Foregon.comConteúdos

    Saiba como renovar seu passaporte

    Por ForegonPublicado em
    Compartilhe

    Viajar é sempre muito bom, contudo, não podemos esquecer das burocracias que as viagens internacionais nos impõe. Renovar o passaporte é uma delas. Por se tratar de um processo um pouco complicado, nós decidimos te ajudar com um passo a passo bastante explicativo para que não haja dúvidas durante o seu procedimento.

    Para ficar por dentro e saber todos os detalhes, é só continuar a leitura do nosso texto.

    Dúvidas mais frequentes na hora de renovar o passaporte

    É comum que surjam algumas dúvidas no caminho e por conta disso, vamos falar sobre as principais delas.

    Imperdível
    Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
    Ver cartão
    Encerra em 16:20

    Renovar ou fazer um novo?

    Antes era necessário renovar, mas hoje, é necessário fazer um novo. Na hora de ir até a Polícia Federal, além de mostrar os documentos exigidos, também será necessário levar o  antigo para que o mesmo seja cancelado. O novo será emitido com uma nova data de validade e numeração.

    Preciso esperar vencer para renová-lo?

    Na verdade, não. Você pode renovar o seu antes mesmo da data de vencimento. Em relação ao tempo depois do vencimento do passaporte, não existe um prazo para renová-lo. Você pode fazer um novo a qualquer momento.

    Quando falamos de valores, hoje ele custa a média de R$ 257 e o tempo que pode levar para ser renovado varia entre 5 a 30 dias. Não se esqueça de preencher os dados e agendar a sua entrega de documentos aqui.

    Em casos onde o viajante já tem um visto americano no passaporte velho, se torna necessário levá-lo juntamente ao seu novo. Em relação aos carimbos, saiba que é impossível passá-los para o passaporte novo.

    Como já dissemos, na hora de pegar o seu passaporte novo, é necessário levar o seu antigo. O responsável pelo procedimento de renovação irá carimbar a palavra “cancelado” e todas as folhas vazias serão inviabilizadas para futuras viagens. Caso você não leve o passaporte vencido, terá de arcar com uma multa.

    Passaporte vencendo, fora do Brasil

    Quando isso acontece, o viajante terá que ir até a Embaixada Brasileira com todos os documentos disponíveis em mãos. Após isso, a embaixada irá providenciar um novo, contudo, por um valor mais alto. Em relação ao visto, você terá que se direcionar até a Polícia de Imigração para regularizar o seu problema.

    O seu passaporte está vencendo e você já está com a sua viagem marcada? Então é melhor correr, visto que será necessário fazer o passaporte de urgência ou emergência.

    Como renovar?

    Como já dissemos, não é mais possível renovar um passaporte. Por isso, o procedimento é o mesmo de tirar um novo. Para ficar por dentro do passo a passo e não se perder na burocracia, você pode conferir um conteúdo onde nós falamos só disso. Saiba todos os detalhes sobre ele, clicando aqui.

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas financeiras

      Veja quais doenças garantem isenção de impostos na compra de um veículo (PCD)

    • Dicas financeiras

      INSS deferido: entenda o que esse e outros termos significam

    • Dicas financeiras

      Conheça o Fliper, aplicativo de investimentos

    • Dicas financeiras

      Licença paternidade: saiba quantos dias o pai pode ficar afastado

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Principais conteúdos

    Principais assuntos

    1. Home
    2. Conteúdo
    3. Dicas financeiras