-aniversário variam entre 0,99% a 1,99% ao mês. Em outras palavras, o cliente pagará no mínimo, caso opte por antecipar uma parcela, 10% de juros no ano.
Os encargos são semelhantes aos cobrados no crédito consignado para trabalhadores privados, que costumam variar entre 1,49% a 2,61%, de acordo com dados do Banco Central, e são menores do que as do crédito pessoal, que variam, em média, de 1,79% a 8,88% ao mês.
É importante frisar que é possível antecipar até cinco parcelas do fundo e que alguns bancos, como Banco do Brasil e Caixa, impõem um valor mínimo para os saques.
Vale a pena tomar o crédito?
Apesar de apresentar taxas relativamente mais baixas do que outras linhas de crédito disponíveis no mercado, a taxa média cobrada na linha é equivalente a cerca de 12,7% ao ano. Por isso é preciso atentar-se às todas as condições oferecidas pelo seu banco.
"O interessado deve só tomar esse empréstimo em último caso. O trabalhador nunca deve optar pela linha para consumo: ela só vale a pena se a pessoa estiver endividada e as alternativas de crédito que tem disponível sejam mais caras", diz Fábio Gallo, professor de finanças da PUC-SP.
Para Ione Amorim, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a criação do empréstimo é um movimento perigoso, motivado pelo argumento de que o FGTS rende pouco.
"Isso é verdade. Mas caso o poupador retire os recursos para tomar crédito deixa de ganhar uma baixa rentabilidade do ano para pagar de 10% a 20% por ano em juros. Portanto, só deve tomar o crédito para pagar dívidas mais caras", afirma a advogada.
Resumindo em bom português: é necessário refletir se o saque resolverá a situação que você está passando por completo. Se o valor não solucionar, você corre o risco de criar uma dívida a mais e ficar sem o valor do FGTS.
E ai, gostou do conteúdo?
Nossa missão é te manter informado e tornar o entendimento sobre o mundo das finanças mais simples. Você já pensou em antecipar o saque-aniversário do FGTS? Conta para a gente aqui nos comentários!
Até mais.
Deixe seu comentário