Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Renda Básica Emergencial e o direito a sobrevivência

Por Nara LimaPublicado em

A proposta da Renda Básica Emergencial visa reconhecer e diminuir as desigualdades sociais no Brasil, como forma de garantir condições dignas de sobrevivência para os brasileiros, já que com a pandemia, o cenário serviu para agravar ainda mais tais desigualdades.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em março e abril de 2021, a Covid-19 trouxe um saldo negativo de mais de 1 milhão de postos de trabalho formais perdidos.

Renda Básica Emergencial

A Renda Básica Emergencial é uma forma de auxiliar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade a sobrevivência com o mínimo necessário. Dessa forma, o Estado teria que garantir uma renda mínima por um certo período para os brasileiros que vivenciam esse tipo de situação não sejam tão impactados.

É importante frisar que a Renda Básica Emergencial não é a solução final do problema, já que situações de pobreza envolvem aspectos multidimensionais, como condições de moradia adequada, acesso a serviços básicos de saúde, segurança e emprego, por exemplo.

Renda Básica Emergencial aliada a outras condutas

Como consequência da distribuição dos recursos da Renda Básica Emergencial para as famílias, a circulação de dinheiro e do consumo gerará impostos que fazem a economia circular. Portanto, além de colocar comida na mesa, a renda mínima ajuda o país de modo geral.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Entretanto, como dito anteriormente, a Renda Básica de Emergência não é o suficiente para essas famílias, o problema abrange diversas outras questões. Moradia adequada, comida na mesa, condições básicas de saúde, segurança, educação de qualidade e empregos são pontos essenciais para que a realidade desses brasileiros mude.

Auxílio Brasil x Renda Básica Emergencial

O Auxílio Brasil e a Renda Básica Emergencial não são as mesmas coisas. O primeiro corresponde ao novo programa social do governo, que chegou para substituir o Bolsa Família, que visa levar renda para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.

Nesse caso, o principal objetivo é unificar vários programas sociais, como o Benefício Primeira Infância, Benefício Composição Familiar, Benefício de Superação da Extrema Pobreza, Auxílio Criança Cidadã, entre outros.

O Auxílio Brasil não abrange todas as pessoas que necessitam da quantia, por isso não podemos confundir ambos programas sociais.

Vida financeira dos brasileiros

Dentro dessa realidade, a concessão de crédito chega como uma alternativa para uma parcela desses brasileiros, no entanto, essa opção que visa auxiliar no pagamento de contas, pode acabar causando endividamento para o indivíduo.

Conhecer seu score de crédito é extremamente importante para entender como anda sua saúde financeira e evitar dores de cabeça no futuro. Se você está em busca de crédito, não deixe de consultar seu score e analisar se essa realmente é a melhor opção.

Consulte seu CPF grátis!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Perguntas frequentes

Qual a importância da distribuição de renda?

A distribuição de renda atua como um dos caminhos mais diretos para diminuir os efeitos da concentração da riqueza, possibilitando que todas as pessoas, principalmente as que mais precisam, tenham acesso a melhores condições de vida.

Qual é o valor da renda básica?

Atualmente, o único programa ministrado pelo governo é o Auxílio Brasil, que pode chegar até R$ 400.

Porque o Auxílio Emergencial é importante?

O auxílio emergencial funciona como uma garantia financeira para milhões de famílias brasileiras, em uma tentativa de suavizar os impactos econômicos provocados pela pandemia de Covid-19.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Emissão do comprovante CNPJ: como fazer

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber? Aprenda a calcular

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

O que é cobrança extrajudicial?

IGP-M do aluguel: o que é e como funciona

Existem moedas antigas que valem dinheiro?

Como funciona a mineração de criptomoedas

Dinheiro falso: saiba como identificar