Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Renovar seguro com a mesma operadora ou mudar

Por Juros BaixosPublicado em

Ano após ano, o número de consumidores insatisfeitos com a corretora de seguros que contrataram só aumenta. Quais as reclamações mais comuns? Atendimento ruim, valor alto ou incompatível com o serviço prestado, entre outros.

Provavelmente você está passando pelo mesmo e se perguntando: posso trocar de corretora? Se sim, qual o caminho? Continue o texto e entenda todos os detalhes que precisa sobre seguros.

Devo cancelar meu seguro?

O contrato do seu seguro pode ser cancelado quando achar necessário, desde que respeite o que estiver contratado na apólice. 

Quando vale a pena trocar de seguradora?

Mas quando vale a pena fazer essa troca? O comum é a própria corretora te dar todo o suporte para tentar manter o contrato com você, tornando o mais satisfatório possível para todos. A corretora pode te oferecer algum desconto ou benefício para continuar com eles, porém, se você (ou sua empresa) não está vendo nenhuma vantagem real em continuar com a corretora, então chegou o momento de mudar. 

Esteja atento a alguns detalhes importantes, como data de vencimento, período de renovação e prazos que devem ser cumpridos. Após passar a parte burocrática, a corretora irá te liberar para a área de recursos humanos a fim de tomar as últimas decisões. Confira abaixo alguns dos motivos mais comuns para a troca da corretora.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O contrato está vencendo

Em algum momento o seu contrato vai vencer. Caso esse período esteja chegando ao fim e você tenha encontrado alguma corretora com um valor – ou benefício – melhor, fazer essa troca será simples e sem burocracia, deixando sua conta bancária agradecida.

O preço do seguro ficou mais alto

Você sabia que mudar de endereço, de trabalho, de veículo ou incluir uma nova pessoa em sua apólice gera custos, podendo torná-la mais cara? Sim, isso é comum. Ou seja, se precisar fazer algum tipo de troca, talvez continuar na mesma corretora não seja mais vantajoso para você. Sendo assim, quando chegar o momento de renovar o contrato, considere outras opções de seguros para suprir o que você precisa e por um preço justo. 

 O serviço não é satisfatório

Esse é um dos motivos mais comuns entre os usuários na hora de trocar a corretora de seguros. Você a contratou para receber o serviço X, mas com o decorrer do tempo percebeu estar recebendo o serviço Y. E isso torna tudo pior quando você decide investir um pouco mais para ter um atendimento melhor. Antes de fazer a troca, entre em contato com a corretora e converse sobre o ocorrido. Há alguma forma de melhorar ou trocar? Se não, encontrar uma nova corretora que te agrade é realmente o melhor a fazer.     

O seguro não atende suas necessidades

Como dito anteriormente, muitas vezes você contrata o serviço esperando um determinado resultado, mas acaba se frustrando com algo abaixo do esperado. Um exemplo é o seguro de saúde que pode ter problema no momento de marcar as consultas ou exames, pode surgir incômodo ao pedir reembolso, retorno com médico, entre muitos outros problemas.

Decidi trocar de seguro, e agora?

Você fez toda a análise do seu atual seguro e viu que, por algum motivo, ele não supre mais as suas necessidades, ou seja, você realmente vai trocar de seguro. E agora? Para trocar de seguradora, você deverá contatar seu corretor, fazendo a solicitação de um endosso de cancelamento – documento com seu perfil e as informações sobre o cancelamento.

Você precisará de toda a documentação, incluindo a que confirma a classe de bônus do seu seguro atual. Ela que te ajudará a conseguir descontos no novo seguro escolhido.

Caso falte pouco tempo para o seu seguro vencer, o ideal é esperar finalizar para fazer a troca. A partir de 30 dias antes de vencer já é possível renová-lo em outra corretora, sem burocracia e aumentando a sua classe de bônus.

O que é endosso?

Imagino que você esteja se perguntando o que, afinal, é endosso – comentado no tópico anterior. Apesar de ser bem comum por quem possui seguro, a palavra pode soar estranha, não?

 O endosso, de maneira geral, significa transferir um título para outra pessoa, por exemplo, o que acontece com os cheques ao mudar de proprietário. Esse documento será emitido pela seguradora reconhecendo as alterações realizadas durante a apólice vigente.

Onde encontrar meu seguro ideal?

Ok, você entendeu como funciona todo o processo de troca de seguro, qual o momento ideal e o passo a passo para isso. Agora, onde encontrar o seguro ideal? 

Veja alguns dos seguros mais comuns:

Seguro Auto: proteção contra danos morais e materiais; cobertura contra roubo e furto; assistências e serviços 24 horas.

Seguro Vida: cobertura para morte, doença ou invalidez; pode usar em vida em caso de afastamento; atendimento por videochamada.

Seguro Residência: danos materiais, fenômenos da natureza; cobertura contra roubo e furto; serviços de instalações e reformas.

Seguro Celular: quebra acidental, roubo e furto; benefícios e descontos em parceiros; atendimento digital 24 horas.

Seguro Viagem: morte, acidente ou remoção de paciente; extravio e danos de bagagem; cancelamento e interrupção de viagem.

Na Juros Baixos você pode cotar, comparar e contratar o melhor seguro para o seu bolso e estilo de vida. É fácil e simples de fazer a cotação.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Juros Baixos

A Juros Baixos é uma plataforma de bem-estar financeiro que busca trazer tranquilidade para as suas finanças, e um marketplace de produtos financeiros. Com muito trabalho, criaram uma comunidade voltada à construção de um Brasil com pessoas financeiramente saudáveis.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como escolher a corretora de investimentos ideal? Evite riscos e veja essas dicas

O que define o valor da tarifa do seguro automotivo?

O que é Cotação de Seguro? Venha Descobrir

Renovar seguro com a mesma operadora ou mudar

Mercado de seguros cresceu 11,8% em 2021

A Importância dos dados

Seguro de Vida Santander

Seguro Residencial Santander