Regras do empréstimo consignado sofrerão mudanças em 2022
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após o dia 1 de janeiro de 2022, as regras para contratar o empréstimo consignado sofrerão mudanças. Veja quais serão as novidades neste artigo e esclareça suas dúvidas.

O que você procura?
Mudanças no empréstimo consignado
Margem consignável
Devido à pandemia da Covid-19, a margem do empréstimo consignado foi ampliada de 35% para 40% até o dia 31 de dezembro de 2021, sendo:
- 35% com o empréstimo consignado;
- 5% com o uso de cartão consignado.
Após o dia 1 de janeiro de 2022, o limite disponível volta a ser de 35%, sendo 30% para solicitar empréstimos e 5% para o uso do cartão consignado.
Suspensão de parcelas do crédito consignado do INSS
Quem já contratou o empréstimo pode suspender por até quatro meses as parcelas até o final de 2021. Sendo assim, no ano que vem, essa suspensão não será oferecida por todos os bancos, ou seja, o aposentado precisará verificar quais financeiras ou bancos oferecerão essa possibilidade de prazo adicional.
Impacto das mudanças
Essas mudanças fizeram com que houvesse aumento na quantidade de contratos de consignados solicitados pelos segurados e averbados no período de três anos:
- 2019: 32.486.547 (total);
- 2020: 37.316.388 (total);
- 2021: 37.877.912 (até o início de novembro).
Quantos empréstimos o segurado pode solicitar?
Até o dia 31 de dezembro de 2021, os segurados do INSS poderão ter até nove empréstimos pessoais consignados ativos de diferentes instituições financeiras ao mesmo tempo, desde que não ultrapassem o limite de 40% do valor do benefício.
Qual o tempo do empréstimo?
A ampliação do parcelamento do crédito consignado passou de 72 meses para 84 meses, o que representa sete anos.
Vale ressaltar que as prestações do crédito consignado não são descontadas da conta corrente ou cobradas por boletos bancários, como em outros tipos de empréstimos.
O desconto realizado diretamente do benefício do INSS de aposentados e pensionistas, ou do salário de funcionários públicos e privados.
Qual a documentação necessária para contratar o crédito consignado?
- RG;
- CPF;
- comprovante de residência atualizado;
- comprovante de renda mais recente.
Quais as vantagens do empréstimo consignado?
Uma das principais vantagens desse produto financeiro são as taxas de juros menores. A taxa máxima de juros do crédito consignado é de 1,80% ao mês e a dívida pode ser parcelada em até 84 meses.
Gostou do conteúdo?
Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário