Rendimento do Tesouro Selic é menor que poupança em abril
No mês de abril, os títulos do Tesouro Selic disponíveis para investimento no mercado primário tiveram uma das rentabilidades mais baixas no campo dos investimentos, rendendo cerca de 0,16% no mês.

Deixou no prejuízo
O Tesouro Selic de 2024 voltou a ter rentabilidade negativa de 0,02% e o de 2027 cresceu apenas 0,02%, contra 0,20% de outras aplicações com rentabilidade atrelada ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). O Tesouro sofreu marcação e deixou os investidores no prejuízo.
O infortúnio ocorreu após um grande leilão de títulos prefixados de curto prazo, que gerou uma intensa migração dos títulos pós-fixados para os prefixados. Esse movimento fez com que a rentabilidade dos títulos caísse.
Vale lembrar que apenas investidores que optaram por sacar seus investimentos antes do vencimento do título sofreram com essa queda.
Títulos prefixados não são recomendados para reserva de emergência
Estes tipos de títulos estão muito mais suscetíveis a marcação a mercado. O que isso significa? Em uma situação de emergência, onde é necessário realizar o resgate antes do tempo previsto, os riscos de prejuízo para os investidores tornam-se muito mais altos.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
História já vista antes
Não é a primeira vez que o Tesouro sofre com o mercado. Em diversas ocasiões no ano de 2020, o Tesouro apresentou vulnerabilidade, principalmente quando a insegurança do mercado atingia o pico e exigia cada vez mais prêmio de risco.
Retorno positivo em 2021
A boa notícia foi para aqueles que possuem títulos prefixados e atrelados à inflação IPCA. O retorno foi positivo para a maioria dos investidores, com exceção daqueles que possuem títulos atrelados ao IPCA com vencimento a partir de 2035. Nesses casos, a rentabilidade segue abaixo de zero.
A grande responsável pela virada foi a sanção do Orçamento de 2021, que ameaçava o teto de gastos do governo e aumentava as incertezas em relação ao Brasil. É importante lembrar que, quanto mais confiança o investidor tem no país, menores são os juros que ele exige quando investe no Tesouro Direito.
Apesar da melhora da rentabilidade dos títulos do Tesouro atrelados à inflação do IPCA, o acumulado do ano ainda está negativo para os títulos prefixados.
Prefixados e pós-fixados
Como descrito anteriormente, os títulos mais curtos dos Tesouros IPCA com vencimento para 2024, foram o que apresentaram maior rentabilidade. Agora, os mais longos, com vencimento para 2035 e 2045, não apresentaram grandes mudanças e continuaram negativos.
Comitê de Política Monetária
O Comitê de Política Monetária (COPOM) é a instituição que decide qual o patamar da Selic, taxa de juros de referência para operações de renda fixa. Há grandes expectativas para que haja um aumento de 2,75% para 3,50% em 2021.
De olho na renda fixa
Para os que estão de olho na renda fixa, a decisão mais indicada é diversificar. Dê preferência para os títulos atrelados à inflação, assim, é possível garantir maior segurança e se proteger de eventuais altas.
Gostou do conteúdo?
Deixe seu comentário ou sugestão aqui embaixo e continue com a gente. Nosso principal objetivo é descomplicar a sua vida!
Deixe seu comentário