Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Renda passiva: o que é e quais os tipos de investimento?

Por Thais SouzaPublicado em

Ganhar dinheiro sem precisar trabalhar é o sonho de muitos brasileiros que desejam uma vida tranquila. Inclusive, tem muita gente que ganha a vida assim depois de descobrir como fazer para o dinheiro trabalhar a seu favor. Uma dessas descobertas é a renda passiva, que vem ganhando cada vez mais popularidade no país. Continue a leitura para entender como funciona. 

O que é renda passiva?

Basicamente, renda passiva é o rendimento financeiro que você tem sem precisar dedicar tempo ou esforço contínuo. Esse tipo de recurso é diferente da chamada renda ativa: aquela em que você trabalha para receber. 

Portanto, renda passiva é aquela que você recebe constantemente e não está vinculada ao seu trabalho. Confira o exemplo abaixo para entender melhor:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Imagine que você largou seu emprego para viajar pelo mundo e, durante esse período, não receberá seu salário referente ao seu trabalho. Mas, se você possui uma aplicação financeira que garante o rendimento de juros, esses rendimentos seriam sua renda passiva. 

Tipos de renda passiva

A forma mais comum de aumentar a renda passiva é através de investimentos. Porém, as aplicações devem ser escolhidas a dedo. Muita gente ainda acredita que a poupança é um bom negócio para obter renda passiva, porém, esse tipo de investimento é o que menos rende no mercado. Em geral, existem dois tipos de renda passiva:

  • Renda passiva com capital: quando você usa o seu capital financeiro como meio para obtenção de novas receitas;
  • Renda passiva sem capital: renda passiva proveniente de outros meios, como pensão, direitos de imagem ou autoral, royalties, dentre outros.

Investimentos

Como dito anteriormente, os investimentos são a melhor maneira de conseguir renda passiva. Aqui, você pode ir para diversos caminhos, ajustando seus objetivos e expectativas ao montar uma carteira de investimentos diversificada.

Você pode investir em Renda Fixa, cuja aplicação é mais segura ou em Renda Variável, para ter maiores rendimentos, porém, correndo mais riscos. Confira alguns exemplos que separamos para você: 

Royalties

Se você tem algum talento para as artes plásticas, música, literatura e outros, os royalties também são ótimos exemplos de renda passiva.

Assim, caso seu trabalho ganhe notoriedade, você passará a ganhar renda passiva através da licença de uso. 

Aluguel

Umas das formas mais estáveis de investir em renda passiva é com aluguel de imóveis. Se você já possui um imóvel em seu nome ou pretende adquirir, pode ganhar dinheiro alugando para pessoas ou empresas. 

Porém, antes de investir, é preciso avaliar se o preço de compra do imóvel é justo, o potencial valor de locação da região e o prazo em que se pretende manter o imóvel locado. Além das despesas que você terá com manutenção e administração do local.

Enfim, gostou do artigo?

Conseguir obter renda passiva pode ser resultado de muito trabalho ao longo do tempo para reunir quantias e investir, por exemplo. Por isso, para começar a ganhar dinheiro nesse setor, é necessário que você faça um bom planejamento financeiro. 

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como o CDI influencia seus investimentos?

Como investir em CDB: guia completo

Viver de investimentos: mito ou realidade?

Taxa Selic: guia completo

Banco Safra cria fundo de investimento focado sustentabilidade

Imóvel como investimento: guia completo

O que são debêntures?

Renda passiva: o que é e quais os tipos de investimento?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Investimentos