Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Rentabilidade fora da bolsa: 5 investimentos alternativos mais promissores de 2021

Por BloxsPublicado em

Amc, Stock, Chart, Meme, Bubble, Crash, Market, Trading

Ter alta rentabilidade em setores sólidos, capazes não só de resistir a crises, mas também de prosperar com elas, pode parecer algo impossível no atual ambiente de investimentos.

Mas saiba que é possível fugir da alta volatilidade da Bolsa e do baixo retorno real dos títulos de renda fixa, sem abrir mão da segurança, e o melhor de tudo: com resultados acima da média do mercado.

Ao investir diretamente em bons projetos da economia real, através de plataformas de crowdfunding autorizadas pela CVM, você consegue financiar ou se tornar sócio de empreendimentos de alta qualidade em setores como agronegócio, energia renovável, mercado imobiliário e muito mais.

São os chamados investimentos alternativos, e hoje vamos conhecer melhor suas características e saber quais são os mais promissores de 2021.

O que são investimentos alternativos?

Os investimentos alternativos formam uma classe de ativos diretamente ligados à economia real e, por isso, não têm correlação estreita com o mercado financeiro.

Eles são chamados "alternativos", porque não são oferecidos por bancos ou corretoras. Somente plataformas autorizadas pela CVM, de acordo com a instrução 588, podem realizar captações nessa modalidade.

Estamos falando de projetos específicos, como a construção de usinas solares, compra e venda de cabeças de gado, aquisição de imóveis para renda, financiamento ao agronegócio, investimento na expansão de empresas e franquias, etc.

Saiba mais detalhes no vídeo abaixo:

O que são investimentos alternativos? Entenda de forma simples!

Vantagens dos investimentos alternativos

Os investimentos alternativos são excelentes para proteger e rentabilizar qualquer carteira focada em renda e crescimento.

Isso porque os projetos alternativos estão lastreados em ativos reais, e não em "papéis" como se diz no mercado financeiro; dessa forma, seus riscos são controlados e seus resultados são mais previsíveis, já que não estão suscetíveis ao "humor" da bolsa de valores.

Já pensou em ser sócio de uma usina solar, por exemplo, e receber uma parte do lucro da operação todos os meses na sua conta bancária?

https://conteudos.bloxs.com.br/wp-content/uploads/2020/11/usina-fotovoltaica-cgc-energia.jpg
Usina fotovoltaica construída pela CGC Energia (Imagem: Arquivo)

Isso é possível participando de captações de crowdfunding, ou investimento coletivo, em que um grupo de pessoas se une para colocar de pé projetos do seu interesse, seja fornecendo financiamento ou se tornando sócio dos empreendimentos.

Essa modalidade de investimento é muito conhecida no exterior e está crescendo forte no Brasil depois da sua regulamentação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula os mercados de capitais no Brasil.

O que você deve saber antes de investir?

Os investimentos alternativos, por estarem lastreados em ativos reais, não são líquidos, ou seja, não é possível resgatar o capital fora das condições previstas em contrato.

Dessa forma, são uma classe de ativos ideal para quem pode deixar o "dinheiro trabalhar" e não irá utilizar os recursos no curto prazo.

Nas captações de financiamento, como em toda operação de dívida, o risco é o de crédito da empresa para a qual você está emprestando. Já nas captações de equity (participação societária) o risco é o de performance do negócio, pois você se torna sócio e recebe dividendos do empreendimento escolhido.

Vale lembrar que todas as ofertas disponibilizadas em plataformas de crowdfunding costumam passar por um rigoroso processo seletivo e análise de crédito para dar mais segurança aos investidores.

Vamos agora conhecer as tendências mais promissoras de crowdfunding em 2021.

5 Investimentos alternativos mais promissores em 2021

Entre as opções de investimento alternativo de maior sucesso neste ano podemos citar:

1. Agronegócio

O agronegócio brasileiro se superou durante a pandemia, batendo recordes de produção e faturamento. O resultado foi o aumento do interesse dos investidores em participar desse mercado de forma segura e lucrativa.

Para quem resolveu participar de captações de crowdfunding, não faltaram opções, desde a pecuária de corte até ativos florestais.

Agrosucesso Gado Invest
Animais na fazenda da Agrosucesso,após captação na Bloxs . (Imagem: Arquivo)

2. Energia renovável

A crise hídrica trouxe de volta o fantasma dos aumentos tarifários e do racionamento de energia. Isso porque nossa matriz elétrica é extremamente dependente das barragens e dos regimes de chuva.

Diversificar nosso sistema elétrico, através de fontes limpas e sustentáveis, como a energia solar, é fundamental para nossa independência energética e desenvolvimento econômico.

Neste ano, foram realizadas diversas captações de crowdfunding de muito sucesso para a instalação de usinas fotovoltaicas nas regiões mais ensolaradas do país, atraindo centenas de investidores, que levantaram milhões de reais para a realização desses projetos.

3. Mercado imobiliário

O mercado imobiliário cresceu forte na pandemia, que reforçou a importância de ter um lar seguro e confortável não só para viver bons momentos em família, mas também para trabalhar e se entreter.

gray steel 3-door refrigerator near modular kitchen
Investimento imobiliário cresce na pandemia (imagem: Unplash)

Além disso, no segmento comercial, os empreendimentos não pararam, gerando emprego, desenvolvimento e renda em diversas regiões do país.

Neste ano, os investidores puderam participar de captações de crowdfunding imobiliário voltadas tanto para o mercado residencial quanto comercial, seja para obter renda com aluguel ou explorar novas tendências lucrativas do mercado, como a moradia compartilhada.

4. Ativos judiciais

O mercado de antecipação de direitos creditórios é bilionário e, até pouco tempo, estava longe do investidor comum. Graças ao crowdfunding, hoje qualquer pessoa pode entrar nesse mercado e lucrar com operações que podem render até 25% ao ano.

Muito se falou neste ano sobre precatórios; a verdade é que a aquisição desse tipo de título, além de ser extremamente segura, pode gerar retornos muito acima da média em um prazo relativamente curto.

Várias plataformas de crowdfunding permitiram que seus investidores aproveitassem os benefícios dos ativos judiciais para proteger e rentabilizar sua carteira em 2021.

5. Expansão de empresas

Não é apenas na bolsa de valores que você pode se tornar sócio de grandes empresas focadas em gerar resultados para seus investidores. 

Através do crowdfunding, não faltaram oportunidades para lucrar com a expansão de grandes marcas de diversos setores, como a Rede Drops, referência absoluta em motelaria no Brasil.

Nas captações de investimento coletivo, também é possível participar do crescimento de startups e até de franquias extremamente promissoras.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Bloxs

Somos uma fintech, cuja missão é fornecer acesso fácil a investimentos alternativos de alta qualidade, antes restrito a investidores institucionais, family offices e clientes ultra high. Tudo isso, 100% online e com a segurança de um mercado regulado e autorizado pela CVM, de acordo com a instrução 588.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

B3: entenda o que é e como funciona

Quais as principais formas de investimentos em startups?

5 livros sobre investimentos que você precisa conhecer

Rentabilidade fora da bolsa: 5 investimentos alternativos mais promissores de 2021

Plataforma íon promete revolucionar a experiência de investir

Open banking: o que muda para o investidor?

Qual a diferença entre a conta rendeira e o CDB PagBank?

Previdência privada: PGBL ou VGBL? Entenda qual o plano ideal para você