Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como financiar um carro sem entrada? É uma boa opção?

Por Camila SilveiraPublicado em

O sonho do carro próprio pode estar mais perto de ser realizado, visto que você tem à disposição diversos tipos de investimentos, que permitem a compra de um carro sem entrada, como o financiamento, o leasing e o consórcio. Quer saber qual vale mais a pena? Acompanhe agora mesmo todos os detalhes e escolha a melhor opção para o seu momento.

É possível financiar um carro sem entrada? Se sim, é uma boa opção?

Financiar um carro sem entrada é totalmente possível e pode valer a pena desde que você tenha recursos o suficiente para pagar as parcelas sem atraso. Isso porque o financiamento pode cobrar juros altos, entre outros encargos, principalmente quando o contratante não oferece um valor de entrada.

Também é importante lembrar que o financiamento pode exigir alguns requisitos para a aprovação do crédito, que envolvem o seu score, os seus hábitos de pagamento e a sua renda mensal – o que pode tornar o processo um pouco mais burocrático.

Apesar disso, caso você esteja com todos esses aspectos em ordem e precise de um veículo com urgência, financiar um carro sem entrada pode ser uma boa opção.

Como fazer o financiamento de um carro sem entrada?

Além do financiamento, você também pode optar pelo leasing de veículos ou pelo consórcio, no entanto, a melhor alternativa pode depender das suas condições e necessidades. Confira mais detalhes sobre cada modalidade de compra e veja qual faz mais sentido para o seu momento!

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Leasing 

A diferença entre financiamento e leasing, em termos gerais, é que no financiamento o consumidor compra o carro sem entrada e no leasing ele aluga por um determinado tempo, a partir de um contrato. Ou seja, no leasing a compra acontece depois do pagamento do contrato, se a pessoa quiser.

Em outras palavras, uma instituição financeira compra um carro e o aluga para um cliente. Para realizar este procedimento, o consumidor precisa assinar, junto à instituição, um contrato que determina o tempo e o preço a ser pago. Após essa compra ser totalmente quitada, o consumidor poderá escolher entre ficar com o veículo, devolver ou renovar o contrato.

Portanto, se o cliente tem ciência de que consegue pagar todas as prestações do carro pelo leasing, ele é uma boa opção, por ser mais barato e não possuir muitos impostos. Porém, pode ser muito desfavorável caso ele não consiga arcar. O preço baixo e as isenções de impostos aumentam as chances do veículo ser tomado por inadimplência.

Consórcio

O consórcio também é uma forma de comprar um carro sem entrada, no qual um grupo de pessoas se junta para fazer uma espécie de poupança comum com um valor predeterminado. Esse dinheiro é operado pela empresa de consórcio, que sorteia a carta de crédito com o valor desejado pelo consumidor.

O participante poderá ser contemplado com a carta de crédito em três momentos: se for sorteado, se der um lance de um valor antecipado (o valor mais alto é escolhido) ou no final das parcelas, onde todos os participantes são recompensados.

Portanto, se o consumidor pretende comprar um carro popular sem dar entrada, é acordado um consórcio de R$ 35 mil, por exemplo, e todos os meses ele deverá pagar uma parcela que será descontada desse valor, como se fossem as prestações de um carro, só que sem taxa de juros e sem ele na garagem.

Sendo assim, caso você precise comprar um veículo com urgência, ele pode não ser a melhor alternativa. No entanto, pode cair como uma luva para quem necessita de um carro sem precisar dar um valor de entrada.

O que você deve avaliar no momento de comprar um carro sem entrada

Os fatores que devem ser avaliados no momento de comprar um carro sem dar entrada são: as altas taxas de juros, as parcelas mais caras e as despesas iniciais que não entram nas prestações de um financiamento, por exemplo.

A taxa de juros de qualquer financiamento varia com o risco de inadimplência do contratante, ou seja, quanto maior for o perigo de o consumidor não honrar com as parcelas, mais caro o banco poderá cobrar por aquele crédito.

Além disso, com o financiamento, o banco ou a instituição financeira não recebe nenhuma garantia, fazendo com que a taxa de juros seja bem mais alta por causa do risco assumido. Apesar disso, caso você tenha recursos o suficiente e um bom planejamento, é possível arcar com as prestações sem grandes impedimentos.

As parcelas do financiamento de carro sem entrada também podem ser mais altas, já que esse valor fica diluído no restante das parcelas.

Sabendo disso, quanto maior for a entrada, menor será o saldo devedor a ser financiado e, por isso, o preço das parcelas podem se tornar menores.

Por fim, é preciso levar em consideração alguns custos adicionais, como o emplacamento, o licenciamento, o DPVAT, IPVA, entre outros custos que, por sinal, podem representar até 10% do valor total do carro.

Sem contar as despesas de manutenção, combustível e seguro, que sempre requer um dinheirinho extra no bolso.

Vantagens de comprar carro sem entrada

Em relação às vantagens de comprar um carro sem entrada, você não precisa juntar um dinheiro para investir inicialmente e pode receber o seu veículo com muito mais rapidez, algo que traz mais conforto para você e sua família e pode atender algumas necessidades, como a de ir para o trabalho e de se deslocar para um outro lugar com tranquilidade.

Descomplicamos?

E aí, ajudamos você a entender melhor sobre como funciona a compra de carros sem entrada? Se sim, deixe o seu comentário e a sua curtida para nós aqui embaixo!

No Portal da Foregon, você consegue consultar o seu score e receber as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. Consulte agora mesmo e aproveite as opções!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer