Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Renegociação de dívidas do FIES: veja como vai funcionar

Por Sabrina VansellaPublicado em

Atrasou o pagamento de algumas parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)? Se sim, o Governo Federal regulamentou uma medida provisória válida para aqueles que buscam uma renegociação e desejam limpar o nome que está sujo por conta dessa dívida. 

Atualmente, são mais de 1,2 milhão de estudantes que estão com dívidas de contratos firmados até 2017. Com essa MP, que ainda precisa ser aprovada em definitivo pelo Congresso, muitos terão a oportunidade de quitar os seus débitos com descontos. Continue a leitura e veja como vai funcionar.

Renegociação de dívidas FIES: como vai funcionar?

De acordo com as informações divulgadas pelo governo federal, apenas estudantes que firmaram contratos em 2017 com parcelas atrasadas de no mínimo 90 dias e no máximo um ano poderão realizar a negociação em 7 de março a 31 de agosto. Veja as vantagens em quitar a dívida:

  • Estudantes com 90 a 360 dias de atraso: parcelamento em até 150x, desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas;
  • Estudantes com dívidas com mais de 360 dias de atraso: parcelamento em até 10x, desconto de 86,5% e de 92% no saldo devedor para estudantes inscritos no Cadastro Único ou que tenham recebido Auxílio Emergencial.

Como posso renegociar o FIES?

Apenas aqueles que firmaram os contratos até 2017 e possuem parcelas com no mínimo 90 dias de atraso e no máximo um ano podem renegociar o FIES nesta ação.

Se você não se encaixa nesses requisitos, é preciso entrar em contato por telefone ou aplicativo com as duas instituições que tratam desse assunto: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Renegociação FIES com a Caixa

Os estudantes que tiveram os seus contratos fechados pela Caixa, poderão realizar a renegociação a partir do dia 7 de março de forma totalmente digital. Para entender se você é elegível ou não no que se refere a solicitação da negociação, basta acessar essa página.

Quando der início a abertura das negociações, você poderá gerar um boleto para pagamento da primeira ou da parcela única de forma digital. Para mais informações, ligue:

  • Central de atendimento: 0800 726 0101

Renegociação FIES com o Banco do Brasil

Para estudantes que firmaram o contrato pelo Banco do Brasil, a renegociação também poderá ser feita de forma digital, através do aplicativo da instituição financeira (Android e iOS) na aba de Renegociação FIES.

Dessa forma, o estudante conseguirá acessar as formas disponíveis para quitar a dívida e se faz se está eleito pelos pré-requisitos. Caso queira ter mais informações, entre em contato:

  • WhatsApp Banco do Brasil: 61 4004 0001
  • Central de atendimento: 0800 729 0001

Descomplicamos?

Apesar de ser um período difícil, esperamos que você consiga quitar as suas dívidas e ficar com o nome limpo. Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos