Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Rodízio SP: dúvidas frequentes

Por Camila SilveiraPublicado em

Pode-se afirmar que em uma grande cidade como São Paulo é extremamente difícil controlar o trânsito de veículos. Numa tentativa de amenizar esse enorme fluxo de carros na cidade paulista, foi institucionalizado o rodízio SP. Neste artigo, você vai entender como essa política funciona e esclarecer todas as suas dúvidas. Continue a leitura!

Rodízio SP: dúvidas frequentes

1. O que é o rodízio?

O rodízio de veículos é uma regulamentação municipal que tem como propósito diminuir o número de carros circulando na cidade de São Paulo em horários de pico. Sendo assim, de segunda a sexta-feira, muitos carros ficam proibidos de circularem conforme os números finais da placa. Se forem flagrados por um agente de trânsito, devem ser multados.

2. Qual é o horário?

O rodízio funciona em dois períodos do dia: de manhã, das 07h às 10h, e de noite, das 17h às 20h. Isso significa, portanto, que os veículos que estão em dia de rodízio não podem circular nestes horários.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
Rodízio Horário
Livre circulação 00h01 às 06h59
Rodízio ativo 07h00 às 10h00
Livre circulação 10h01 às 16h59
Rodízio ativo 17h00 às 20h00
Livre circulação 20h01 às 00h00

3. Quais placas não podem circular?

Dia da semana Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Finais de placas que não podem circular 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8 9 e 0

4. Qual a tolerância do rodízio SP?

Pelo fato de ser uma política extremamente rigorosa, o rodízio SP não possui tolerância. Por exemplo, se um motorista, que estiver em rodízio, for flagrado circulando com seu carro às 07h01 da manhã no centro expandido de São Paulo, ele deverá ser multado.

5. Qual é o valor da multa?

O valor da multa do rodízio SP é de R$ 130,16. Além de precisar pagar a multa, o motorista que infringir a lei também tomará quatro pontos na carteira de habilitação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, circular em locais e horários não permitidos pela regulamentação é considerado uma infração média.

6. Quais veículos estão isentos do rodízio?

Os carros que prestam serviços básicos à população podem circular normalmente pela cidade todos os dias da semana. Nesta categoria, estão as ambulâncias, transporte escolar, veículos dos Correios, carros de meios de comunicação, veículos de funerária, caminhões de coleta de lixo, transporte público, táxis, carros de hospitais ou outros órgãos públics da saúde ou Justiça.

7. Como saber se o veículo está isento de rodízio?

De segunda a sexta-feira, a circulação é restrita apenas para carros e caminhões. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. Como foi dito anteriormente, é importante lembrar que a restrição não se aplica a motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos, veículos de serviços essenciais e de emergência.

8. Quais as ruas e avenidas que têm rodízio SP?

Vale ressaltar que não são todas as ruas e avenidas de São Paulo que fazem parte dessa medida.

A zona de rodízio é apenas a região do centro expandido da capital paulista. Melhor dizendo, desde a Mooca (Zona Leste) até a Vila Leopoldina (Zona Oeste), e da Saúde (Zona Sul) até o Bom Retiro (Zona Norte).

9. Onde é o centro expandido do rodízio SP?

Confira o mapa abaixo:

10. Como saber se você tomou multa?

Para saber se você foi multado por rodízio em São Paulo, basta instalar o App Zul+ em seu celular, disponível para aparelhos Android e iPhone (iOS).

A plataforma permite que você descubra se levou uma multa de rodízio ou outra qualquer. Para isso, adicione o seu veículo no App e consulte as suas infrações de trânsito. Outra forma de saber se você foi multado é acessando o portal do Detran SP.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

PicPay compra 100% do Guiabolso com foco no open banking

Procon-SP: bancos deverão provar segurança dos aplicativos

Netflix altera preço da assinatura: confira os novos valores

Junção de Open Banking com Pix: tudo o que você precisa saber

Oportunidade: WTK Agro oferece 400 vagas de emprego

banQi pode liberar empréstimo pessoal para negativados e desbancarizados; entenda

Por que o Brasil sofre um aumento no preço do combustível?

Banco Bradesco eleva taxa de juros do financiamento imobiliário: saiba mais