Qual é a lei do inquilino?
Na hora de alugar um imóvel, para que se tenha uma boa relação contratual, o locador e inquilino devem conhecer bem seus direitos e deveres. Até porque os principais problemas nesse tipo de contrato estão na maioria das vezes relacionados com a divisão de responsabilidades, entre as duas partes.
Esses direitos e deveres são garantidos pela Lei do Inquilinato e devem ser obedecidos mesmo em contratos informais.
O que é a Lei do Inquilinato?
A Lei do Inquilinato (nº 8.245/91) foi criada em 1991 e serve para garantir o conforto e evitar futuras dores de cabeça para ambas as partes.
Ela estabelece regras para o inquilino e também para o proprietário do imóvel, que diz respeito aos prazos do contrato, taxas, estado de conservação do imóvel, aluguel e danos. Pensando na complexidade dessas relações, resolvemos abordar alguns pontos fundamentais dessa lei, para que você entenda quais são seus direitos e deveres.

Direitos do inquilino
Receber o imóvel em perfeito estado
O inquilino deve receber o imóvel em boas condições de uso, por isso, fica a cargo do proprietário corrigir todos os problemas do imóvel antes da locação.
Para garantir esse direito, as imobiliárias fornecem um laudo de vistoria que determina se o ambiente está em condições para o uso. Essas informações ficam registradas para o final do contrato, já que o imóvel deve ser devolvido no mesmo estado em que foi locado.
Isenção de despesas extraordinárias do condomínio
O proprietário tem o dever de arcar com as despesas extraordinárias em caso de imóvel em condomínio. Essas despesas dizem respeito a: reformas no prédio, iluminação externa, instalação de equipamentos de segurança e incêndio, indenizações trabalhistas, dentre outras.
O morador tem o dever de pagar somente despesas ordinárias do condomínio, ou seja, as que se referem aos gastos de manutenção, limpeza e zeladoria.
Indenização por reformas e benfeitorias
Em caso de benfeitoria necessária, ou seja, reparos no imóvel, o inquilino tem direito a ser ressarcido.
As benfeitorias necessárias, conforme a Lei do Inquilinato, são aquelas que ajudam a manter a boa condição de uso do imóvel, como: instalações elétricas, reparos no encanamento, dentre outras.
Preferência de venda
O inquilino tem prioridade na compra do imóvel, caso o proprietário decida vendê-lo. Além disso, o artigo 27 da seção V da Lei do Inquilinato diz que as condições e valores devem ser as mesmas para o inquilino, ou seja, não podem ser oferecidos valores ou circunstâncias de negócio diferenciadas.
Deveres do inquilino
Pagar pontualmente o aluguel e demais despesas de locação
Manter-se em dia com o aluguel é o primeiro passo para garantir a tranquilidade das relações com o proprietário.
O locatário que não cumprir com o pagamento pode pagar juros, desde que previsto no contrato e até sofrer uma ação de despejo
Zelar com a propriedade
O inquilino deve devolver o imóvel com o mesmo estado em que recebeu, por isso, cabe a ele zelar com a propriedade e, se o imóvel sofrer algum dano, deverá ser consertado antes da devolução.
Modificações
O inquilino não pode fazer modificações no imóvel alugado sem o consentimento prévio do proprietário.
Pagar as despesas de telefone, luz e demais serviços
Todos os serviços contratados pelo inquilino são de responsabilidade dele, isso envolve parcelas e instalação de energia, telefone, internet, dentre outros. Além disso, caso esses serviços já estejam instalados, será necessária a troca de titularidade.
Respeitar as regras do condomínio
Cada condomínio tem suas regras, geralmente elas se tratam de barulho, objetos na sacada e animais. Portanto, atente-se às regras do seu condomínio para não sofrer punições.
Se o imóvel receber uma punição por descumprimento de alguma regra, quem arca com a responsabilidade é o inquilino.
Para que os direitos e deveres sejam cumpridos por parte do inquilino e do proprietário, é necessário que haja transparência nas cláusulas do contrato e responsabilidade por parte de ambos.
Você é ou já foi inquilino de um imóvel? Conta para a gente sobre a sua experiência. Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que entraremos em contato com você.
Até a próxima! 😉

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário