Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Por AutentifyPublicado em

O reconhecimento facial, também conhecido como autenticação facial ou identificação facial, é um tipo de tecnologia biométrica usada para identificar indivíduos com base em suas características faciais exclusivas. O reconhecimento facial é usado para aplicações comerciais e de segurança, como verificação de identidade em sistemas de vigilância por vídeo e identificação de suspeitos de crimes em bancos de dados de aplicação da lei.

A tecnologia de validação biométrica facial a capacidade de um computador de identificar ou verificar uma pessoa a partir de uma imagem digital ou fonte de vídeo e pode ser usada para segurança, análise e recuperação. O software de reconhecimento facial existe desde 1997, quando foi desenvolvido pela primeira vez por pesquisadores do sistema de reconhecimento facial Susamma, da Fujitsu, que podia analisar rostos em tempo real.

1. O que é reconhecimento facial?

O software de reconhecimento facial é uma tecnologia biométrica que usa características faciais exclusivas para identificar indivíduos. O reconhecimento facial pode ser usado para fins de segurança e identificação, como verificar sua identidade no caixa eletrônico ou desbloquear seu smartphone com uma selfie. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais popular, mas o que realmente sabemos sobre ela?

2. Como pode ser usado para melhorar a segurança?

Hoje, o reconhecimento facial tem sido usado para segurança, mas também pode ser usado de muitas outras maneiras. Por exemplo, um  e-commerce pode usar a tecnologia para autenticar um cliente, colhendo uma selfie e validando em órgãos oficiais. Dessa forma, as empresas podem direcionar melhor seus esforços em outras áreas como comercial ou marketing por exemplo e deixar essas validações com empresas especializadas como a Autentify.

3. O reconhecimento facial no futuro!

O mundo está se tornando cada vez mais dependente da tecnologia. O que antes eram considerados apenas sonhos de ficção científica, agora estão se tornando realidade. A mais nova tendência na pesquisa de visão por computador é o reconhecimento facial. O reconhecimento facial já existe há algum tempo, mas raramente era usado fora dos aplicativos de entretenimento, como videogames. Agora, existem empresas que usam o reconhecimento facial para criar outdoors digitais que podem atingir indivíduos com base em seu sexo ou faixa etária, entre outras coisas.

4. Conclusão

Hoje, tecnologias como software de reconhecimento facial estão sendo usadas em uma variedade de campos. Este software está começando a substituir as senhas e outras formas de identificação conforme a biometria se torna mais precisa e difundida. Você já usou um software de reconhecimento facial? Conte para gente!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Autentify

A Autentify é uma plataforma de soluções antifraude que utiliza a inteligência de email para gerar uma pontuação de identidade digital para clientes a fim de reduzir o risco nas transações online. Combinando 5 camadas de proteção (email, IP, dados de rede, geolocalização e device ID) dando uma visão profunda e abrangente para a tomada de decisão. Além disso, possui o AutentiFace, uma validação biométrica facial utilizando bases oficiais. O retorno é dado por índice de similaridade (percentual) para cada selfie validada, oferecendo assim a confiança de que seu negócio precisa.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como usar o CDC Digital para aumentar as vendas?

Como reter talentos na área de tecnologia?

Como conseguir taxas de juros atrativas e não perder dinheiro

Conheça as vantagens do seguro de vida do Nubank

Aplicativo do Auxílio Brasil é lançado: veja como acessar

Detran SP: confira novo cronograma para renovar CNH vencida

Programa de recompensas Neon: tudo o que você precisa saber

Universitários: confira 5 dicas que irão te ajudar a controlar o seu dinheiro