O que é e como funciona o rotativo do cartão de crédito?

Juros do cartão de crédito! Palavra que assusta muita gente, e não é por menos, são as taxas mais altas de crédito pessoal que existem. Você sabe o que é o rotativo do cartão? Essa modalidade passou por reformas neste ano. Saiba o que é, e como ficou.

O rotativo do cartão de crédito acontece quando a pessoa decide pagar entre o mínimo da fatura, que corresponde a 15% do valor total ou qualquer outro valor abaixo do integral. Seja por problemas financeiros ou por opção, entrar no rotativo requer cuidados; a taxa pode chegar a mais de 220% ao ano, segundo o Banco Central.

Até abril deste ano, quem optava pelo crédito rotativo, poderia estender a dívida por meses. Virando uma verdadeira bola de neve. O governo mudou essa regra, e agora, o banco só pode disponibilizar essa forma de pagamento durante 30 dias. Depois disso, o cliente escolhe pagar toda a dívida ou parcelar a conta. Uma espécie de financiamento, com prazo determinado e juros menores.

Dicas para não se complicar com o rotativo

As dicas do especialista de hoje são: se possível, nunca pague o mínimo ou outro valor que não seja o total da fatura. Caso esteja com o orçamento apertado, procure saber sobre um empréstimo, em alguns casos, as taxas são menores. Se entrar no rotativo, no mês seguinte, se não puder pagar o total da dívida, procure pelo menos um parcelamento menor. No fim, você pode acabar pagando juros altíssimos, maiores até do que passar poucos meses no rotativo.

Não se esqueça de que os juros podem virar uma grande dor de cabeça. Gasto consciente ainda é a melhor maneira de usar o cartão de crédito. Deixamos a dica do cartão Nubank para hoje, sem anuidades, você controla os seus gastos em tempo real pelo aplicativo.

Deixe sua sugestão ou dúvida nos comentários. Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 voto(s), média: 3,00)
Loading...