melhores investimentos para 2019

Que tal fazer o seu dinheiro render? Isso mesmo, mais dinheiro em 2019 e sem esforço! Para que você deixe de uma vez a poupança, separamos os melhores investimentos para o próximo ano.

Se o assunto de abandonar a poupança é uma novidade para você, nós explicamos.

É simples, a poupança é um investimento que gera pouco retorno. Ou seja, seu dinheiro poderia ser bem mais valorizado em outras aplicações. Mas, se você tem dinheiro na poupança, isso é um bom sinal, você consegue economizar!

Um investimento não requer muito esforço e muito menos gastar dinheiro para isso (fora a aplicação). Normalmente, funciona como uma compra de um título. Esse dinheiro é investido em um fundo e, depois você resgata o valor acrescido de juros.

Se nos próximos anos você quer ter mais dinheiro, veja qual o melhor fundo para você investir. Ficou curioso? Veja nossas dicas:

Por que investir?

O investimento garante que seu dinheiro renda, ao invés de ficar parado. Sua aplicação vai servir para que um setor funcione melhor, privado ou público.

Existem tempos diferentes para o resgate do valor. A regra é de quanto mais tempo você investe, mais retorno terá.

Se você tem a ideia de que só investe quem tem muito dinheiro, pode esquecer isso! Existem aplicações com valor bem pequeno e que mesmo assim podem te render uma grana lá na frente, ainda mais se fizer aplicações mensalmente.

Quais os melhores investimentos para mim?

Os melhores investimentos dependem de pessoa para pessoa. Como dissemos, existem algumas características que devem ser levadas em consideração, como:

  • Data de resgate da aplicação – curto, médio ou longo prazo
  • Quantia para investir
  • E se está preparado para riscos

Esses riscos acontecem somente quando a financeira ou banco quebram e não conseguem pagar os investidores, por exemplo.

Mas, isso é consideravelmente raro e difícil, já que a maioria dos investimentos são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e seguram valores de até R$ 250 mil por CPF.

Outro risco é o investidor perder dinheiro se quiser fazer o resgate antes do tempo determinado. Por isso é importante ficar atento a próxima dica:

Para saber quais os melhores investimentos para 2019, é preciso também entender o tempo das aplicações. Você pode escolher entre:

  • Renda fixa – rendimento previsível, ou seja, você já tem uma ideia do quanto irá receber no vencimento do resgate.
  • Renda variável – rendimento imprevisível. O valor será determinado no dia do resgate, e depende dos juros.
  • Prefixados – rentabilidade fixada no dia da compra. Nesta aplicação, você sabe exatamente o valor a ser resgatado.
  • Pós-fixados – rentabilidade varia depois da compra (variam com o índicie).

Melhores investimentos que você pode apostar

melhores investimentos

Aqui vai uma lista dos 4 principais investimentos em que você pode apostar no ano que vem. Lembre-se que cada um pode ser mais indicado para diferentes tipos de pessoas, que variam desde o valor para investimento até data de resgate.

CDB

Um dos investimentos mais conhecidos, o CDB (Certificado de Depósito Bancário), pode ser a primeira aplicação de uma pessoa, por ter um sistema bem simples.

A rentabilidade deste investimento está atrelada ao CDI (Certificados de Depósitos Interbancários). Ou seja, quanto maior a valorização do indexador, a rentabilidade aumenta.

Alguns títulos CDB, dependendo do prazo de resgate, rendem mais de 100% do CDI.

Esses títulos podem ser adquiridos em bancos. E o dinheiro serve para financiamentos da própria ou de outras instituições bancárias.

Tesouro Direto

melhores investimentos tesouro direto

O tesouro direto pode ser considerado até um querido dos investidores e um dos melhores investimentos para 2019. Você alguma vez já ouviu falar por aí a frase: “se eu ganhar na Mega-Sena, aplico o dinheiro no tesouro e vivo do rendimento”.

Pois é, investir no Tesouro Direto não é complicado. Com R$ 30 você já pode começar. Ou seja, é bem fácil aplicar em títulos.

Aliás, diferente do CDB, o tesouro não é controlado por bancos, mas sim pelo Tesouro Nacional, o que aumenta a garantia do investimento.

Quando um investidor compra um título do tesouro direto, na verdade ele compra um título público. O dinheiro investido vai para serviços públicos, como saúde e educação e depois o valor é resgatado com juros.

Você pode investir no tesouro:

  • Selic – curto prazo e rende segundo a taxa Selic (hoje, em 6,50%).
  • Tesouro IPCA – médio e longo prazo e rende de acordo com a inflação + uma taxa de juros diários.
  • Tesouro prefixado – tem uma taxa prefixada que não muda.

Como a Selic acompanha a taxa, se os juros estiverem mais altos, maior será o rendimento. Por ser um investimento de curto prazo, o valor pode ser resgatado a qualquer momento, sem risco de perder com os juros.

Para quem tem um dinheiro a mais e quer investi-lo, o IPCA e prefixado são alternativas mais recomendadas.

LCI e LCA

O LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), funcionam basicamente da mesma maneira. Ou seja, os recursos captados pelo emissor do título, são utilizados para o financiamento das respectivas atividades – imobiliário e agronegócio.

A taxa de juros é definida no momento da compra, com data de vencimento estabelecida. Pode não render tanto o quanto se espera, mas ainda é um investimento seguro.

Uma das vantagens em investir no LCI e LCA é que os rendimentos são livres do Imposto de Renda.

LC

O investimento em LC (Letras de Crédito) pode ser um dos melhores investimentos para você começar no próximo ano!

Nesse modelo, você compra os títulos de financeiras e de não bancos. O único risco, seria se elas quebrassem. Mas, mesmo com esse risco, os investidores estão cobertos pelo FGC.

Quem investe em LC, sabe que tem uma boa rentabilidade. Para fazer a aplicação, basta conhecer as financeiras que dispõe os títulos. É muito comum poder fazer o serviço pela internet.

Depois de escolher os melhores investimentos para você, confira se há alguma taxa (na maioria das corretoras e bancos não há taxa) e quais os melhores títulos que você pode comprar.

Lembre-se que, se escolher um título com prazo, ou seja, os prefixados e pós-fixados, o melhor é manter o dinheiro aplicado até o fim.

Se o investidor escolhe resgatar antes, corre o risco de perder dinheiro, já que o título é negociado com base nos juros corrente do dia.

Por que a poupança não está entre os melhores investimentos?

melhores investimentos poupança

O principal motivo pela qual a poupança não está entre os melhores investimentos para 2019, é pelo simples fato da rentabilidade, que mal bate a inflação (IPCA).

A poupança hoje rende 4,55% ao ano. Ou seja, existem muitos outros investimentos que rendem bem mais e são tão seguros quanto a poupança.

Se você quer incentivar o seu filho a guardar dinheiro e ensinar educação financeira na prática, a poupança pode até ser um começo.

Agora, se você procura guardar dinheiro para que quando ele cresça consiga pagar uma carta de motorista, faculdade ou até adquirir um bem para você mesmo, fuja da poupança!

Tesouro Direto, LCI e LCA são bons e fáceis investimentos, que rendem bem mais e ainda assim são seguros.

Talvez seja a nossa cultura, que vem dos nossos pais e avós, e que ainda mantemos nosso dinheiro na velha poupança.

Não tenha receio de investir. O seu dinheiro vai ficar bem guardado e renderá ainda mais. Basta conhecer os planos de algumas financeiras e bancos e escolher o título que mais combina com você.

Dica Foregon – conta corrente BMG

Que tal abrir uma conta investimento em que você não paga nenhuma taxa, é digital e faz seu dinheiro crescer de forma fácil? Com a BMG Invest Digital é possível! Se você quer saber mais sobre ela, deixei um link aqui embaixo para você!

Se você gostou do assunto ou ainda quer saber mais sobre investimento, deixe sua opinião no final da página nos comentários. Até logo!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 voto(s), média: 3,25)
Loading...