Conheça as novas regras do Cadastro Positivo
Com a nova lei do Cadastro Positivo, que foi sancionada em abril desse ano, você já deve se atentar a essa mudança e como ela pode influenciar sua vida de consumidor. Apesar do objetivo que é facilitar o acesso ao crédito, essa medida vai estimular a competição entre instituições financeiras e o setor de varejo.

Isso porque as novas regras prevêem a inclusão automática de consumidores e a transferência de informações sobre crédito. Ou seja, as financeiras vão ter o direito de adicionar o nome dos consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia.
As diretrizes já entraram em vigor e o número de consumidores no Cadastro Positivo deve aumentar de 13 milhões para 130 milhões de brasileiros. Por isso, é importante analisar como esse cenário será a partir de agora. Veja abaixo todos os detalhes:
O que você procura?
O que acontece agora?
A primeira mudança é a redução do banco de dados dos inadimplentes. A estimativa de queda chega a 42% sobre o cadastro atual. Dessa forma, serão inseridos mais de 22 milhões de pessoas no mercado de consumo.
Por representar 60% desse número, as classes mais beneficiadas serão as C, D e E. Outro ponto interessante das novas regras do Cadastro Positivo, é o estímulo para entrada de novos players no mercado que também será ampliado.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Acesso aos dados pessoais
Por outro lado, a lei vai permitir que as empresas de crédito tenham acesso às suas informações financeiras. Isso envolve: contas, datas de pagamento, dentre outros itens. A vantagem vai favorecer os Bureaus de crédito que vivem basicamente de banco de dados.
Antes das novas diretrizes, os Bureaus poderiam apenas utilizar dois tipos de informações: o Cadastro Negativo, quando a pessoa não pagava a conta e o credor colocava o devedor no SPC ou Serasa.
Já no caso do Cadastro Positivo também, quando você autorizava os Bureaus a terem conhecimento sobre suas movimentações financeiras. Diante das mudanças, todos os dados de pagamento serão disponibilizados para o mercado.
Na prática vai funcionar da seguinte maneira: se você for quitar uma conta de telefone ou pagar a fatura do cartão de crédito, todos os dados serão informados. Contudo, isso vai influenciar no seu score de crédito que provavelmente vai sofrer alterações.
Se você ainda não sabe como anda seu score, que tal conferi-lo de forma segura e totalmente gratuita? Aqui na Foregon®, você pode verificar como anda sua vida financeira e avaliar algumas melhoras para ter acesso às diversas opções de crédito.
Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário