Qualificação cadastral do eSocial: aprenda como fazer a consulta
Toda empresa, hoje em dia, precisa utilizar o eSocial, plataforma que passou a ser obrigatória no Brasil desde janeiro de 2008 para empreendimentos de qualquer porte e segmento. Contudo, quando chega o momento de implementar esse sistema, você deve entender a importância da qualificação cadastral.
Portanto, neste artigo, vamos apresentar os principais detalhes que envolvem esse processo de regularização do cadastro dos trabalhadores no banco de dados da empresa.
O que você procura?
O que é o eSocial e como ele funciona?
O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é uma plataforma criada pelo governo para evitar a aglomeração de papéis.
Além disso, seu objetivo principal é o de reunir e padronizar o envio de dados trabalhistas, tributários, fiscais e previdenciários a respeito dos trabalhadores da sua empresa.

Vale destacar ainda que ele esse sistema oferece diversas vantagens tanto para o seu negócio, como para os funcionários. Exemplos:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Mais facilidade para compreender os dados expostos na plataforma, já que todas as informações que estão presentes no eSocial são organizadas em eventos (eventos iniciais, eventos de tabela e eventos não periódicos);
- Mais garantia dos direitos trabalhistas;
- Mais segurança para evitar problemas na hora de transmitir as informações;
- Mais transparência em relação às informações disponibilizadas pelas empresas;
- Mais praticidade para acessar toda a ficha funcional dos colaboradores, com o intuito de analisar como está a situação deles na empresa.
O que é a qualificação cadastral do eSocial?
Como já adiantamos, a qualificação cadastral nada mais é do que a regularização das informações do seus funcionários no cadastro do banco de dados da empresa.
Este procedimento serve, sobretudo, para dar mais confiabilidade nos dados que foram cadastrados no eSocial, justamente porque eles precisam estar de acordo com as informações disponíveis na base de dados do CPF e do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Como fazer a qualificação cadastral do eSocial?
A qualificação cadastral no sistema do eSocial deve ser feita antes de a empresa enviar qualquer evento para essa plataforma.
Por isso, no portal do eSocial, existe uma ferramenta gratuita de Consulta de Qualificação Cadastral.
Com esse recurso, você poder ver todos os dados do trabalhador que a empresa tem acesso e, ainda, conferir se o cadastro dele está correto ou se há algum tipo de inconsistência que precisa ser corrigida. Dito isto, você pode fazer a qualificação cadastral do eSocial de duas maneiras:
Qualificação cadastral por módulo lote
Nesta opção, o empregador tem a liberdade de enviar um arquivo de texto integrado, documento este que possui os dados de todos os funcionários da empresa. Assim, fica bem mais fácil de otimizar a emissão e transmissão dos dados solicitados.
Para quem é indicado?
Empresas de grande porte, ou seja, aquelas que possuem uma grande quantidade de trabalhadores.
Qualificação cadastral por módulo web
Por outro lado, nesta alternativa você pode fazer a emissão e transmissão dos dados diretamente pela web. Só será necessário utilizar o layout sugerido pelo portal do eSocial.
Para quem é indicado?
Ideal para empresas que possuem um quadro de poucos funcionários.
Veja como fazer a consulta da qualificação cadastral
- Para isso, basta acessar o portal do eSocial;
- Vá até o rodapé da página principal e clique em "Consulta Qualificação Cadastral";
- Ao ser redirecionado, selecione o módulo de pesquisa que deseja realizar;
- Escolha a opção "Consulta Qualificação Cadastral online" para ver informações de até dez trabalhadores;
- Escolha a opção "Consulta Qualificação Cadastral em lote" para ver informações de mais de dez trabalhadores;
- Agora, será preciso, informar os dados de cada funcionário da sua empresa, digitando as informações exatamente como estão nos documentos do trabalhador;
- Logo em seguida, clique em "Adicionar", depois em "Consultar";
- Se aparecer aparecer na tela que os dados do colaborador estão incorretos, a plataforma do eSocial vai oferecer as orientações necessárias para corrigir esses erros.
Conteúdos que você precisa conhecer
Para complementar a sua leitura, fizemos uma seleção de artigos para você:
- O que é logística reversa e como aplicá-la em sua empresa;
- Fluxo de Caixa: saiba o que é e a importância para o seu negócio;
- Coronavírus: como estreitar relação com clientes na crise?.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você. Em casos de dúvidas ou sugestões, pode enviar o seu comentário que vamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário