Quais são os benefícios previdenciários do MEI?
A Previdência Social é um tipo de seguro dos trabalhadores que atende milhares de pessoas no Brasil e oferece muitos benefícios em casos de aposentadoria, invalidez, demissão, maternidade reclusão ou morte do colaborador. Caso você seja um empreendedor ou está prestes a abrir o seu próprio negócio, confira aqui quais são os benefícios previdenciários do MEI.

Vale lembrar que para o MEI ganhar os benefícios previdenciários, é preciso regularizar o seu próprio negócio, contribuindo com um valor todos os meses para o DAS (Documentação de Arrecadação Simplificada) e entregando uma declaração anualmente para o DASN-SIMEI.
Dessa forma, além de ter direito as vantagens da Previdência, ele também consegue obter outros benefícios junto aos bancos, por exemplo.
Quais são os benefícios previdenciários do MEI?
O MEI tem direito a seis benefícios previdenciários: os quatros primeiros benefícios são para o próprio empreendedor e os dois últimos são para os familiares. Confira abaixo as contribuições necessárias para cada benefício:
- Auxílio-doença: 12 contribuições;
- Aposentadoria por invalidez: 12 contribuições;
- Aposentadoria por idade: 180 contribuições;
- Salário maternidade: 10 contribuições;
- Auxílio-reclusão: variável;
- Pensão por morte: variável.
É importante lembrar que o MEI precisa contribuir com 5% do salário mínimo atual e os valores dos benefícios também são fundamentados nesse valor. Portanto, se o empreendedor pretende receber quantias maiores, é necessário fazer contribuições complementares.
Por fim, agora que você sabe todas as vantagens que um empreendedor pode receber, faça a regularização do seu próprio negócio com Receita Federal e torne-se um MEI.
Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário