Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual a importância do Social Media dentro do seu negócio

Por Genebra SegurosPublicado em

Quem hoje em dia não tem um perfil nas redes sociais? Muitas oportunidades também surgiram com elas. Diante do avanço da tecnologia, muitas profissões se extinguiram, enquanto novas foram criadas, como a de Social Media. Com a Internet temos a democratização do mercado de trabalho, pequenas, médias e grandes empresas interagindo com novos clientes pelo entorno do mundo.

Como as redes sociais fornecem, inicialmente, o entretenimento e lazer para seus os usuários, as organizações migraram para elas, objetivando capitar e engajar novos clientes.

O que faz um Social media?

Social media é o contato direto da empresa com o cliente, através das redes sociais, mesmo quando a empresa utiliza outros canais de suporte.

O monitoramento de interações se resulta desde os mais operacionais até os mais estratégicos, conforme as mudanças nas redes sociais, exigindo uma multiplicidade do profissional, se adaptando rapidamente para se manter relevante.

O monitoramento dessas interações toma boa parte de sua rotina administrativa, que em eventuais situações da empresa, precisa compreender o problema, acionar a área responsável e oferecer uma resposta.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O trabalho consiste em postagens em redes sociais ou usar algumas ferramentas de postagens, o fato é que o social media vai ter que "postar", o que varia de acordo com a estratégia da empresa, mas o importante é manter uma constância. O ideal é manter um cronograma, para que possa separar uma faixa específica de horário para essa atividade.

Dentre as habilidades exigidas desse profissional, a produção de conteúdo especializado é o ponto forte, podendo destacar sua flexibilidade e viabilidade nas diferentes plataformas como, por exemplo, stories no instagram, gifs no twitter e postagens no facebook.

Em geral essa função demanda mais tempo e planejamento e também integração com outras áreas do marketing, o profissional, geralmente, se vale de ferramentas de criação.

Esse trabalho é especialmente útil no início das ações das redes sociais e quando a empresa não tem muitos recursos, como é importante manter uma constância de postagens o profissional pode não conseguir produzir conteúdo no mesmo ritmo, a saída então é oferecer conteúdo relevante produzido e publicado por terceiros. Isso no futuro pode gerar parcerias que levem a produção de matérias em Co-Marketing.

As redes sociais oferecem hoje ferramentas próprias de análise, facilitando a estratégia do profissional. As avaliações devem ser diárias para se apropriar de temas atualizados e fora da curva, tanto positivamente quanto negativamente, e também semanais e mensais, para comparar o engajamento em períodos semelhantes.

A Análise é fundamental para definir o planejamento e a estratégia nas redes sociais da empresa. O planejamento é essencial para que a empresa mantenha um posicionamento constante nesse meio, buscando ficar alinhado sempre com o objetivo da empresa, que pode ser: construir relacionamentos, atendimento, vendas, geração de leads.

O Social media pode usar conteúdos de imagens, textos, vídeos, etc. Não apenas com postagens, mas se o profissional trabalha com designer, ele pode ser um designer social media, se o profissional é um redator e produz textos para as redes sociais, ele é um redator social media, e se o profissional é um editor de vídeo, ele é um editor social media.

Dependendo da habilidades que possui, ele pode exercer mais de uma função, mas a definição principal é saber fazer uma estratégia de conteúdo. Isso porque a estratégia é o posicionamento da empresa nas redes sociais, canais digitais ou conteúdo do blog, onde vai levar a empresa a atingir o objetivo.

Com uma equipe de marketing a empresa pode obter grandes resultados devido a estratégia de conteúdo, onde se terá uma contribuição muito significativa nesse posicionamento.

Publico alvo

O Social Media precisa entender os objetivos dos projetos e os objetivos da empresa e como rastrear elementos desse emissor de conteúdo, seja uma empresa ou seja uma pessoa, ele precisa identificar as "personas" que consomem o produto oferecido. Isso requer uma habilidade comercial e de manejo dos seus clientes.

Criando uma estratégia digital, definindo os canais onde o cliente vai estar, ou seja, os locais básicos para criar conteúdo para o cliente. Então sabendo o posicionamento, a linguagem e o modo que o cliente se expressa nas redes sociais.

O profissional de social media é imprescindível para facilitar a interação entre empresa e cliente, podendo atender as expectativas e demandas de forma eficiente. Com o intuito de zelar pela reputação da marca e estar atento a tudo que acontece na área de atuação.

Se o caso for do profissional trabalhar por conta própria, além de procurar obter as estratégias já citadas, os nichos podem ser alcançados em diversas profissões.

Como a área da saúde, direito, arquitetura, designer de interiores, e-commerce, ramo gastronômico, palestrantes, academia e segmentos fitness, estúdio de tatuagem, cantores e artistas, insurtech, etc.

A tendência de alta na profissão de social media, pelo fato da pandemia ter obrigado as pessoas a ficar em casa, 2020 foi um marco na vida do empreendedor e a procura por aprimoramento no ramo da internet foi um escape para quem visava algo novo como profissão.

Em contrapartida, quem se estabeleceu com seu próprio negócio está cada vez mais inteirado e contratando gerenciamentos de redes sociais.

A conclusão do serviço de um Social Media, se traduz no baixo custo de ferramentas de trabalho e o rápido resultado de marketing, devido a exposição de conteúdos, ele é a chave do negócio digital de uma empresa, e, por conta disto, é indispensável para o crescimento digital.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Genebra Seguros

A Genebra é uma corretora de seguros que oferece a conveniência do acesso a seguros através de canais digitais aliada à segurança e ao atendimento humano que apenas uma corretora de seguros tradicional pode oferecer.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Qual o CNPJ do Banco Pan?

Porque diversificar meios de cobrança da sua empresa

Descubra o poder de uma boa primeira impressão para impulsionar seus negócios

Otimize a rotina do seu financeiro com uma plataforma de pagamentos

Utilizar a Braip é seguro?

Marcação a mercado: como ganhar dinheiro com o Tesouro Direto

Comprovante de renda para autônomo, como emitir?

Seguro para Testes Clínicos: características e principais considerações antes de contratar