Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Reparo automotivo: você sabia que é permitida a utilização de peças usadas?

Por Thais SouzaPublicado em

Com o intuito de reduzir o preço das apólices e tornar o seguro auto mais acessível para os consumidores, a Susep flexibilizou as regras para a proteção de veículos e agora as seguradoras podem utilizar peças não originais, genéricos e de segunda mão, nos reparos automotivos. Continue a leitura para entender melhor. 

Reparo automotivo pode utilizar peças usadas e genéricas

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo que fiscaliza os seguros, aprovou uma medida em agosto de 2019 que permite as seguradoras utilizarem peças usadas ou genéricas nos reparos automotivos, em caso de sinistro.

Ou seja, se você tem um carro ainda comum ao mercado e sofre um acidente ou mesmo tem seu veículo roubado e posteriormente recuperado, caso ele precise de reparos e trocas de peças, a seguradora é obrigada a arcar com esses reparos e pode utilizar peças originais ou não, desde que o dono do veículo seja informado.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Existem algumas regras para o uso desse tipo de peça, são elas: o consumidor deve ser avisado e pode autorizar ou não essa prática e a utilização de peças genéricas e usadas vale apenas para sinistros parciais e que não envolvam itens de segurança, já que isso pode comprometer a estrutura do veículo e causar acidentes. 

Segundo a Susep em nota, "Em todos os casos a informação deve estar clara para o consumidor na proposta de seguro e nas condições contratuais. Deve ficar claro em quais componentes poderão ser utilizados os diferentes tipos de peças".

Vantagens e desvantagens do reparo automotivo com peças usadas

O lado positivo da medida é que o preço das apólices fica menor e torna o seguro auto muito mais acessível para o bolso do consumidor. Já o lado negativo é que a durabilidade e qualidade dos componentes usados e genéricos é menor.

Conteúdos relacionados

Descomplicamos? 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

Saiba como regularizar o CPF no site da Receita Federal

3 dicas para ser aprovado no cartão Santander SX Visa Gold

Auxílio Emergencial: como equilibrar as contas sem o benefício?

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Negativado pode ter cartão de crédito?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras