Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quando devo fazer um empréstimo para refinanciar dívidas?

Por OnidataPublicado em

Segundo levantamento feito pelo Serasa mais de 63 milhões de brasileiros estão com algum tipo de dívida que não está conseguindo cumprir com o pagamento e está inadimplente.

Dívidas sempre ocasionam bastante dor de cabeça. E muitas vezes as pessoas recorrem a medidas desesperadas na tentativa de quitá-las. E empréstimos mal negociados não são incomuns nesse panorama. E é neste contexto que reside o problema. Não exatamente o fato de fazer o empréstimo, mas a forma como este pode ser negociado.

Confira aqui algumas dicas de como refinanciar suas dívidas e se é vantajoso – ou não – recorrer a esta alternativa.

O que é um empréstimo para refinanciar dívidas?

O empréstimo para refinanciar dívidas consiste em um valor para quitar uma pendência anterior, levantado por meio de uma instituição financeira.

Normalmente, recorre-se a este tipo de empréstimo quando você já não consegue pagar o cartão de crédito, que está no rotativo, ou se já perdeu o controle no uso do cheque especial, deixando as dívidas chegarem a uma taxa altíssima de juros, entre outras situações.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pessoas que precisam limpar o nome por conta de alguma situação também tendem a recorrer ao empréstimo para quitação de dívidas.

Vale a pena fazer um empréstimo para quitar dívidas?

Não existe uma resposta única para tal questionamento. Tudo irá depender da situação, mas é inegável que em determinadas situações recorrer a um empréstimo é inevitável.  Contudo, é preciso saber em quais situações essa opção é viável e como proceder da melhor forma visando evitar novas dores de cabeça.

Quando é vantajoso o empréstimo para pagar dívidas?

Juros mais baixos

O empréstimo para pagar dívidas é vantajoso quando os juros do empréstimo que você está solicitando é menor que o juros da dívida atual. Geralmente os juros cobrados em cartão de crédito e cheque especial são superiores ao do empréstimo pessoal. Outra coisa importante a ser observado é, se o novo empréstimo irá cobrir integralmente o valor da dívida.

Mas é importante ficar atento ao valor da parcela do novo empréstimo e verificar se você tem condições de arcar com este compromisso mensal, porque um custo mensal maior que você não consegue arcar, pode gerar uma nova inadimplência e gerar mais dívida.

É preciso averiguar também se você tem condições de arcar com o número de parcelas. Isso porque é preciso assegurar que existe um planejamento mensal para quitar o débito.

Também é fundamental verificar quais as tarifas que serão cobradas para este novo empréstimo. Se a soma dos valores das tarifas for inferior ao custo das taxas da dívida a ser paga, o investimento é válido e , neste caso, você deve fazer um novo empréstimo.

Portabilidade do crédito

A portabilidade do crédito é uma alternativa quando você tem a possibilidade de portar o empréstimo para uma nova instituição financeira que oferece taxas mais baixas e com melhores condições para você continuar cumprindo o pagamento da sua dívida.

Renegociação

Outra possibilidade é entrar em contato com as instituições financeiras que você está inadimplente e propor uma renegociação da dívida. Solicitando um desconto sobre o saldo devedor para pagamento com um prazo menor, caso seja possível.

Outra opção é solicitar um parcelamento mais longo com uma prestação mensal que caiba dentro do seu orçamento mensal.

Afinal quem tem diferentes pendências financeiras, como – dívidas com cartões de crédito distintos – recorrer a um empréstimo acaba sendo uma alternativa assertiva.

Crédito Consignado

Para quem deseja limpar o nome com certa urgência, recorrer a empréstimo é uma decisão inevitável também. Ter o nome negativado em instituições de proteção ao crédito traz vários problemas e impedimentos.

E sim, existem alternativas de empréstimos para quem está com o nome em instituições de proteções ao crédito, como o Crédito Consignado. Nesta modalidade a instituição financeira tem a garantia do recebimento, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário do colaborador.

Contudo, é muito importante ter precaução para fazer empréstimos. As vezes o anseio em quitar as pendências financeiras pode levar pessoas a caírem em golpes, negociando créditos fáceis e de qualquer forma.

Conheça a Onidata

A Onidata é uma plataforma de crédito digital, 100% em cloud computing, que oferece toda a infraestrutura de TI para bancos, financeiras e fintechs em white label. Com um sistema completo de crédito do front-end ao back-office. Os serviços são oferecidos em SaaS e todas as funcionalidades estão em APIs.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Onidata

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade. Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos