Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quais são os benefícios previdenciários do MEI?

Por Camila SilveiraPublicado em

A Previdência Social é um tipo de seguro dos trabalhadores que atende milhares de pessoas no Brasil e oferece muitos benefícios em casos de aposentadoria, invalidez, demissão, maternidade reclusão ou morte do colaborador. Caso você seja um empreendedor ou está prestes a abrir o seu próprio negócio, confira aqui quais são os benefícios previdenciários do MEI.

Vale lembrar que para o MEI ganhar os benefícios previdenciários, é preciso regularizar o seu próprio negócio, contribuindo com um valor todos os meses para o DAS (Documentação de Arrecadação Simplificada) e entregando uma declaração anualmente para o DASN-SIMEI. 

Dessa forma, além de ter direito as vantagens da Previdência, ele também consegue obter outros benefícios junto aos bancos, por exemplo.

Quais são os benefícios previdenciários do MEI? 

O MEI tem direito a seis benefícios previdenciários: os quatros primeiros benefícios são para o próprio empreendedor e os dois últimos são para os familiares. Confira abaixo as contribuições necessárias para cada benefício:

  • Auxílio-doença: 12 contribuições;
  • Aposentadoria por invalidez: 12 contribuições;
  • Aposentadoria por idade: 180 contribuições;
  • Salário maternidade: 10 contribuições;
  • Auxílio-reclusão: variável;
  • Pensão por morte: variável.

É importante lembrar que o MEI precisa contribuir com 5% do salário mínimo atual e os valores dos benefícios também são fundamentados nesse valor. Portanto, se o empreendedor pretende receber quantias maiores, é necessário fazer contribuições complementares.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Por fim, agora que você sabe todas as vantagens que um empreendedor pode receber, faça a  regularização do seu próprio negócio com Receita Federal e torne-se um MEI. 

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Itaucard Click Visa Platinum: conheça todos os benefícios e peça já o seu

5 dicas para se planejar a longo prazo

Score Serasa: conheça a nova função de bloqueio e desbloqueio de consultas

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?