Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Receita Federal informa que R$ 295 milhões em restituições aguardam resgate

Por Sabrina VansellaPublicado em

Se o contribuinte possui direito à restituição do Imposto de Renda, porém não informou a conta bancária para o depósito, ou os dados estão incorretos, o valor é depositado diretamente ao Banco do Brasil.

O recurso fica disponível para resgate por um ano, a partir da liberação do pagamento. Por conta disso, a Receita informou que R$295 milhões de restituições aguardam Regaste. Este valor corresponde a 462.227 restituições que vieram de lotes residuais do Imposto de Renda dos anos anteriores.

Geralmente, ocorre de muitas pessoas não conhecerem a possibilidade de Regatar estes valores, e, por conta disso, não utilizam o dinheiro que poderia ser de grande ajuda financeira.

O que é a restituição?

A restituição do Imposto de Renda é o valor que o contribuinte pagou a mais de imposto no ano anterior e que pode ser ressarcido pela Receita Federal, se houver comprovação da cobrança excedente.

O valor será devolvido na conta bancária indicada para declaração, onde o contribuinte é informado durante o preenchimento através do aviso "Imposto a restituir". A quantia será atualizada pela taxa Selic e acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega de declaração até o mês anterior ao pagamento mais 1% no mês do depósito.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Quem tem direito?

Caso você tenha se esquecido da restituição ou ficou aguardando incansavelmente o depósito ser feito na sua conta, saiba que isso pode não ter acontecido se seus dados não foram informados corretamente.

Para fazer a consulta e checar se você tem valores a receber, acesse o site da Receita Federal e, busque pela opção "Meu Imposto de Renda" e depois, clique em "Consultar Restituição".

Também é possível verificar através do aplicativo "Meu Imposto de Renda" que está disponível para Android e iOS.

Como resgatar o dinheiro?

Se foi verificado o direito à restituição, é hora de fazer o resgate. Tudo pode ser feito via online, sem nenhuma necessidade de sair de casa. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site do Banco do Brasil ou entre em contato através do telefone 4004 0001;
  1. Informe os dados de sua agência e a conta, corrente ou poupança de qualquer banco.

Caso a conta seja do próprio Banco do Brasil, você pode registrar os dados no momento da consulta seguindo estes passos:

  1. No site ou aplicativo do Banco do Brasil (disponível para Android e iOS) e acesse o "Menu";
  1. Clique na opção "Conta Corrente";
  1. Procure pelo "Imposto de Renda";
  1. Clique em "Restituição de Imposto de Renda".

Uma vez que o contribuinte não possua conta em nenhum banco, o atendimento pode ser agendado para o recebimento do valor diretamente no Banco do Brasil.

Pedidos após o prazo

Se o prazo de um ano tiver passado, o resgate da restituição ainda pode ser feito, porém deve ser encaminhado diretamente à Receita Federal.

Além disso, foi disponibilizado o pedido de restituição, ressarcimento ou reembolso e declaração de compensação (PER/DCOMP). Saiba como acessar:

Portal e-CAC: acesse o serviço de Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física na opção "Meu Imposto de Renda" (Extrato da DIRPF), e utilize o certificado digital;

Consulta Restituição e Situação da Declaração IRPF: acesse através do site da Receita Federal.

O pedido de pagamento de restituição poderá ser formalizado no prazo de cinco anos, contados da data de disponibilização pelo banco.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações. Compartilhe com os amigos e familiares e até em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios