Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Real digital: como vai funcionar a moeda virtual brasileira?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Na atualidade, o uso do dinheiro físico deixou de ser a prioridade de muitos brasileiros. A praticidade de utilizar um cartão de crédito ou Pix revolucionou as formas de pagamento. Com isso, o Banco Central planeja dar um próximo passo e criar o Real digital, a nova moeda virtual brasileira, também chamada Central Bank Digital Currency (CBDC). 

Ainda não foi definida a data de lançamento da moeda digital brasileira, mas o Banco Central já iniciou os estudos de implementação e tem expectativas de circulação até 2024. 

Real digital: como vai funcionar a moeda digital brasileira? 

O Real digital tem demonstrado um grande potencial de se tornar a moeda digital brasileira e ter o mesmo valor do dinheiro tradicional físico. Afinal, essa espécie de moeda vai contar com a validação do Banco Central, a instituição responsável por regular toda a política monetária do Brasil. 

Muitas dúvidas podem surgir com essa novidade e a principal delas diz respeito a uma comparação feita entre a real digital e uma criptomoeda.  

Uma criptomoeda não detém as características de uma moeda – ou seja de meio de troca, de reserva de valor e de unidade de conta – mas, sim, as características de ativo, por isso preferimos se referir a elas pelo termo criptoativo", afirma o BC.

Portanto, fica esclarecido de que a CBDC será uma nova forma de representar a moeda física que já é emitida pelo Banco Central. Diferente da criptomoeda que não representa nenhuma moeda física, mas pode ser convertida. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que muda com o Real digital? 

Após a implementação do Real digital, os brasileiros vão contar com uma carteira virtual que poderá ser utilizada como qualquer outra forma de pagamento já disponível. 

Além disso, os usuários terão permissão de realizar transações em "contratos inteligentes" digitais. Isso significa que todo cidadão com a carteira virtual poderá elaborar um contrato digital com interesse de compra. 

Por exemplo: caso você queira comprar um carro usado, poderá fazer um contrato digital e colocar os valores do Real digital, mas o dinheiro ficará parado e a transferência será concluída somente após os documentos do veículo estiverem no nome do novo dono. 

Outra categoria também será implementada, a chamada "entrega contra pagamento" permitirá que você faça transações de câmbio através do Real digital.

E aí, gostou da novidade? 

Essa digitalização ajudará na evolução monetária do país! E você, gostou de entender um pouco mais sobre a moeda virtual? Se sim, não esqueça de curtir. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?