Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba como adquirir sua casa por meio do consórcio

Por Janaína TavaresPublicado em

O consórcio é uma modalidade de crédito muito ampla e que disponibiliza oportunidades para aquisição de máquinas agrícolas, carros, motos, cirurgia estética e muito mais. Contudo, vamos falar especificamente do autofinanciamento que é direcionado para imóveis. Veja mais detalhes, logo a seguir.

Como funciona o consórcio para imóveis?

Para conseguir fazer um consórcio para imóveis, é necessário adquirir uma cota. Assim, você ingressa num grupo formado por pessoas físicas ou jurídicas. Além disso, todo mês os integrantes concorrem aos sorteios que são feitos durante as assembleias.

É importante destacar que os consorciados também têm a liberdade de oferecer lances com recursos próprios ou lance embutido – neste caso, utiliza-se até 25% do valor do bem para liberação da carta de crédito.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Observação: o FGTS também pode ser usado para ofertar lances ou complementar o valor da carta  para adquirir o imóvel.

Preste atenção no contrato

Antes de assinar qualquer documento e fechar o negócio com a administradora, você precisa ler com bastante cuidado o contrato de adesão. É nele que estão estipuladas as regras e obrigações das duas partes envolvidas, como por exemplo: valor do crédito, o preço das prestações, prazo, reajuste, condições de contemplação, taxas, direitos, entre outros fatores.

Portanto, para evitar surpresas e possíveis desconfortos, leia com atenção o contrato e certifique-se que você está de acordo com tudo que está escrito no documento.

Contemplação no consórcio

Assim que você conseguir ser contemplado, vai receber uma carta de crédito. Esta carta pode ser utilizada no momento da aquisição de qualquer imóvel de sua preferência, seja ele novo ou usado, residencial ou comercial, para a reforma ou construção em terreno de sua propriedade.

Vale lembrar que também é permitido usar esse crédito para quitar o financiamento que está no nome do próprio consorciado.

Conheça algumas opções

O autofinanciamento propicia diversas alternativas para os consumidores brasileiros. Separamos algumas para você pesquisar:

Depois de ler esse e os outros conteúdos indicados para leitura, a pergunta é: o consórcio seria a escolha ideal para suas necessidades? Conte aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como recuperar dinheiro de consórcio cancelado

Consórcio Chevrolet: dúvidas sobre parcelas e boleto

Qual a diferença entre carta de crédito e consórcio?

É possível fazer um consórcio para negativado?

Mycon: conheça o consórcio digital e suas taxas de juros

PagConsórcio: solução de pagamentos para sua administradora

Quais são as modalidades de consórcios disponíveis no mercado

Consórcio União: veja quais são as vantagens oferecidas