Foregon.comConteúdos

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Algumas pessoas podem confundir, mas o dólar comercial não é a mesma coisa que dólar turismo. Com o objetivo de descomplicar as informações para você, preparamos este artigo que vai trazer as principais diferenças dos dois.

Principais diferenças entre o dólar comercial e dólar turismo

Dólar comercial

Talvez esta seja a opção mais comum para o público, já que o dólar comercial é utilizado para definir as taxas do mercado. Isso significa que esta moeda serve, sobretudo, para o pagamento ou recebimento de recursos das importações e exportações de bens e serviços do Brasil com o mundo.

Outro ponto importante é que o Banco Central do Brasil proíbe que turistas comprem o dólar comercial.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Dólar turismo

Enquanto isso, o dólar turismo é conhecido por ser uma moeda física que pode ser negociada em correspondentes cambiais ou negociada nas casas de câmbio. Como este tipo de dólar tem alguns custos embutidos (por exemplo: impostos, importação do papel-moeda, custos administrativos, logística, entre outros), ele é mais caro que o comercial.

Regras para compra de dólar: existe?

Sim, existem algumas regras que vamos trazer logo abaixo:

De acordo com o Banco Central do Brasil, na hora da compra não é exigido um valor máximo para que você possa adquirir o dólar turismo. Contudo, você deve mostrar um comprovante de origem do valor em reais e documentos que comprovem sua capacidade financeira.

Vale destacar que neste caso, as instituições de câmbio credenciadas pelo Banco Central do Brasil contam com suas próprias regras operacionais e cada uma tem seu limite de compra. Dessa maneira, se você for comprar com um valor de até US$ 3 mil, será preciso apresentar sua carteira de identidade, CPF e comprovante de residência recente.

Contudo, se a compra tiver um valor superior a US$ 3 mil, você deve comprovar a origem deste dinheiro pela folha de pagamento, declaração do Imposto de Renda (IR), dentre outros tipos de documentos originais.

Conheça o dólar paralelo

Usado por doleiros, casas de câmbio não autorizadas pelo BC e dentre outros meios não regularizados, o dólar paralelo é a cotação da moeda fora dos meios legais. No Brasil, esta prática ilegal chegou na década de 90 e, mesmo sendo fortemente combatida, ela ainda é uma realidade no mercado clandestino.

O que é o dólar PTAX?

Nada mais é do que uma taxa usada para diversos contratos em dólar, nos acordos entre empresas, definição do dólar turismo e até contratos futuros da moeda.

Qual é o mais caro?

Agora que você já conhece as diferenças entre dólar comercial e turismo, saiba que esta última opção é a mais cara. Sabe por que ela tem o custo mais elevado? Porque leva em consideração custos administrativos e financeiros, taxas de transação das corretoras, percentual de lucro das casas de câmbio, dentre outros fatores.

Dica: quando for viajar e precisar comprar dólar, analise a cotação do dólar turismo, pois ela costuma ter uma taxa de câmbio pouco acima do dólar comercial.

Descomplicamos?

Você conseguiu entender as principais diferenças entre o dólar comercial e o turismo? Esperamos que sim, mas qualquer dúvida é só perguntar aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras