Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quem conseguiu economizar na quarentena já pensa em viajar

Por Camila SilveiraPublicado em

O distanciamento social, recomendado para conter a pandemia da Covid-19, exigiu que os planos de viagens de muitas pessoas fossem adiados. No entanto, o momento de colocar o pé na estrada já está sendo vislumbrado por quem economizou dinheiro durante a quarentena e esperava o avanço da vacinação.

Com 90% da população maior de 18 anos vacinada com a primeira dose no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a expectativa é que o fim de ano seja movimentado para o setor de turismo.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que representa mais de 2,2 mil agências no país, já registrou aumento na procura por viagens para os meses de setembro a dezembro de 2021. O Nordeste é o destino preferido dos viajantes.

Se depender das pessoas que organizaram suas finanças para viajar quando a pandemia apresentasse sinais de melhora, o movimento no turismo vem mesmo aí. Esse é o caso de Pedro Rocha, de 27 anos, que começou a se programar após ter a previsão de receber a vacina em agosto.

Devido à pandemia, o estudante de mestrado em Comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deixou Belo Horizonte, onde morava sozinho, para voltar à casa da família, em Mariana (MG).

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Com a diminuição dos gastos com moradia, contas e alimentação, ele conseguiu poupar dinheiro e agora pretende usar parte da quantia para uma viagem a Natal (RN), entre dezembro deste ano e janeiro de 2022.

"Desde julho do ano passado comecei a colocar dinheiro em uma conta que tem rendimento automático para viajar assim que a pandemia melhorasse. Como diminuí meus gastos, consegui guardar um valor por mês. Agora, comecei a olhar passagem de avião e estou em busca de um período em que esteja mais barata", conta.

Depois que a pandemia começou, Pedro se manteve em casa e não realizou nenhuma viagem até então. 

"Se não fosse a vacina, eu não ia viajar tão cedo. Como já estarei vacinado e ficarei na casa de uma amiga, me sinto mais confortável e seguro para ir", ressalta.

De acordo com uma pesquisa chamada Raio-x do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 36% dos brasileiros conseguiram guardar dinheiro em 2020.

Apesar da pandemia ter interferido muito na renda da população, o número mostra que parte das pessoas teve condições para poupar algum valor. Deixar de sair foi a maior fonte de economia.

Investir para viajar

A jornalista Priscila Mendes, de 36 anos, já começou a resgatar seu dinheiro aplicado em investimentos para viajar pelo país. Em agosto de 2021, ela realizou sua primeira viagem desde o início da pandemia para Curitiba (PR), e já está com a agenda planejada até 2026.

"Os próximos destinos são um fim de semana em Holambra (SP) em setembro e outro fim de semana em Campos do Jordão (SP) em dezembro. E vou passar a virada do ano com parentes já vacinados no interior do Espírito Santo, na roça".

Para que isso fosse possível, ela começou a se programar em fevereiro deste ano.

"Sempre que planejo uma viagem é com antecedência, daí vou guardando dinheiro em CDBs e LCI/LCA com data de vencimentos para a retirada próximo à data da viagem", explica. 

A jornalista não determina um valor fixo para aplicar mensalmente, no entanto, varia o investimento de valores mais baixos, como R$ 50, a quantias mais altas, chegando a R$ 300.

No planejamento para as viagens, a segurança em relação à pandemia continua. "Tenho dado preferência para viagens nacionais e mais curtas, de, no máximo, uma semana. Já o transporte tenho optado pelo aéreo porque parece ser mais higienizado. A hospedagem tenho feito em hotel. Abri mão do hostel neste período", comenta.

Como planejar as próximas viagens?

Quem pretende viajar no fim de ano, mas ainda não planejou as finanças, deve começar o quanto antes, segundo Caio Ávila, private banker do banco Inter.

"Você vai ter um prazo menor, então vai ter que pagar mais caro, mas já tem que começar a se planejar de uma vez", indica o especialista.

De acordo com o especialista, o primeiro passo para se organizar é ter uma estimativa de quanto vai gastar e estabelecer um orçamento para não ter surpresas. Outro ponto essencial é definir se o gasto com o passeio será incluído no planejamento mensal ou se será feito um investimento para a viagem.

Para quem pensa em investir, Caio Ávila aconselha: "tem que ser via Renda Fixa". Isso porque o ideal é casar o prazo de resgate do dinheiro com o fluxo de caixa da viagem. Se você vai viajar daqui a três meses, por exemplo, investir em uma Renda Fixa de 90 dias pode ser a opção ideal.

Além de investir, outra dica do private banker é a compra regular do dólar e euro para quem tem planos de viajar para fora do país. 

"É importante que compre dólar e euro todo mês, porque não adianta tentar adivinhar se vai estar caro ou barato. O ideal é comprar todo mês para ficar tranquilo", aconselha.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se meu celular foi clonado?

Como descobrir CPF pelo nome? Veja se é possível

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber