Foregon.comConteúdos

Saiba como calcular pedágio em suas viagens

Por Claudia BorgesPublicado em
Compartilhe

Viajar deve ser uma das coisas mais legais para nos tirar da rotina, não é verdade? Mas colocar o pé na estrada sem planejamento pode dar mais dor de cabeça do que te deixar relaxado. Saber quanto vai custar o hotel, quanto quer gastar com alimentação, souvenier  ou calcular pedágio de todo o trajeto é algo essencial para o sucesso de sua viagem. 

Já falamos um pouco sobre como planejar sua viagem, mas os pedágios não entraram na conta, por se tratar de viagens de avião, mas para quem gosta de uma road trip ou só quer dar uma fugida no fim de semana, eles podem tirar a viagem do orçamento. 

Planejar e saber calcular o pedágio te possibilita escolher o trajeto desejado, e você pode inclusive, conhecer novos lugares. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Para que servem os pedágios?

A manutenção das estradas gera gastos altos e em muitos casos os governos locais não conseguem arcar com eles. Desta forma, uma concessionária administra uma rodovia ou estrada, e tem por obrigação além da manutenção do asfalto e sinalização, oferecer aos motoristas primeiros socorros, guinchos e telefones espalhados para ligações de emergência a cada quilômetro.

O valor do pedágio é fixado por cada quilômetro, que é multiplicado pelo trecho de cobertura da concessionária. A cobrança é feita de maneira diferente para veículos de passeio e veículos comerciais. Os primeiros pagam uma tarifa fixa, enquanto os segundos pagam por quantidade de eixos que o veículo possui. 

O pagamento nas cancelas de pedágio é feito exclusivamente em dinheiro. Existe também a opção de adquirir um dispositivo de pagamento automático, que é um aparelho que fica fixado no vidro dianteiro do carro e dá passagem automática ao veículo. Os valores do pedágio vem em forma de fatura, ao fim do mês.

E deixar de pagar o pedágio também não é uma opção, já que é passível de multa no valor de R$ 195,23 e a perda de 5 pontos na CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro

Como calcular pedágio?

Não importa a distância de sua viagem, existem rodovias com grandes trajetos que não são cobertos por pedágios, e outras com cabines a cada 10 km. Defina a rota que deseja seguir, e lembre-se sempre de calcular pedágio para ida e volta.

Existem ferramentas que facilitam muito para calcular pedágio, como sites e aplicativos. Desenvolvidos especialmente para isso, eles vão além: você consegue calcular os gastos com combustível e o tempo gasto na viagem. 

Vamos falar um pouco sobre cada uma das opções a seguir.

Sem parar

Um dos mais conhecidos dispositivos de pagamento automático, disponibiliza em seu site um mapa onde é possível calcular de maneira rápida os custos da sua viagem de carro. Basta inserir o local de que deseja sair e o destino, além das informações adicionais como o preço do combustível e consumo médio do seu veículo. 

Qualp

Disponível para Android e iOS o aplicativo Qualp também disponibiliza uma ferramenta para calcular pedágio em seu site.  Ao iniciar você deve escolher o tipo de veículo e quantos eixos ele possui, depois informar todos os dados pedidos. 

Mapeia 

Um site simples, com uma interface clean e fácil de usar, o site mapeia cumpre o que se propõe, e entrega os cálculos necessários para sua viagem. Basta informar todos os dados pedidos e clicar em "Mapear".

Gosta de viajar? Então veja mais alguns conteúdos que você pode gostar:

Até mais. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras