Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quem define a Taxa Selic?

Por Thais SouzaPublicado em

Você já deve ter ouvido falar no aumento ou diminuição da Taxa Selic nos noticiários, não é mesmo? Ela é a taxa básica de juros do brasil e influencia várias operações financeiras. Mas, quem define se ela estará alta, baixa ou estável? Neste artigo vamos explicar todos os detalhes para você.

O que é Taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela tem um papel muito importante para o país, já que influencia todas as demais taxas de juros aplicadas. Ou seja, se ela estiver alta ou baixa, vai influenciar positiva ou negativamente nos juros de empréstimos, financiamentos e até no rendimento de investimento do mercado financeiro. 

Ela foi criada para controlar a moeda. Quando o Banco Central quer adotar uma política expansionista, estimulando o consumo e consequentemente o crescimento econômico, ele diminui os juros. Porém, esse movimento é muito cauteloso, pois se incentivar demais pode trazer o aumento de preços e o descontrole da inflação.

Quem define a Taxa Selic? 

Quem define o valor da Taxa Selic é o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom. Ela é definida a cada 45 dias, onde os membros do colegiado do BC se encontram em duas reuniões decisivas. O comitê foi criado em junho de 1996 com o objetivo de estabelecer um processo de definição da política monetária e aprimorar sua transparência.

Os membros do Copom podem diminuir, aumentar ou manter a Taxa Selic estável. Essa decisão envolve vários fatores, como: a situação da inflação no país, o dólar, dentre outros. Depois, o resultado da alteração no valor da Taxa Selic é divulgado para o mercado.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Qual o valor da Taxa Selic hoje?

O Copom decidiu manter a Taxa Selic em 2% ao ano em sua última reunião realizada em janeiro, é o patamar mais baixo da série histórica do país. A taxa básica de juros está sendo mantida a 2% desde agosto de 2020. 

Porém, a partir de março isso pode mudar. A expectativa do mercado é que o Banco Central aumente em, pelo menos, 0,25 ponto percentual na Taxa Selic, tendo em vista a pressão da inflação nos últimos meses no país.

Como dito anteriormente, o Copom faz reuniões a cada 45 dias, são oito encontros por ano. O calendário do Copom para 2021 foi divulgado pelo Banco Central recentemente. Veja as datas:

  • 19 e 20 de janeiro;
  • 16 e 17 de março;
  • 4 e 5 de maio;
  • 15 e 16 de junho;
  • 3 e 4 de agosto;
  • 21 e 22 de setembro;
  • 26 e 27 de outubro;
  • 7 e 8 de dezembro.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas em relação à definição da Taxa Selic no país. Se ainda restou alguma, deixe seu comentário abaixo. Aproveite e leia também: 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios