Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão
Se sente estagnado e sem novos desafios? Nesses casos, a mudança de carreira começa a se tornar uma opção a ser considerada, mas, ao mesmo tempo, as dúvidas também começam a surgir. Fugir de uma rotina que você já está acostumado pode ser um desafio, mas se realmente é o que deseja, o desafio pode ser tornar uma grande conquista.

Não se sinta sozinho, pois a pesquisa da Kaspersky mostrou que em 2021, 53% dos profissionais brasileiros consideram mudar de emprego nos próximos 12 meses.
O hábito de trabalhar presencialmente mudou, e com essas mudanças surgiram novos desafios por conta da pandemia. Ao analisar por outro lado, algumas portas se abriram com o trabalho remoto. Agora, aquele que busca um novo desafio ou uma recolocação profissional, em muitos casos, não precisa estar fisicamente presente no seu ambiente de trabalho.
Mas os antigos questionamentos ainda prevalecem para quem considera se demitir do atual emprego, como: carreiras pouco atrativas, mal remuneradas ou a falta de perspectiva a longo prazo.
Selecionamos três dicas para que o processo de mudança de profissão seja mais tranquilo. Confira:

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Observe o mercado de trabalho
Analise os principais motivos para que você realize essa mudança de carreira. A baixa remuneração é um dos mais comuns, mas em outros casos, a atratividade e os desafios de algo novo, é o que mais chamam a atenção.
Segundo a pesquisa, feita em março de 2021, os principais motivos que fazem com que os brasileiros mudem de profissões, são:
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%);
- Deseja um salário melhor (49%);
- Função mais significativa (31%);
- Reduzir a quantidade de tempo trabalhado ou o stress gerado pelo trabalho (31%);
- Trabalho por prazer (14%).
Pondere entre os diferentes motivos que te levam a tomar essa decisão e entenda o porquê. Avalie a concorrência entre as novas vagas e como as disputas nos processos seletivos funcionam.
Conheça a nova área
Invés de fazer suposições sobre a nova área que você deseja trabalhar, pesquise sobre ela. Relatos próximos, vídeos na internet, guias, entre outras opções para não aumentar as chances de fazer uma escolha ruim.
Saiba os pontos chaves que devem ser analisados antes de mudar de carreira:
- Confira a média salarial;
- Converse com profissionais que atuam na área;
- Veja quais são os principais requisitos que o trabalho exige;
- Analise o estilo de vida de quem trabalha na área;
- Por fim, mas não menos importante, veja se essa mudança é o que você verdadeiramente deseja.
Se prepare para começar do "zero"
Mesmo com experiência em outra área, será necessário abdicar um pouco dos conhecimentos que sempre foram utilizados para dar espaço a novos aprendizados. Ao entrar em uma nova empresa, novos desafios surgirão, relações e conquistas, mas esteja aberto a isso.
Por exemplo, ao estar há mais tempo na mesma empresa, geralmente o nível de senioridade aumenta. Portanto, leve em consideração migrar para uma área mais iniciante e, por consequência, com menor remuneração.
Que tal criar uma reserva financeira antes de mudar de cargo? E claro, reduzir os gastos.
Leia também:
- Dicas de como mandar bem em uma entrevista de emprego online
- Como buscar vagas de emprego no Google?
- Como conseguir um emprego
Informamos?
Esperamos ter ajudado com essas informações. Se tiver alguma dúvida, faça um comentário. Até breve!
Deixe seu comentário