Foregon.comConteúdos
    1. Consórcio

    Quais são as modalidades de consórcios disponíveis no mercado

    Por ForegonPublicado em
    Compartilhe

    Se você está em dúvida sobre os tipos de consórcios existentes e qual deve escolher para conquistar o seu objetivo, confira abaixo quais são as modalidades de consórcios disponíveis no mercado e as características de cada um.

    O que é um consórcio?

    Um consórcio nada mais é do que uma modalidade de compra com o intuito de juntar recursos financeiros entre pessoas físicas e/ou jurídicas para a aquisição de algum produto ou serviço. Todo consórcio é feito por uma empresa autorizada pelo Banco Central que administra e emite um contrato a ser cumprido por todos os integrantes do consórcio.

    A administradora também é responsável por conceder o crédito no valor do produto ou serviço que vai ser adquirido e então os valores são divididos em parcelas de acordo com a possibilidade de pagamento decidido durante a contratação do consórcio.

    Modalidades de consórcio disponíveis

    A contratação de um consórcio pode ter diversas finalidades e modalidades. Por isso é importante verificar cada tipo de consórcio e escolher o mais adequado para a realização do objetivo. Apesar dos consórcios mais conhecidos serem os de veículos e imóveis, existem também os consórcios de serviços e bens móveis. Então, confira agora os tipos de consórcios disponíveis:

    Consórcio de veículos

    Essa modalidade de consórcio como dito anteriormente, é o mais comum e mais utilizado atualmente. O consórcio de veículos pode usado para a compra de carros, motos, caminhões e outros veículos automotores, como aeronaves e barcos.
    Comprar veículos através de um consórcio pode ser muito vantajoso, pois você pode fazer um planejamento a longo prazo para realizar o pagamento com a ausência de juros, sendo cobrado apenas o valor do consórcio e uma taxa administrativa. Mas fique atento às regras do contrato e siga o acordo como decidido junto a administradora para não haver problemas.

    Consórcio de imóveis

    Usar o consórcio para a aquisição de imóveis também é um meio muito utilizado para conquistar a tão sonhada casa própria, por exemplo. Além de casas, o consórcio de imóveis também pode ser usado para a aquisição de apartamentos ou imóveis rurais.

    As vantagens por adquirir esse tipo de consórcio são muitas, as principais são economia e condições flexíveis para aquisição do imóvel. Então você pode comprar um imóvel sem a burocracia e juros de um financiamento convencional.

    Consórcio de serviços

    Essa modalidade de consórcio não é muito popular, porém ela existe e pode ser usada para diversas finalidades e objetivos. Muitas pessoas precisam contratar certos serviços, mas acabam optando por fazer empréstimos para conseguir pagar, e isso pode acontecer por talvez as pessoas não terem o conhecimento dessa opção de consórcio.

    O consórcio de serviços pode ser utilizado para viagens, cursos, procedimentos cirúrgicos, festas e muito mais.

    Consórcio de eletrodomésticos

    Fazer consórcio para comprar eletrodomésticos não é algo muito comum, mas essa opção está disponível e pode acabar saindo mais barato do que comprar através dos carnês de lojas. O consórcio para eletrodomésticos pode ser usado para comprar computadores, smartphones, geladeiras, televisores e outros bens.

    Eletrodomésticos e eletroeletrônicos podem não ser tão caros assim, mas fazer um consórcio para compra desses itens pode agradar muitas pessoas. Entretanto, vale ressaltar que é necessário estudar as possibilidades, pois pode acabar não sendo uma boa opção, dependendo do seu perfil.

    Como é concedido o valor do consórcio?

    Para receber o valor do consórcio você precisa ser contemplado pela administradora após escolher a modalidade e opção de pagamento que caiba melhor no seu bolso e assim que começar a pagar, você pode receber sua carta de crédito pelos lances ou sorteios mensais realizados pelas assembleias.

    A carta de crédito será a forma de pagamento utilizada na aquisição do produto ou serviço que você desejar e após a compra a administradora fica responsável por realizar a transação. Pelo fato do vendedor receber o pagamento à vista, você pode negociar para obter as melhores condições ou promoções.

    Qual a modalidade de consórcio mais indicada?

    A modalidade de consórcio recomendada é aquela que cabe melhor no seu perfil e orçamento. Então não dá pra definir qual opção é a mais adequada. O ideal é que você analise as opções disponíveis e escolha a que melhor lhe atender. Mas, saiba que você não pode querer adquirir sua carta de crédito com rapidez e urgência pois você não sabe quando vai receber, só sabe que será contemplado até o final do consórcio.

    E essas foram as modalidades de consórcio disponíveis no mercado e alguns detalhes sobre cada tipo. Se ficou alguma dúvida comente abaixo para que a gente possa descomplicar para você.

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Consórcio

      É possível fazer um consórcio para negativado?

    • Consórcio

      Mycon: conheça o consórcio digital e suas taxas de juros

    • Consórcio

      PagConsórcio: solução de pagamentos para sua administradora

    • Consórcio

      Quais são as modalidades de consórcios disponíveis no mercado

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Cadastre-se e receba grátis as melhores dicas e conteúdos sobre o mundo financeiro
    Ainda não tem uma conta?