Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quais são os melhores investimentos para 2022?

Sabrina VansellaPublicado em

Um novo ano está começando e com ele surgem várias oportunidades de conseguir aumentar seus rendimentos. Planejar é o primeiro passo para colocar um plano em ação. Apesar de não existir a melhor aplicação, vamos te mostrar o que acreditamos ser os melhores investimentos para 2022.

Você encontra nesse artigo:

Quais são os melhores investimentos para 2022?

Essa questão é muito ampla e é preciso considerar todas as preferências de cada investidor para responder quais são os melhores investimentos para 2022. Por isso, não existe uma única resposta para essa pergunta.

As principais corretoras de investimentos fazem um perfil de investidor que mostra seus objetivos, tolerância ao risco e outras características. Para saber quais são os melhores investimentos para 2022, também é preciso considerar essas características.

Por isso, é preciso ficar atento com afirmações sobre a existência dos melhores investimentos que não consideram outras informações.

Contexto atual

Antes de listarmos algumas opções para diferentes perfis, é preciso contextualizar o momento atual. Como ponto de partida, entenda que 2022 será um ano de muitas atribulações no Brasil.

Esse ano vai ser rodeado por uma certa instabilidade por conta do cenário eleitoral. Além disso, a Taxa Selic está se aproximando dos dois dígitos, a inflação chegou no maior patamar dos últimos anos e a Bolsa de Valores está patinando.

Afinal, o que faz um investimento ser bom?

Agora que você já entendeu brevemente a situação atual do país, é preciso dar um passo para atrás e compreender o que faz um investimento ser bom.

Provavelmente você pensa que os melhores investimentos são aqueles que trazem mais rentabilidade. Mas, na verdade, não é bem isso que determina a qualidade de um investimento. Vamos dar um exemplo logo abaixo.

Perfil do investidor

Existem três perfis de investidores que são utilizados para determinar as principais características de cada um, são eles:

  • Perfil conservador: prioriza segurança dos recursos e não está disposto a assumir riscos;
  • Perfil moderado: não abre mão da segurança, mas possui uma tolerância maior a riscos;
  • Perfil arrojado: assume riscos mais altos em busca da maior rentabilidade.

Para você entender o motivo de não existir o melhor investimento para todos os perfis, se coloque no lugar de um investidor com um perfil mais conservador.

Por exemplo: a rentabilidade do Bitcoin chegou a superar o patamar de 100% ao ano, dessa forma, ele pode ser considerado o melhor investimento. Por outro lado, esse é um investimento de Renda Variável com riscos elevados e por isso não é indicado que um investidor conservador invista nessa modalidade.

No caso daqueles que investem, mas não gostam de correr riscos, o ideal é investir em opções de Renda Fixa ou no Tesouro Direto.

Em resumo, os melhores investimentos variam de acordo com o perfil de cada investidor.

Liquidez e riscos envolvidos

No mercado financeiro, a liquidez é a capacidade e velocidade de um ativo financeiro ser convertido em rendimentos para o investidor. Por isso, é essencial alinhar seus objetivos com a liquidez de cada investimento.

Afinal, o tipo de investimento para quem pretende se aposentar é diferente daquele que deseja usar o dinheiro para uma viagem daqui a um ano.

Portanto, além da rentabilidade é preciso ficar atento aos riscos envolvidos em cada investimento, a liquidez e o período em que o seu dinheiro vai ficar "preso", caso o ativo não tenha liquidez diária.

Qual o investimento ideal para mim em 2022?

Como explicamos anteriormente, existem muitas variáveis para determinar quais são os melhores investimentos. Por isso, achamos melhor reformular a pergunta para "Qual o investimento ideal para mim em 2022?".

Títulos de Renda Fixa

A Renda Fixa voltou a ser uma boa opção de investimento no ano de 2021, principalmente por conta da taxa básica de juros em um novo ciclo de altas.

Esse tipo de investimento tem como vantagem a possibilidade de saber previamente qual vai ser a rentabilidade do ativo. Por isso carrega o nome "fixa", já que a rentabilidade se mantém. Os principais, são:

  • Títulos públicos do Tesouro Diretonesse caso, você é o emissor de um empréstimo que tem como credor o Governo Federal;
  • CDB: Certificado de Depósito Bancário funciona como um empréstimo que você faz para instituições financeiras privadas;
  • LCAempréstimo para o financiamento do agronegócio;
  • LCI: funciona como um empréstimo de recursos para financiamentos habitacionais ou para créditos que utilizam imóveis como forma de garantia de pagamento.

Todo investimento possui riscos, mas investimentos de Renda Fixa são considerados os mais seguros, pois as chances de perder dinheiro são menores.

Por esse motivo, ela é a mais indicada para investidores conservadores ou que desejam realizar objetivos de curto prazo, o que acaba sendo mais arriscado no caso de investimentos de Renda Variável.

Ações

O mercado de ações exige um comprometimento do investidor. É preciso entender que ao se tornar um sócio minoritário da empresa, você passa a ter direitos sobre os lucros. Mas, também pode ter algum prejuízo caso aconteça alguma oscilação diante da empresa.

Basicamente, as ações são negociadas na Bolsa de Valores e funcionam de acordo com a lei da oferta e da demanda. Ou seja: se mais pessoas estão interessadas em vender, o preço cai e quando há mais compradores, o preço sobe.

Com a instabilidade na Bolsa no ano de 2021, muitas pessoas passaram a se interessar pelos investimentos de Renda Fixa. Além disso, outros motivos acabaram afastando as pessoas da Bolsa de Valores, como:

  • Crise fiscal do país;
  • Dúvidas sobre o futuro das contas públicas;
  • Instabilidades políticas;
  • Estagnação da economia;
  • Aumento da inflação.

Apesar desses pontos negativos, a esperança é de que a Bolsa de Valores esteja mais barata em 2022. Ou seja,  pode ser um bom período para quem tem o perfil arrojado e gosta de Renda Variável.

Neste momento, há mais chances da Bolsa subir do que a Bolsa cair, embora ninguém possa garantir que ela não vai seguir uma trajetória de queda.

Criptomoedas

Até dezembro de 2021, o Bitcoin valorizou mais de 80%. Além dela, outras criptomoedas também valorizaram.

Muitos investidores acreditam no potencial das criptomoedas e a qualificam como a "moeda do futuro". Pois, atualmente, existe a tecnologia blockchain e a descentralização das criptomoedas.

Em contrapartida, esse tipo de investimento é um dos mais voláteis e arriscados no mercado. Por essa razão, é importante que apenas uma pequena porcentagem – abaixo de 10% – da sua carteira seja destinada para as criptomoedas.

Quando diversificar é a melhor opção de investimento?

Diversificar a carteira é a melhor forma de atingir diferentes objetivos e estar preparado para eventuais imprevistos.

No entanto, antes de começar a diversificar sua carteira de investimentos, você deverá ter um bom conhecimento para não colocar seu dinheiro em risco sem nenhum fundamento.

A diversificação de investimentos distribui o capital em diferentes ativos do mercado financeiro. Com isso, você pode fazer aplicações tanto em Renda Fixa como em Renda Variável.

Todos os perfis de investidores podem começar a diversificar seus investimentos, mas é preciso ter um comprometimento e estar preparado para lidar com diferentes variáveis.

Perguntas frequentes (FAQ)

Quais são os melhores investimentos para 2022?

Qualquer tipo de investimento precisa estar atrelado às características e escolhas pessoais de cada investidor. Por outro lado, as aplicações de Renda Fixa tem chamado atenção com o aumento da Taxa Selic.

Qual o melhor investimento para começar a investir?

Para começar a investir o mais indicado é que você escolha opções de Renda Fixa, como: títulos do Tesouro Direto, LCI, LCA e CDBs.

Como investir com pouco dinheiro?

É possível investir mesmo com pouco dinheiro, existem opções de títulos do Tesouro Direto que custam aproximadamente R$ 30.

Descomplicamos?

E aí, gostou de tirar suas dúvidas sobre os melhores investimentos de 2022? Caso você queira iniciar nessa jornada, recomendamos a leitura deste artigo:

Se restou alguma dúvida, não hesite em fazer um comentário. Caso tenha gostado, clique no like. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça as principais corretoras de valores para 2022

É possível viver de rendimentos com R$ 1 milhão?

Selic: quais são os melhores investimentos de acordo com a taxa básica de juros?

ETF: saiba tudo sobre esse tipo de investimento

Saiba onde você pode investir e ganhar 200% do CDI

Quais são os melhores investimentos para 2022?

Poupança: por que investir nela não é uma boa opção?

Tudo o que você precisa saber sobre como investir em ações