Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual a diferença entre as redes móveis 3G, 4G e 5G?

Por Nara LimaPublicado em

O acesso à internet em smartphones através de dados móveis é super comum com a presença das tecnologias 3G, 4G e, agora, 5G. No entanto, à medida que o número desses usuários aumenta, as empresas de redes móveis precisam se adaptar às demandas de dados para que os clientes fiquem satisfeitos com a velocidade para acessar a Internet.

Antigamente, as tecnologias de dados móveis eram 2G e até 1G, época essa em que os mais novos nem chegaram a conhecer. É notável a constante evolução desse tipo de conexão ao longo dos anos, não tem como negar, concorda?

Contudo, apesar das redes 5G, 4G e 3G fazerem parte das nossas vidas, muitas pessoas não entendem o que significam esses termos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial explicando quais as diferenças entre eles. Confira!

O que significa o G de 3G, 4G e 5G?

Antes de mais nada, vamos entender o que significa o G de 3G, 4G e 5G. Esse G é de "geração", ou seja, a terceira, quarta e quinta geração das redes móveis. Resumidamente, podemos dizer que essa sigla ajuda a identificar essa evolução com o passar dos anos, que traz novidades e tecnologias diferentes em relação às anteriores.

Diferenças entre 3G, 4G e 5G

Para você entender melhor a diferença entre 3G, 4G e 5G, vamos pensar juntos: quantos celulares você já teve? A cada novo modelo de smartphone, o fabricante apresenta melhorias em relação ao anterior, com o 3G, 4G e 5G é a mesma coisa. Cada geração traz novas tecnologias que melhoram a conexão de internet e outros aspectos da rede.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Confira detalhadamente quais as diferenças

3G

Lançada no começo dos anos 2000, a terceira geração da rede móvel consolidou o acesso à internet pelos celulares, ou seja, facilitando o uso de redes sociais e troca de mensagens por aplicativos.

Inicialmente, a velocidade de conexão esperada era de 144 kbits por segundo (Kb/s), entretanto, com as melhorias ao longo dos anos, ela chegou a 42 megabits por segundo (Mb/s) em lugares com melhor cobertura. Velocidade 368 vezes maior do que o prometido em seu lançamento.

De acordo com informações divulgadas pelo Painel Cobertura Móvel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualmente, o 3G está disponível em praticamente todos os municípios brasileiros.

4G

O 4G, quarta geração da rede móvel, começou a funcionar no início dos anos 2010 e trouxe melhorias relevantes em diversos pontos, como: na velocidade de conexão, na capacidade de tráfego de dados e na estabilidade do sinal.

Conhecido oficialmente como rede LTE (Long Term Evolution ou Evolução a Longo Prazo em português), o 4G contava, em 2018, com a velocidade média da internet móvel de 19,67 Mpbs, segundo o relatório da empresa Open Signal.

5G

O 5G é a quinta geração da rede móvel, mas ainda não está disponível em todas as capitais brasileiras. Segundo o Ministério das Comunicações, até julho de 2022, todas as regiões contaram com o serviço.

Dentro de todas as melhorias do sinal, a que mais se destaca é a velocidade: enquanto a média do 4G no país é de 19,8 Mbps, o 5G pode chegar a até 10 gigabits por segundo, ou seja, 100 vezes mais veloz que a geração anterior.

Benefícios do 5G:

  • Mais dispositivos podem se conectar simultaneamente;
  • Maior velocidade e qualidade de conexão;
  • Maior capacidade de banda larga, possibilitando a transferência de arquivos pesados de forma mais rápida.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo seja útil para você. Acompanhe o blog da Foregon e fique por dentro das novidades do campo da tecnologia e finanças.

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?

Stone Telefone [Ouvidoria, E-mail, WhatsApp, Chat]

Boletos Digitais no Mercado Pago: Como Funciona