Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Qual é o valor da aposentadoria do MEI?

Por Camila SilveiraPublicado em

Você deve saber que é de interesse de todo trabalhador, inclusive do MEI (Microempreendedor Individual), entender tudo sobre os valores da aposentadoria e os seus benefícios. Afinal, todo mundo trabalha muito, durante um bom período de tempo e deseja profundamente um descanso bem remunerado.

Saiba que, o valor da aposentadoria é tão importante quanto conhecer quais são os procedimentos necessários para recebê-la. Portanto, se você é um microempreendedor individual e quer saber o que é preciso fazer para ganhar a sua aposentadoria e qual é o seu valor, continue com a gente para esclarecer todas essas dúvidas.

MEI tem direito a aposentadoria?

Sim, ele tem direito a aposentadoria e diversos outros benefícios. Por isso, é importante saber que é preciso contribuir mensalmente no DAS-MEI e entregar a declaração anualmente no DASN-MEI. Afinal, são essas condições que possibilitam o microempreendedor individual de desfrutar de seus benefícios.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Aposentadoria por idade

De acordo com a Previdência Social, as idades mínimas para se aposentar são: 60 anos para mulheres e 65 anos para homens e essas regras não se alteram no caso do MEI. Entretanto, para ter direito a aposentadoria por idade, além de ter a idade mínima exigida, é necessário ter feito uma contribuição por, no mínimo, 15 anos com a Previdência.

Por isso, é importante ressaltar que as contribuições mensais e anuais solicitadas são tão significativas, pois o atraso do pagamento delas pode impedir o MEI de ter acesso a sua aposentadoria e aos outros benefícios disponíveis.

Aposentadoria por invalidez

Para o trabalhador conseguir se aposentar por invalidez, é necessário que ele tenha feito uma contribuição com a Previdência Social, por 12 meses. Porém, em alguns casos de doenças previstas em leis, não é exigido o tempo de carência, entretanto, essas circunstâncias precisam ser analisadas pela Previdência no momento em que a aposentadoria for solicitada.

Qual é o valor da aposentadoria do MEI?

A contribuição para o DAS-MEI define qual será o valor da aposentadoria do microempreendedor individual. O valor da contribuição é de 5% do salário mínimo, entretanto, não dá direito a aposentadoria por tempo de contribuição e não supera o valor de um salário.

Porém, existe a possibilidade do MEI fazer contribuições complementares na GPS (Guia da Previdência Social) com o valor de mais 15% e, desta forma, conseguir obter a aposentadoria por tempo de contribuição e um descanso remunerado superior ao valor do salário mínimo. 

Mas considere recomendável ir até uma agência do INSS ou informar o seu contador para saber qual é o tempo necessário de contribuição complementar para conseguir obter o valor de aposentadoria que você deseja.

Acompanhe a sua aposentadoria

É muito importante planejar a sua aposentadoria, em vista disso, vá até uma agência INSS e faça um acompanhamento. Desta forma, você saberá quanto tempo de contribuição é necessário para obter o valor que deseja e saberá investir o seu dinheiro de forma correta.

A aposentadoria é indispensável na vida de todo trabalhador, pois é ela que garante conforto e a qualidade de vida. Tenha sempre em mente que o dinheiro que você está aplicando para o seu futuro é somente para você. Portanto, não pense que ela não tem de ser planejada.

Por fim, procure separar economias além do dinheiro da sua aposentadoria, assim, você não precisará gastar dinheiro do seu investimento em casos de imprevistos e emergências.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Algar Telecom: conheça os diferentes planos de celular

Placa Mercosul: como é o emplacamento em outros países e quais as diferenças

Hotmart Pocket: dúvidas frequentes

Como colocar a nova placa Mercosul?

Placas Mercosul: conheça seu histórico e os preços em cada estado

Placa Mercosul: dúvidas frequentes

Saiba o que mudou no projeto das placas do Mercosul e tire suas dúvidas

Banco digital ou banco tradicional: qual o melhor?