Região Sudeste possui o maior número de negativados do Brasil
Com o intuito de entender mais a respeito o panorama de negativados no Brasil, a Foregon realizou uma pesquisa em que foi possível comprovar que a região Sudeste possui o maior número de inadimplentes do país. Saiba mais, logo a seguir.

O que você procura?
Por que o Sudeste concentra a maior parte de inadimplentes?
Disponibilizado nos dias 30 de dezembro de 2019 a 13 de janeiro de 2020, o levantamento mostrou que 28,9% dos consumidores brasileiros estão negativados.
Isso quer dizer que mais de 60 milhões de pessoas estão com problemas em relação à vida financeira. Vale destacar que este valor é baseado na estimativa populacional brasileira para 2019, dada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, 36.6% dos respondentes afirmaram que já estiverem negativados em outro momento. Mas onde se encontra a maior parte dessas pessoas que está com o nome sujo? Veja mais na tabela:
Sudeste | 30,2% |
Nordeste | 24,6% |
Sul | 17,5% |
Centro-oeste | 14,4% |
Norte | 13,4% |
Observação: o estudo também avaliou o gênero dos entrevistados. Sendo assim, 52.2% são mulheres e 47,8% se refere ao público masculino.
Dicas para limpar o nome
Estamos aqui para te ajudar, por isso elaboramos algumas dicas para que você consiga limpar o seu nome e tirá-lo da lista de inadimplentes:
- Evite atrasar o pagamento das contas e saiba renegociar as dívidas com o credor;
- Busque atualizar seus dados tanto em instituições onde você pede crédito, como nos órgãos de proteção ao crédito;
- Não peça cartões de crédito, empréstimo e aumento de limite ao mesmo tempo ou várias vezes seguidas;
- Utilize o Cadastro Positivo;
- Mantenha uma boa organização financeira e faça seu planejamento pessoal.
Pesquisa ‘Panorama dos negativados no Brasil 2020’
O estudo busca analisar as evidências relacionadas à inadimplência dentro do contexto brasileiro, além de identificar o nível de endividamento da maioria dos consumidores.
Portanto, para essa pesquisa, a fintech ouviu 5.908 consumidores e o nível de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 1,3 pontos percentuais.
Você vai gostar de ler
Continue com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos:
Descomplicamos?
Se você já esteve negativado, conte pra gente o que você fez para regularizar a sua situação? Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário