Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como funciona a renegociação do Fies?

Por Nara LimaPublicado em

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que visa financiar as mensalidades da graduação e assim auxiliar milhares de estudantes a se formarem e terem o diploma  do ensino superior em mãos. No entanto, não são todos que conseguem arcar com a dívida após o término do curso. Por isso o Governo Federal possibilita a renegociação do Fies.

O que é a renegociação do Fies?

De acordo com a Resolução nº 51, de 21 de julho de 2022, as regras e prazos para estudantes quitarem ou renegociarem com desconto suas dívidas com o Fies sofreram alterações.

Antes, a renegociação atendia somente estudantes com débitos vencidos e não pagos que formalizaram a contratação do Fies até o segundo semestre de 2017. Com a nova resolução, a renegociação pode ser feita por quem já estava em fase de quitação da dívida em 30 de dezembro de 2021, mas que atrasou o pagamento das parcelas em mais de 90 dias.

O principal intuito da mudança é beneficiar mais de 1 milhão de estudantes que estão inadimplentes com as instituições financeiras, já que o valor total em dívida chega a R$ 9 bilhões.

Quem pode solicitar a renegociação do Fies?

Todos os estudantes com débitos vencidos e não pagos, que tenham formalizado a contratação do Fies até o dia 31 de dezembro de 2021, poderão solicitar a renegociação. Entenda como funciona a renegociação em cada caso:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Estudantes sem atraso

Para estudantes que não estão com o pagamento atrasado, o desconto do valor da dívida é de 12%, inclusive para pagamento à vista.

Estudantes com dívidas entre 90 a 360 dias de atraso

Nesse caso, o pagamento poderá ser feito em até 150 vezes, com redução de 100% dos encargos moratórios. Para pagamento à vista, será concedido 12% de desconto sobre o valor devedor.

Estudantes com dívidas com 360 dias de atraso

Estudantes que estão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que receberam auxílio emergencial em 2021 podem contar com até 92% de desconto no total da dívida.

Para estudantes que se encaixam no perfil descrito acima, porém com a data da última prestação em atraso superior há cinco anos, o desconto é de 99%.

Para os demais estudantes, o desconto pode chegar a até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive por meio da quitação integral do saldo devedor.

Como fazer a renegociação do Fies?

O prazo para solicitar a renegociação do Fies se inicia no dia 1 de setembro e termina no dia 31 de dezembro de 2022. A renegociação é feita pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, de acordo com a realização do contrato.

Caixa Econômica Federal

Pelo site da Caixa é possível realizar consulta, avaliar se é possível ou não solicitar a renegociação, conforme as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor do Fies, e realizar as simulações de pagamento.

Após a simulação ser realizada, será gerado um boleto para pagamento da primeira parcela ou de uma parcela única, no caso da opção da quitação de uma só vez.

Banco do Brasil

Para aderir à renegociação pelo App (Android e iOS) vá a opção "Soluções de Dívidas" e clique em "Renegociação Fies". Na aba é possível verificar as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, descontos concedidos, valores da entrada e demais parcelas. Por fim, basta gerar o boleto para o pagamento integral da dívida ou da parcela.

A renegociação também poderá ser efetuada em qualquer agência do Banco do Brasil. A instituição disponibilizou um canal de atendimento para tratar sobre o assunto:

  • WhatsApp: 61 4004 0001
  • Centra de Atendimento: 0800 729 000

Dica Foregon

Que tal se organizar financeiramente e melhorar sua relação com o dinheiro? No Portal da Foregon você encontra os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com seu perfil, além de poder checar seu score de crédito no mercado de forma totalmente gratuita.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber

O que é INSS? Guia completo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

App Itaucard: como baixar o aplicativo do banco no seu celular