Foregon.comConteúdos

Receita Federal alerta sobre golpe aplicado nas redes sociais

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Segundo um estudo da Konduto, empresa especializada em segurança online, a cada cinco segundos uma pessoa ou empresa cai em algum golpe online. A Receita Federal, por exemplo, fez anuncio, recentemente, alertando a população sobre um golpe que vem sido aplicado por meio das redes sociais, envolvendo o nome da instituição.

Conheça o golpe online alertado pela Receita Federal

A Receita Federal alertou em sua plataforma que um golpe online vem sido aplicado em seu nome. Funciona assim: o golpista estabelece um relacionamento amoroso virtual com a vítima, alegando que mora no exterior e que possui boa condição financeira. 

Então, o golpista simula o envio de uma encomenda para o Brasil e nela, conteria parte dos itens necessários para sua mudança para o país ou então finge enviar um presente para a vítima. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Depois disso, o golpista alega que a encomenda estaria retida na Alfândega e pede para a vítima fazer um depósito ou transferência para realizar a liberação.

A vítima, por sua vez, acaba acreditando na história já que tudo parece ser muito real, o golpista encaminha mensagens com informações de contatos falsos de Fiscais da Receita Federal, para dar uma aparência de legitimidade à farsa.

Dessa forma, quando a vítima deposita ou faz a transferência do valor, o golpista tem acesso ao dinheiro e desaparece. 

Orientações da Receita Federal para evitar o golpe online 

  • A Receita Federal nunca liga ou manda mensagens de cobrança de pagamento para liberação de mercadorias; 
  • O pagamento de tributos federais é sempre será feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF);
  • O pagamento desses tributos nunca será feito por meio de depósitos ou transferências bancárias; 
  • Caso exista uma encomenda por via postal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é quem fica responsável pelos procedimentos;
  • Se a encomenda vier por Remessa Expressa (Courrier), deve ser por meio de uma das empresas habilitadas pela RFB.

Por fim, caso você desconfie de que está sendo vítima de um golpe como esse, procure a Delegacia de Polícia Civil Especializada mais próxima de você para fazer uma denúncia.

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Como redatora, preza por conteúdos completos, passados de forma simples. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro. Nas horas livres, a Thais gosta de ler e cozinhar. “Sou apaixonada pelo universo de investimentos, o que me motiva é ter a oportunidade de ajudar você, de maneira simples e descomplicada. Meu objetivo é te ajudar com uma informação rápida e prática. E o que mais me deixa feliz é o seu comentário.”

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Black Friday 2020: a edição que está gerando altas expectativas

  • Dicas financeiras

    Como gerar boleto no Nubank?

  • Dicas financeiras

    Mercado Pago: como adicionar dinheiro?

  • Dicas financeiras

    Dicas de como você pode ganhar dinheiro viajando

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras