Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quais bancos oferecem antecipação do saque-aniversário do FGTS?

Por Nara LimaPublicado em

O saque-aniversário do FGTS é uma forma de trazer tranquilidade ao trabalhador em momentos de aperto financeiro, no entanto, para alguns nem sempre é viável aguardar até a data de liberação do valor.

Se você está precisando antecipar o saque-aniversário do FGTS, saiba que diversos bancos e instituições financeiras oferecem como alternativa a antecipação do saque. Continue a leitura e confira bancos disponibilizam a modalidade.

Saque-aniversário FGTS

Trabalhadores com carteira assinada, que possuem conta do FGTS, podem optar pelo saque-aniversário. A modalidade foi liberada em 2019 e permite a retirada de parte do saldo das contas vinculadas do FGTS, anualmente, no mês do aniversário.

Vale lembrar que até então só era possível sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa e que, agora, o optante terá acesso apenas ao valor da multa rescisória e a troca de modalidade poderá ser feita após 24 meses da adesão. 

Para realizar a solicitação é necessário fazer a adesão no App do FGTS da Caixa (Android e iOS).

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Antecipação do saque-aniversário

Desde junho de 2020, todos os bancos foram autorizados a operar a nova linha de crédito, que é semelhante a da antecipação da restituição do Imposto de Renda.

Os estabelecimentos pedem uma autorização para consultar o saldo dos recursos depositados no fundo e comprovação da opção pelo saque-aniversário. Até o mês do saque, não há a cobrança de parcelas mensais, o banco debita o valor na data em que cai na sua conta.

Quais bancos oferecem a antecipação do saque-aniversário?

Apesar da modalidade ter sido aprovada para todos os bancos, até o momento, apenas algumas instituições optaram pela linha de crédito. Confira quais são eles:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Santander;
  • Banco Mercantil;
  • Banco BMG;
  • Banco PAN;
  • Banco Safra.

Importante: caso você opte por antecipar até três parcelas, os valores serão debitados a cada ano, no mês do aniversário. 

Taxas de juros

As taxas de juros cobradas na modalidade de antecipação do saque-aniversário variam entre 0,99% a 1,99% ao mês. Em outras palavras, o cliente pagará no mínimo, caso opte por antecipar uma parcela, 10% de juros no ano.

Os encargos são semelhantes aos cobrados no crédito consignado para trabalhadores privados, que costumam variar entre 1,49% a 2,61%, de acordo com dados do Banco Central, e são menores do que as do crédito pessoal, que variam, em média, de 1,79% a 8,88% ao mês.

É importante frisar que é possível antecipar até cinco parcelas do fundo e que alguns bancos, como Banco do Brasil e Caixa, impõem um valor mínimo para os saques.

Vale a pena tomar o crédito?

Apesar de apresentar taxas relativamente mais baixas do que outras linhas de crédito disponíveis no mercado, a taxa média cobrada na linha é equivalente a cerca de 12,7% ao ano. Por isso é preciso atentar-se às todas as condições oferecidas pelo seu banco. 

"O interessado deve só tomar esse empréstimo em último caso. O trabalhador nunca deve optar pela linha para consumo: ela só vale a pena se a pessoa estiver endividada e as alternativas de crédito que tem disponível sejam mais caras", diz Fábio Gallo, professor de finanças da PUC-SP.

Para Ione Amorim, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a criação do empréstimo é um movimento perigoso, motivado pelo argumento de que o FGTS rende pouco.

"Isso é verdade. Mas caso o poupador retire os recursos para tomar crédito deixa de ganhar uma baixa rentabilidade do ano para pagar de 10% a 20% por ano em juros. Portanto, só deve tomar o crédito para pagar dívidas mais caras", afirma a advogada.

Resumindo em bom português: é necessário refletir se o saque resolverá a situação que você está passando por completo. Se o valor não solucionar, você corre o risco de criar uma dívida a mais e ficar sem o valor do FGTS. 

E ai, gostou do conteúdo?

Nossa missão é te manter informado e tornar o entendimento sobre o mundo das finanças mais simples. Você já pensou em antecipar o saque-aniversário do FGTS? Conta para a gente aqui nos comentários!

Até mais.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Financiamento imobiliário: guia completo para a casa própria

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda