Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quanto tempo demora uma TED?

Por Claudia BorgesPublicado em

Se você já precisou realizar uma transferência bancária, provavelmente se deparou com a sigla TED, não é mesmo? TED é a Transferência Eletrônica Disponível, e é usada quando alguém deseja enviar dinheiro para outra conta, seja do mesmo banco ou de instituições financeiras diferentes. Quer saber mais? Continue a leitura para conferir todos os detalhes.

Quanto tempo demora uma TED?

Desde janeiro de 2019 não existe valor mínimo para fazer uma transferência via TED. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) eliminou o valor mínimo, para facilitar a operação dos consumidores.

No geral, a transferência via TED leva até 30 minutos para estar disponível para o destinatário, porém, isso vai depender muito do banco pela qual ela foi realizada. Em algumas instituições financeiras o tempo é de até duas horas. Além disso, existem algumas regras sobre o horário que a transação é realizada. Para entender melhor, veja:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Transações feitas dentro do horário bancário (até as 17h): prazo de até duas horas para estar disponível na conta destino;
  • Transações feitas após as 17h: estará disponível no próximo dia útil.

Vale ressaltar que sábado não é considerado um dia útil para os bancos e, portanto, TEDs feitas após às 17h de uma sexta-feira, por exemplo, só vão compensar na segunda-feira, caso seja um dia útil.

Como fazer uma transferência via TED

Para mandar dinheiro por alguém via TED é necessário:

  • Nome do banco para o qual será feita a transferência;
  • Número da agência;
  • Número da conta;
  • Tipo de conta (se a conta é corrente ou poupança);
  • CPF do titular da conta destino.

Em alguns casos o código do banco pode ser solicitado no momento da transferência. Trata-se de um úmero definido pelo Banco Central para cada instituição financeira. Você pode conferir a tabela no artigo abaixo:

Além disso, alguns bancos podem cobrar uma taxa para realizar TED, dependendo do pacote de benefícios que o usuário possui.

Quanto tempo demora uma TED entre bancos diferentes?

Quando a TED é feita antes das 17h, pode demorar cerca de 30 minutos a duas horas para cair na conta do destinatário, independentemente se for do mesmo banco ou para bancos diferentes.

Por que a TED não caiu na conta do destinatário?

Em alguns casos, mesmo após o duas horas, a TED pode não cair na conta do destinatário. Isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Horário da TED: se você fez uma TED após as 17h, o valor só vai cair no dia útil seguinte;
  • Dias não úteis: a TED só cairá no mesmo dia se for feita dentro do horário bancário e em dias úteis. Se sua TED não caiu em até duas horas, pode ser que você tenha feito a transferência em um sábado, domingo ou feriado;
  • Dados incorretos: caso um dos dados do destinatário estejam incorretos, a TED não é realizada e o valor é estornado, voltando para a conta de origem;
  • Agendamento: se sua TED não caiu em até duas horas, pode ser que você tenha escolhido a opção "Agendar" na hora da transferência, que agenda uma data para a transferência do dinheiro;
  • Instabilidade bancária: se sua TED não caiu e não foi pelos motivos citados acima, pode ser que seu banco ou o banco de quem vai receber a TED esteja com instabilidade no sistema.

O que fazer quando a TED não cair na conta do destinatário?

Caso você tenha feito a TED depois das 17h ou em dias não úteis, aguarde, pois o valor vai ser compensado somente no dia útil seguinte. Agora, se foi por erro nos dados pessoais ou da conta do destinatário, o valor será estornado automaticamente para sua conta em até um dia útil.

Em caso de instabilidade no sistema do banco, o ideal é entrar em contato com a instituição financeira para conferir quando tudo deve se estabilizar.

Pix: uma alternativa para a TED

O sistema de pagamentos do Banco Central, Pix, pode ser uma alternativa para quem deseja que uma transferência seja compensada mais rápido. No Pix um valor não demora até duas horas para cair na conta.

As transferências feitas através do Pix são instantâneas e o valor cai em até dez segundos, mesmo em finais de semana e feriados. Outra vantagem do sistema é que o Pix é 100% gratuito para Pessoas Físicas e para Pessoas Jurídicas alguns bancos cobram um valor muito baixo.

Descomplicamos?

Descomplicamos a TED para você? Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários e responderemos em breve. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio