Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual a diferença entre as redes móveis 3G, 4G e 5G?

Por Nara LimaPublicado em

O acesso à internet em smartphones através de dados móveis é super comum com a presença das tecnologias 3G, 4G e, agora, 5G. No entanto, à medida que o número desses usuários aumenta, as empresas de redes móveis precisam se adaptar às demandas de dados para que os clientes fiquem satisfeitos com a velocidade para acessar a Internet.

Antigamente, as tecnologias de dados móveis eram 2G e até 1G, época essa em que os mais novos nem chegaram a conhecer. É notável a constante evolução desse tipo de conexão ao longo dos anos, não tem como negar, concorda?

Contudo, apesar das redes 5G, 4G e 3G fazerem parte das nossas vidas, muitas pessoas não entendem o que significam esses termos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial explicando quais as diferenças entre eles. Confira!

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que significa o G de 3G, 4G e 5G?

Antes de mais nada, vamos entender o que significa o G de 3G, 4G e 5G. Esse G é de "geração", ou seja, a terceira, quarta e quinta geração das redes móveis. Resumidamente, podemos dizer que essa sigla ajuda a identificar essa evolução com o passar dos anos, que traz novidades e tecnologias diferentes em relação às anteriores. 

Diferenças entre 3G, 4G e 5G

Para você entender melhor a diferença entre 3G, 4G e 5G, vamos pensar juntos: quantos celulares você já teve? A cada novo modelo de smartphone, o fabricante apresenta melhorias em relação ao anterior, com o 3G, 4G e 5G é a mesma coisa. Cada geração traz novas tecnologias que melhoram a conexão de internet e outros aspectos da rede.

Confira detalhadamente quais as diferenças

3G

Lançada no começo dos anos 2000, a terceira geração da rede móvel consolidou o acesso à internet pelos celulares, ou seja, facilitando o uso de redes sociais e troca de mensagens por aplicativos.

Inicialmente, a velocidade de conexão esperada era de 144 kbits por segundo (Kb/s), entretanto, com as melhorias ao longo dos anos, ela chegou a 42 megabits por segundo (Mb/s) em lugares com melhor cobertura. Velocidade 368 vezes maior do que o prometido em seu lançamento.

De acordo com informações divulgadas pelo Painel Cobertura Móvel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualmente, o 3G está disponível em praticamente todos os municípios brasileiros.

4G

O 4G, quarta geração da rede móvel, começou a funcionar no início dos anos 2010 e trouxe melhorias relevantes em diversos pontos, como: na velocidade de conexão, na capacidade de tráfego de dados e na estabilidade do sinal.

Conhecido oficialmente como rede LTE (Long Term Evolution ou Evolução a Longo Prazo em português), o 4G contava, em 2018, com a velocidade média da internet móvel de 19,67 Mpbs, segundo o relatório da empresa Open Signal.

5G

O 5G é a quinta geração da rede móvel, mas ainda não está disponível em todas as capitais brasileiras. Segundo o Ministério das Comunicações, até julho de 2022, todas as regiões contaram com o serviço.

Dentro de todas as melhorias do sinal, a que mais se destaca é a velocidade: enquanto a média do 4G no país é de 19,8 Mbps, o 5G pode chegar a até 10 gigabits por segundo, ou seja, 100 vezes mais veloz que a geração anterior.

Benefícios do 5G:

  • Mais dispositivos podem se conectar simultaneamente;
  • Maior velocidade e qualidade de conexão;
  • Maior capacidade de banda larga, possibilitando a transferência de arquivos pesados de forma mais rápida.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo seja útil para você. Acompanhe o blog da Foregon e fique por dentro das novidades do campo da tecnologia e finanças. 

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida