Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual a diferença entre produto e serviço?

Por Nara LimaPublicado em

Você sabe qual a diferença entre produtos e serviços? Apesar de serem conceitos com significados distintos, eles possuem alguns pontos em comum e, muitas vezes, podem estar associados.

Neste artigo, você confere quais são as principais características que diferem ambos e entende um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá?

Conta digital grátis

Santander

Nota da avaliação:4.2
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueAté 4 saques gratuitos
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

O que é produto

O termo produto é designado para bens de consumo ou de comércio, como um artigo ou mercadoria à venda. Por exemplo: o que uma loja vende, o que uma fabrica comercializa e o que uma fazenda colhe.

O que é serviço

O termo tem origem da ideia de atender às necessidades de outras pessoas. Logo, serviço é a realização de uma ou mais atividades para suprir demandas sem envolver mercadorias. Por exemplo: transporte, educação e serviços de telefonia.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Qual a diferença?

Agora que você já conhece os conceitos de forma separada, você vai entender como cada um deles funciona. Confira!

De maneira simplificada, por ambos serem resultados de um processo de trabalho, podemos dizer que produtos são bens materiais, ou seja, podem ser tocados; e serviços são bens prestados à alguém.

Os produtos podem ser guardados e armazenados em estoque, perdendo prazo de validade; já os serviços possuem limitações associadas a recursos humanos e materiais, além de dependerem de clientes para serem colocados em prática.

Outra grande diferença entre ambos, pode ser vista nos valores cobrados. Os produtos costumam ser mensurados por métricas de massa, tamanho ou volume; já os serviços utilizam para a sua precificação unidades de tempo, como diária, hora de trabalho, mensalidade, ou de esforço.

A produção também é uma questão a ser levantada quando o assunto é produto e serviço. Isso porque no primeiro, a entrega e consumo acontecem em momentos diferentes e claros; enquanto o segundo depende da presença de um terceiro para ser prestado.

Conta digital grátis

PagBank

Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueR$ 7,50
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação
  • Cartão de crédito para clientes selecionados

Como eles se completam?

Esse é um dos pontos que costumam causar mais dúvidas. O que acontece é que muitos serviços incluem produtos na sua oferta e vice-versa. Por exemplo: você compra um carro, que é um produto, e é oferecida uma garantia estendida no momento da aquisição, essa garantia entra como um serviço.

Entender a diferença entre serviços e produtos é importante para o consumidor e também para quem deseja abrir uma empresa. Como empreendedor, as características de ambos devem ser bem claras, principalmente para estabelecer estratégias de divulgação e marketing.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e para os seus negócios. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer

3 investimentos para iniciantes com pouco dinheiro