Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Receita prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda para 31 de maio

Por Camila SilveiraPublicado em

O prazo de entrega de declaração do Imposto de Renda 2021 foi prorrogado pela Receita Federal para o dia 31 de maio neste ano. Tal mudança foi anunciada por meio da instrução normativa 2.020, publicada no "Diário Oficial da União", na segunda-feira, dia 12 de abril.

Vale enfatizar que, apesar da prorrogação do prazo, o calendário de restituição continua sendo o mesmo: serão cinco lotes pagos entre 31 de maio e 30 de setembro. Sendo assim, quanto antes a declaração for enviada, mais cedo o cidadão receberá a restituição.

Na última semana, o Senado havia aprovado um Projeto de Lei (PL) com alterações que estendia o prazo de entrega do IR deste ano para o dia 31 de julho, porém para ter validade o PL precisaria da aprovação da Câmara e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a Receita Federal, os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, bem como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações, também foram prolongados para o dia 31 de maio.

A Receita também esclarece que o contribuinte que tiver imposto para pagar e escolher realizar o pagamento via débito automático desde a primeira cota deverá solicitar essa opção até o dia 10 de maio.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

"Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de Darf [Documento de Arrecadação de Receitas Federais], gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas", diz a nota (Informações retiradas do site InfoMoney).

Quem não escolher o débito automático, saiba que os Darfs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato de Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), localizado no site da Receita Federal.

De acordo com a Receita Federal, a prorrogação do prazo tem como propósito suavizar as dificuldades impostas pela pandemia.

"A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença", diz a Receita em nota divulgada em seu site.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios