Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual é a diferença entre conta corrente e poupança? Entenda

Por Camila SilveiraPublicado em

O que é mais vantajoso: ter uma conta corrente ou poupança? A resposta para essa pergunta pode depender dos seus objetivos! Entenda qual é a diferença entre essas duas contas e descubra qual é a ideal para o seu momento!

O que é conta corrente?

A conta corrente é uma modalidade oferecida pelos bancos que permite a movimentação e o uso do dinheiro disponível, da maneira que o cliente preferir.

As funções para esse tipo de conta são: recebimento de salário, pagamento de contas, realização de transferências, depósitos, saques, entre outros tipos de transações bancárias.

Com ela, o indivíduo consegue realizar operações através do caixa eletrônico, posto de atendimento na agência, Internet Banking ou pelo aplicativo do banco para celular.

Em alguns casos, ao abrir uma conta corrente, o banco pode oferecer um limite de crédito para ser usado pelo cliente sempre que ele precisar. No entanto, vale ressaltar que é uma opção mais recomendada para situações de emergência, já que conta com taxas de juros muito altas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Além disso, um cartão de débito também é disponibilizado para o correntista, de modo com que ele possa fazer pagamentos com descontos diretamente na conta.

O que é conta poupança?

A conta poupança, por sua vez, é mais fácil de ser aberta, pois não exige comprovação de renda, e o valor depositado na conta rende automaticamente após 30 dias do depósito. Ela é uma das principais contas bancárias utilizadas por brasileiros que precisam guardar dinheiro de forma segura e querem ter um rendimento automático.

Dentre as funções da conta poupança estão os saques, transferências e consultas de extrato. Vale lembrar que cada banco oferece uma quantidade diferente de transações mensais.

Uma das principais vantagens dessa modalidade de conta está na abertura, afinal, é muito simples. Qualquer pessoa pode abrir, até mesmo quem é menor de idade ou está com o nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Como abrir uma conta corrente?

Para abrir uma conta corrente é necessário ter 18 anos. Menores de idade que desejam realizar a abertura devem comparecer a uma agência física acompanhados dos responsáveis legais.

Geralmente, na abertura da conta corrente em agência, é solicitado comprovante de renda, carteira de trabalho, holerite ou contrato de estágio para conta universitária.

Após a solicitação, uma análise é realizada para aprovar ou não a solicitação de abertura da conta.

Também é possível abrir uma conta corrente por meio dos aplicativos do banco. Nesse processo, é solicitado o envio de fotos dos documentos pessoais e do seu rosto (selfie) para a confirmação da identidade.

Como abrir conta poupança?

Para abrir uma conta poupança em uma agência física, é necessário levar um documento de identidade, CPF e comprovante de residência emitido há no máximo 60 dias. Após o pedido, será necessário assinar o contrato de abertura e aguardar o cartão físico chegar no endereço cadastrado.

Outra forma de abrir uma conta poupança é pela internet, acessando os canais oficiais do banco pelo computador ou celular. Normalmente, para a abertura da conta poupança online são solicitados os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

Tarifas da conta corrente

Cada banco cobra uma tarifa para a conta corrente. Alguns, inclusive, podem não fazer a cobrança mensal, o que ocorre com a maioria dos bancos digitais.

Essa taxa é cobrada para custear os serviços disponibilizados pelo banco e pelos benefícios oferecidos, como programa de fidelidade, bônus para recarga de celular, entre outros. O valor cobrado pode ser parcelado em 12 vezes ou pago em uma única parcela com o valor total.

Tarifas da conta poupança

Assim como na opção anterior, o valor da tarifa mensal cobrada pela conta poupança pode variar de acordo com o banco.

Lembre-se: não é permitido cobrar tarifas para o fornecimento de cartão da conta, por até dois saques e consultas pelo Internet Banking. No entanto, se o correntista exceder os serviços gratuitos oferecidos, a tarifa será cobrada de acordo com as condições de cada instituição.

É possível fazer pagamento com conta poupança?

Se o cartão disponibilizado possui as bandeiras Visa Elecron ou Mastercard Maestro, você consegue usá-lo em estabelecimentos que aceitam essas bandeiras. No momento de fazer o pagamento com o cartão da conta poupança, informe ao atendente que a função é débito.

Quanto rende a poupança?

A poupança rende 70% da Selic, caso ela esteja abaixo de 8,5% ao ano. No entanto, se a taxa básica de juros estiver acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR), que atualmente está em 0,5% ao ano.

De acordo com os dados do Banco Central, a Selic hoje está em 11,75% ao ano, ou seja, a poupança está rendendo 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR).

Diferença entre conta corrente e poupança

De forma resumida, a conta corrente é a modalidade mais comum e serve para receber dinheiro e realizar transações bancárias básicas, como saques, transferências, depósitos, pagamento de contas, entre outras.

A conta poupança, por outro lado, é usada para guardar dinheiro e conseguir rendimento. Por isso, é recomendado não movimentar o valor aplicado na conta poupança.

Vantagens e desvantagens da conta corrente

As principais vantagens da conta corrente são a facilidade para realizar transações bancárias, possibilidade de conseguir empréstimos e realizar investimentos.

Já as desvantagens são as cobranças geradas caso o correntista ultrapasse o limite especial oferecido pelo banco. Além disso, apesar de muitas instituições, principalmente as digitais, não cobrarem taxas, alguns cobram valores altos.

Vantagens e desvantagens da conta poupança

As principais vantagens da conta poupança são o rendimento automático, a segurança e a isenção do Imposto de Renda para Pessoa Física.

Ainda que o rendimento não seja muito alto quando comparado com outros investimentos disponíveis no mercado, essa é uma opção bastante segura. Além disso, a facilidade de abertura da conta poupança é uma grande vantagem, já que não impede negativados.

Uma das desvantagens da conta poupança é o prazo de 30 dias para contabilizar o rendimento, ou seja, o dinheiro não deve ser movimentado durante esse período para que haja rendimento. Além disso, como dissemos anteriormente, a poupança rende menos comparada com outros tipos de aplicações.

O que acontece se não movimentar a conta poupança?

Caso o cliente não movimente a conta poupança, alguns bancos podem bloqueá-la. Sendo assim, ao abrir a sua conta, prefira colocar um valor inicial para não ter a conta bloqueada por inatividade.

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

Para saber se uma conta é poupança ou corrente, basta visualizar os números dos cartões. Apesar de serem semelhantes, existe uma diferença nos três números da operação.

Vale lembrar que cada banco tem um estilo próprio de diferenciar os cartões e os números de ambas as contas. Verifique com o seu banco para não se confundir na hora de usá-los.

Descomplicamos?

O nosso objetivo é descomplicar todos os assuntos sobre finanças e economia, bem como te ajudar a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartões, contas digitais e empréstimos!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir